quinta-feira, março 22, 2007

Regresso do Gemini

O antigo cinema Gemini regressa hoje ao activo, não para sessões de cinema mas para acolher um encontro que reunirá técnicos, autarcas, docentes e gestores ligados às áreas da formação, qualidade e gestão autárquica.
A avaliar pelas primeiras declarações de um responsável que afirmou que o sistema (SIADAP) foi introduzido na autarquia em Janeiro de 2006 e, segundo André Macedo, 'constitui um bom exemplo que deve ser seguido pelas restantes autarquias do país' estou céptico pois enquanto munícipe não vislumbro estas mudanças no quotidiano oliveirense.
Uma coisa para mim parece certa - os responsáveis pelos antigos cinemas com o aluguer da sala devem "facturar mais" que um mês inteiro de sessões cinematográficas.

7 comentários:

  1. "estou céptico pois enquanto munícipe não vislumbro estas mudanças no quotidiano oliveirense."

    Em cheio.
    Num "comício de presença forçada" disfarçado de sessão de divulgação do sistema de avaliação por objectivos dos funcionários do Município, o Sr. Vice-Presidente Albino Martins afirmou que a Câmara de Oliveira de Azeméis é vista por aí fora como um exemplo de inovação e de excelência e que, por isso, deveriam os funcionários estarem com o "ego levantado". Isto mereceu pelo menos um sorriso de boa parte da assistência, quando não um bocejo.
    E isto repete-se sucessivamente, com a "qualidade", bandeiras para isto e para aquilo, etc. Mais uma vez "inovadores", um "exemplo para todo o País".
    - Balelas!
    Como é dito no "postal", em que é que se traduz toda essa "qualidade", essa "inovação"?
    - Nada! Não se faz nada!
    Vive-se exclusivamente para alimentar uma máquina de propaganda. Aliás, a Câmara Municipal está a ser transformada numa enorme máquina de propaganda ao serviço do PSD. Não pensem mais que o Município é uma "pessoa de bem", nem que o seu objectivo é a boa gestão da "coisa pública" mas tão somente servir para fazer propaganda e alimentar um aparelho partidário ou até calar algumas vozes discordantes com benesses.

    Verifica-se claramente uma prioridade dada à propaganda feita sobretudo para consumo EXTERNO feita pelos autarcas locais. Mas com que objectivo?
    Estará Ápio Assunção a pensar em voos mais altos?
    Numa Comenda (mais uma nesta terra de comendadores)?

    Uma coisa é certa e científicamente demonstrável: esta Câmara está tudo menos interessada no bem estar dos Municípes.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  2. enquanto lá dentro se falava de avaliação de desempenho estavam funcionários da autarquia que deveriam estar no estaleiro, a lanchar as 16h no café gemini. será que estava de férias?

    ResponderEliminar
  3. Helder, não me leve a mal mas isso são minudências, pois ao que se assistiu foi a uma sessão de congratulações recíprocas entre os políticos presentes e a empresa consultora. Nada produtivo foi dito, constatando-se, no entanto a enorme falácia que é o sistema de avaliação por cotas (!). Risível foi a afirmação de Albino Martins ao estabelecer que as coisas eram mais justas e que agora os funcionários estavam mais entusiasmados.
    Obviamente que as cotas (!) de muito bons ou excelentes vão directamente para os funcionários cujas boas graças interessam manter.
    Mas reconhecidamente, estas polémicas em nada interessam aos Oliveirenses. O que interessa mesmo é o desempenho real dos funcionários, ou melhor, o uso que os seus gestores deles sabem fazer.
    Porque há gente competente - mas que já faz "gestão de esforço" porque sabe que o seu trabalho para nada serve e que é preterido pelo de gente de fora, muitas vezes feito sem controlo habilitado e que desta maneira pode ficar no segredo dos... "deuses".
    Como já disse, há muito para investigar. Investiguem e divulguem, já que os tribunais e IGAT manifestamente não o fazem.

    ResponderEliminar
  4. O Vice-Presidente, Albino Martins é uma nódoa intelectual... é um desqualificado que nem em casa dele manda... 1000 vezes pior que o Presidente... e 500 vezes que o Ricardo Tavares... estes dois vereadores são mesmo fracos de mais... e assim não se faz milagres...

    ResponderEliminar
  5. Pois, pois!
    Afinal, de asnos nada temos.
    Fazemos de conta que se trabalha, camuflados por reuniões, atrás de conferências, à custa de oratórias auto-elogiativas (se esta palavra não existe, passa a constar do dicionário oliveirense)para iludir o Zé Povinho, que para ter umas passagens para peões devidamente visíveis, tem de esperar uma eternidade.
    Pode não haver fundos económicos para mais nada, mas para pagar àquela gente toda (pagar, sim!, ou pensam que os participantes se deslocam por conta e risco, se alimentam às próprias custas, ou perdem o dia para enriquecerem o curriculum?)para bocejarem de quando em vez e aquecerem as mãos batendo enérgicamente uma na outra (os que batem)eles aparecem sempre.
    Considero estes colóquios, para o mero e simples contribuinte, bem pior que uma greve geral.
    Para esta economia progredir, todos, mas mesmo todos, teremos que participar, mas os que mais ganham, são os que aparecem sempre a estes eventos e o pôvo é quem mais paga.

    Nel

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo o "postal" do Nel, corrigindo-o, no entanto. Pior é Ricardo Tavares. Mostra bem o que as jotinhas podem fazer. Esse sim é uma nulidade, como político E como pessoa.

    Uma maneira directa de comprovar o que aqui se afirma é alguém perguntar - oficialmente - o que determinadas pessoas pensam sobre certos assuntos e como entendem agir CONCRETAMENTE.
    Estes senhores são ignorantes e sobretudo completamente desinteressados das suas competências. Uns estão pelo ego e pela emoção de poder que de outra forma não poderiam sentir, outros pelos negócios.

    Por acaso alguém fez um balanço deste "comícios forçados" ao nível de custo/horas de trabalho"?

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  7. O que faz quem viu o funcionário da CMOA no Gemini? Trabalha tendo como profissão não fazer nada? Estava de férias, continuando a trabalhar?Estava no seminário? Era importante saber..senão continuamos na senda " faz o que digo, não faças o que eu faço..", e desculpem mas comentarios destes vindo de pessoas se julgam superiores e com poder moral para julgarem tudo e todos...francamente, ganhem vergonha, e façam alguma coisa, não passem o tempo a produzir residuos..que neste caso nem são reutilizáveis!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.