domingo, março 04, 2007

compra? não.implosão ? talvez

Hermínio Loureiro enquanto comentador político do programa da Azeméis FM 'Política Pura' abordou, e bem, a situação problemática de um prédio inacabado bem próximo da Escola Bento Carqueja. Aventou hipotéticas soluções. De entre elas duas mereceram uma maior atenção da minha parte: (i) compra por parte da Câmara, e (ii) a sua implosão.
Dirá o bom senso que comprar com recurso às (enfraquecidas) finanças camarárias não será, obviamente o caminho. Se o exemplo pegasse muitos imóveis teria a Câmara que comprar!
Quanto à implosão já é uma ideia mais positiva (apesar da carga negativa associada à ideia de destruição). E aqui, passe o meu exagero, muito haverá (haveria) para implodir na nossa região. Licenciou-se a torto e a direito sem qualquer aderência à realidade ou às perspectivas de evolução. Formou-se e existiu durante tempos uma 'bolha especulativa' em que o valor das transacções de imóveis em terras oliveirenses estavam bem acima - para o mesmo tipo de bem - do praticado em concelhos vizinhos. Esta especulação levou a que uns quantos - sobretudo forasteiros - sonhassem que Oliveira de Azeméis seria o novo El-Dorado.
Os resultados estão à vista: muita construção com predomínio da baixa qualidade, com rápida e acelerada desvalorização e, pior ainda, um significativo número de empreendimentos inacabados e sem solução à vista, podendo mesmo passar pela sua implosão. A não ser que se deixe o caminho aberto à sua utilização por 'okupas' que vão sendo empurrados dos grandes centros para a periferia.

9 comentários:

  1. Eu apoio a implosão. Com jeitinho ainda vamos ver os donos do terreno a vender bilhetes para assistir ao espectáculo.
    Afinal até já têm experiência na venda de bilhetes! O Cunha também pode ir para a bilheteira.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma coisa que também reparei no fim de semana e que será fruto desse crescimento desmesurado e dessa bolha que o Carlos fala.
    Visitei um colega nuns prédios junto á via estruturante, nas traseiras da Performance, penso eu.
    Chegado lá, segui pela estrada que me parecia melhor e tentei encontrar a entrada. Para meu espanto vim a saber que estava nas traseiras!!!

    Com isto quero dizer que este crescimento realmente se fez desmesurado, em qualquer canto se ergueu um prédio, não há ruas, não há equipamentos, não há espaços verdes, e há um caos enorme no planeamento! Uma verdadeira vergonha!!!

    Conclusão, um apartamento bonito, jeitoso nas áreas, etc... localizado no que tem tudo para ser um ghetto!!!

    Mais do mesmo, não é verdade?

    ResponderEliminar
  3. É, agora a CMOA vai começar a controlar a gestão das empresas de construção civil... vai lá pôr, em cada sede de empresa, um técnico de contabilidade, para saber quem tem ou não capacidade para construir...
    A questão passa pela IMOPPI, que duma vez por todas começou a trabalhar, obrigando à desclassificação ou ao encerramento recente de cerca de 10000 empresas de construção civil e obras públicas...
    Contudo, a anarquia no controle da actividade das empresas resultou, quer na primazia do capital sobre o urbanismo, quer no desrespeito total de regras básicas de gestão financeira.
    Solução: Deitar abaixo, à custa da seguradora do construtor, mas como este não existe, a interpelação deve ser feita à própria IMOPPI, que, como entendida responsável e representativa da Licença de Qualificação de Actividade, deve ser subsidiariamente responsável pelo imbróglio, que indirectamente, contribuiu.

    ResponderEliminar
  4. mais uma triste notícia de umqualquer PS sem assunto...

    ResponderEliminar
  5. o cunha, o helder e terra para a primeira fila já. eles gostam é de terra queimada!

    ResponderEliminar
  6. olhem..seria uma boa solução para os Paços do Concelho!!!

    ResponderEliminar
  7. Esta (triste) realidade é só mais um dos exemplos da herança que este psd nos deixou em 30 anos de gestão autárquica.

    Para quem não conhece a visão dos nossos gestores autárquicos, o urbanismo (ou a falta de urbanismo) é o melhor dos exemplos.

    ResponderEliminar
  8. "mais uma triste notícia de umqualquer PS sem assunto..."

    "o cunha, o helder e terra para a primeira fila já. eles gostam é de terra queimada!"

    Bom, para os principiantes nestas coisas, o autor destas palavras é aquilo que se designa um "troll", um abandalhador, mas que parece estar ao serviço de alguém. Nota-se sobretudo pelo primarismo do seu comentário que nada acrescenta e que nada consegue refutar. Deve ser um dos acessores da Câmara, pela fraca qualidade. Adiante. Ignorem-no.

    Terra queimada é a nossa. A culpa será sobretudo do PSD mas também da incompetência do PS para fazer oposição. Por agora dou o benifício da dúvida a Helena Terra que está a fazer o que nunca ninguém fez, goste-se ou não do seu estilo (não é muito do meu estilo, confesso) mas ao menos existe, e ainda bem. Peço-lhe é que se esforce mais. E prometo-lhe que me terá a aborrecê-la se não corresponder às espectativas!

    E não não sou do PS e nem me lembro ter "gasto" do produto! Mas estou sériamente a considerar essa possibilidade. Não quero ser cúmplice destes fracos merceeiros.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  9. Quem é o detentor do imóvel?
    Que passe a pagar IMI agravado (devido ao riscos que cria) até começar a doer a quem não se mexe - aposto que é uma instituição bancária que não ata nem desata. Não estou a ver um administrador a assumir prejuízos. Aposto que, à semelhança de outros casos este se resolverá pelo preço certo. Agora essa da implosão tem a sua graça.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.