quinta-feira, março 29, 2007

Boas notícias...

Para aqueles que afirmam que só sei criticar o Governo, venho manifestar o meu agrado com a recente notícia de criação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, facto que muito enalteço e cuja participação do Governo Civil de Aveiro é determinante para o atingir deste objectivo, há alguns anos ansiado.
Assim, os Oliveirenses deixarão de ter que interpor processos judiciais de natureza administrativa e fiscal, no respectivo Tribunal de Viseu, passando agora a fazê-lo em Aveiro, nomeadamente, questões relacionadas com o funcionalismo público, assuntos ministeriais (por ex. educação e Administração Interna) e camarários, e ainda, assuntos tributários.
Por outro lado, não posso deixar de enaltecer a criação do Observatório de Sustentabilidade da Região de Entre Douro e Vouga, o primeiro do país, criado pela EDV Energia, para os municípios de Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, onde os cidadãos vão poder contribuir para o aperfeiçoamento das políticas de sustentabilidade da região.
Duas novidades resultam deste programa, a criação de uma base de dados de informações sobre a região, disponível em
www.edvdigital.pt, e uma plataforma 3D, com visualização real da região, e uma visita guiada pelos principais monumentos de cada concelho, à imagem do Google Earth, disponível em www.3dedv.com.
Visa-se, assim, solidificar uma nova mentalidade de participação cívica, de interactividade entre o poder e os cidadãos, pondo aos dispor da comunidade novas tecnologias, contribuindo para uma região mais próxima das suas gentes.

3 comentários:

  1. "Visa-se, assim, solidificar uma nova mentalidade de participação cívica, de interactividade entre o poder e os cidadãos, pondo aos dispor da comunidade novas tecnologias, contribuindo para uma região mais próxima das suas gentes."

    Uma vez que este "postal" é de autor devidamente identificado e este meu comentário não, não me parece justo nem leal "desconstruir" a frase acima citada. Por respeito ao seu autor, que connosco é generoso com o seu tempo e que nos dá motes para argumentar, apenas sugeria que, perante a sua experiência, louve o que é para louvar e seja céptico e cuidadoso com o que ainda não demonstrou o seu valor. A bem deste espaço - raríssimo e de enorme importância - pedia-lhe tomasse em consideração as minhas palavras.
    Alerto que o tempo não é propício a distracções.
    Por isso peço encarecidamente que se comece a pensar em temas mais sérios para o Concelho, como aliás parece ser esse a principal - e anunciada - razão de ser deste blogue. Que tem que começar a ser mais visitado!

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo! É isso que eu gosto: dizer o que se pensa e não alinhado pela côr; O tempo já provou que não valem a pena as cores... e nessas terras então!!!
    Essa coisa da "consulta na net" que refere no fim do articulado, sem energia eléctrica não funciona pois não?!...

    ResponderEliminar
  3. "Isso mesmo! É isso que eu gosto: dizer o que se pensa e não alinhado pela côr; O tempo já provou que não valem a pena as cores... e nessas terras então!!!"

    É verdade.
    Mas o alinhamento pela côr não é tão problemático como possa parecer. Esse alinhamento pela côr, básicamente uma crença religiosa, é mesmo útil porque permite desmascarar a falta de qualidade do "alinhado", a sua cegueira, o seu fanatismo. Porque não é possível mascarar a verdade com coloridas pinceladas. Porque as pessoas não são todas parvas, ainda para mais neste concelho onde a verdade entra nas nossas casas pelos canos, pela caixa do correio, ou pelos nossos olhos e ouvidos. E nada a poderá contradizer. É um exercício inútil.

    No entanto, e sendo pragmático, há sem dúvida côres às quais por direito se devem objectivamente atribuir qualidades, porque estão devidamente identificadas:

    Ao PSD: incompetência, corrupção, desinteresse, cobardia.

    Ao PS: desinteresse que contribui para a falta de capacidade de combater a gestão tragica do PSD, e que assim com ele colabora.

    À oposição formal, peço que combata os seus próprios atavismos e começe a dar pancada a quem a merece. Para ganhar respeito e credibilidade. Não se esqueçam que também terão que lutar contra o efeito "socrático".

    Observação: é fácil constatar que estes comentários afastam-se cada vez mais do tema a que lhes deu origem. Porque na realidade, o tema é irrelevante. E isso constata-se fácilmente. Pedimo-vos motes.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.