quarta-feira, março 14, 2007

Espantalhos «condenados» à morte


Excertos da notícia publicada no Diário de Aveiro

Ao fim de dez os espantalhos de Macinhata da Seixa foram «condenados» à morte por falta de apoios que culminou no «desânimo» da Comissão Organizadora, que assim anuncia o fim do «Macinhata Espanta», numa altura em que o «Guinness Book» já tinha aceite a candidatura para a construção do maior espantalho do mundo.

Cansadas, as promotoras do evento, Conceição Ferreira e Teresa Godinho, no final da nona edição que decorreu o ano passado entre 1 de Junho e 31 de Agosto, já nem sequer recolheram as centenas de espantalhos, espalhados pela freguesia, «deixando-os morrer como morrem os espantalhos: deitados no chão». Um sinal que não foi recebido quer pela Junta quer pela Câmara Municipal, que, deixaram a COEME de fora de eventos como a Feira do Artesanato e, recentemente, numa entrevista a um jornal local sobre turismo, o vereador António Rosa nem sequer se referia ao evento.

8 comentários:

  1. acho bem que a junta e a camara tenham deixado cair os espantalhos porque era so uma forma bem camuflada dessas senhoras ganharem dinheiro. Faziam-no à custa da boa vontade dos macinhatenses que executavam ou deixavam colocar espantalhos nos seu terrenos.Enquanto foi "negócio" alguem ouviu essas senhoras a insurgirem-se contra as entidades e os seus pretensos subsidios?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Iniciativa primária, infantil. Original no início mas não se soube perceber as limitações inerentes ao tema. Transformou-se numa patética parolice, à semelhança da maior parte dos ranchos folclóricos que nada representam a não ser a falta de visão e os atavismos das respectivas comunidades.

    Melhor faria Macinhata se sensibilizasse os seus habitantes a cuidar com sobriedade os logradouros das suas habitações, a construir passeios para peões e a salvaguardar ainda boa paisagem que pode proporcionar. E já não é pouco, pelos vistos.

    Tono

    ResponderEliminar
  4. Parece que nem só o mais alerta é o "mau da fita". Pois é!

    Onde estará o defeito?

    ResponderEliminar
  5. Saúdo este blogue pela voz que pode dar aos que já não se deixam enganar por um grupo de senhores que tomou de assalto um partido, transformando-o numa espécie de Loja onde só se aceitam moluscos de verbo e tom de voz mais trabalhado.
    Também saúdo o Mais Alerta pela sua coragem que considero excepcional.
    O surgimento destes meios de difusão de contraditório era o que estava a faltar na vida dos oliveirenses, já sonolentos da propaganda risível e provinciana da Loja que detém o poder (e sobretudo através dos colaboracionistas do "Correio"). Já não é possível silenciar o contraditório e a net vem tornar isso impossível. Ponham-se a pau, senhores autarcas e demais cleptocratas, qualquer que seja a vossa cor!

    ResponderEliminar
  6. Acho a iniciativa valida, mas se mobilizar a populaçao, tal como acontecia no inicio: cada pessoa fazia o seu espantalho e isso é benefico, mobilizador, popular, cultural.
    Contudo, logo nos 1.ºs anos em vez de cada casa fazer o seu, passaram a ser costureiras (do Porto, por ex) a faze-los todos

    ResponderEliminar
  7. Acabou a mama!
    A chulice é a arte destas senhoras(?)! Aquilo era confrangedor, muitos parolos de boca aberta a apreciarem uma espécie de espantalhos. para além de não o serem, conspurcavam o ambiente, mas nesta santa terrinha vale tudo para mais uma "festa".
    É certo que enquanto cheirava a palha era vê-los aos grupos para ver quem ficava melhor na fotografia.
    Em conclusão:UMA PATÉTICA PAROLICE!

    ResponderEliminar
  8. Até que enfim que acordaram.Só agora é que viram quão rídiculos todos nós fomos.É prática Oliveirense deixa andar que elas caem de maduras...mas entretanto foram-se abotoando.
    Meia culpa,meia culpa,meia culpa!!!
    ACORDEMOS!!!!!!!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.