terça-feira, março 06, 2007

o que mata é que é bom...

Bom, agora que o Aborto vai passar de Privado a Público, percebemos, em pequenas coisas, como é fácil fazer má politica em Portugal.
PORTUGAL, O PAÍS DAS EXCEPÇÕES.
Para qualquer lei, por mais linear que seja o tema, criam-se enumeras excepções.
Vejam, a ilustrativíssima, a magnânime Lei do Tabaco, que prevê a possibilidade dos estabelecimentos comercias, com mais de 100 m2, disporem de um espaço, até 30%, desse espaço, para os fumadores.
Não se trata de ter alguma coisa contra os que fumam (já o fui durante 20 anos), mas não compreendo esta excepção. Por um lado, porque a considero manifestamente injusta e anti-concorrencial, depois, porque não a admito como válida, já que num espaço de 100 m2, não vislumbro grandes possibilidades de separar as águas, muito menos os fumos…
Há cerca de dias, estive na República da Irlanda, onde, desde de Maio de 2004, adoptou a proibição total de fumar, em qualquer espaço fechado (bares, restaurantes, por ex.). No país da Guinness, do Rugby, e do Temple Bar foi interessante estar neste último, com mais de 170 anos de história, sem uma única pitada de fumo.
Já agora, façam, também Vocês, Historia, e deixem de fumar! Eu, no dia em que quis deixar, deixei, simplesmente. Ainda para agravar, não falta muito para não termos urgências hospitalares, muito menos de pneumologia. É, já parece o “Gato Fedorento”… pode-se fumar, mas não se pode ficar doente dos pulmões, ah!

1 comentário:

  1. Excelente exemplo,Pedro!

    Nesta como, em outras matérias, continuamos a ser um país de "brandos costumes".

    De qualquer modo, paulatinamente, lá vamos mudando... Espero que não seja para ficar tudo na mesma.

    No que diz respeito aos vícios, só mesmo com "repressão" (auto-repressão, ou imposta pelos outros)

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.