domingo, março 25, 2007

Programa eleitoral ?

Após ler a entrevista publicada no jornal +MaisAlerta (nº 31) com o sr. Vereador Ricardo Tavares fiquei com a estranha sensação de que a Oliveira de Azeméis a que o edil se referia não será a mesma que conhecemos.
Embora, opinião minha naturalmente, a entrevista mais se assemelhasse a um imaginário e criativo programa eleitoral de alguém recém-chegado ao concelho do que a de quem está investido de poderes e funções autárquico com pelouros como o do Planeamento ou do Urbanismo, retive, entre outras, a menção a que Oliveira de Azeméis poderá ser uma referência nacional e até internacional.
Porém, o sr. Vereador não é muito explícito em que domínio ou domínios será (e quando) essa ‘referência’.
Será na chocante e incompreensível taxa de cobertura de saneamento básico, por exemplo, tema com que o referido nem uma linha dedicou ?

11 comentários:

  1. pois...ele refere que a cidade terá uma boa biblioteca, uma boa ludoteca, uma boa universidade, um bom arquivo municipal, etc...e mais lirismos!!! ...e que isso é qualidade de vida, pasme-se! Se já todos os cerca de 72000 oliveirenses tivessem água e saneamento poderia concordar com ele mas assim, quero lá saber de bibliotecas ou arquivos se continuo a beber água de um poço a meia duzia de metros da fossa!!!
    O discurso dele parece-me de quem vai ser o próximo candidato do PSD à câmara! Será?

    ResponderEliminar
  2. Provavelmento o jornalista entrevistou o vereador quando ele estava a ter um sonho.

    ResponderEliminar
  3. A referência nacional e internacional não é dita em que sentido ... e a continuar assim será com certeza uma referência NEGATIVA.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao último parágrafo do artigo, tenho a opinar:
    Como é (a)normal neste lugar à beira mar plantado, salvo raras excepções, a política relativamente à questão do saneamento público, rege-se da seguinte forma.
    Primeiro que tudo, permite-se a construção em locais com ausência de infra-estruturas, sendo a principal, a falta da rede de saneamento. Depois, como é óbvio, exige-se a construção de fossas sépticas, (que de sépticas nada têm) que nunca são vistoriadas/confirmadas por quem tem obrigação de efectuar a fiscalização nessa área (que mais não seja, os fiscais no decorrer da obra)nunca se fazendo, pois é um pormenor, a questão da fossa. Por conseguinte, mais tarde ou mais cedo, como as fossas de sépticas nada têm, contaminará a área envolvente, incluindo os sistemas de abastecimento de água do próprio e muitas das vezes, fontes públicas.
    Só então, é que aparece o sitema de abastecimento de água ao domicílio, considerando que será um negócio rentável, pois os pôços estão contaminados e os munícipes sentem-se na obrigação de aderir ao sistema.
    Por incrível que pareça, alguns, admitndo-se poucos, mas suficientes, passam a usar o pôço como fossa, contaminando todo o lençol freático da zona (o que é crime).
    Nestes casos, a Câmara obriga todos os que ligam a água da rede pública a eliminar o pôço, ou procedem a averiguações periódicas? Não me parece, não dá verbas.
    Em acto de conclusão, parecia-me mais lógico começar-mos ao contrário, ou seja, dotar as zonas de construção com sistema de esgotos, que também são pagos por quem os usa, e problemas gravíssimos de salubridade e saúde pública, seriam muito menos siognificativos.
    Enfim, os nossos (sim, nossos, pois foi a maioria que neles votou)representantes autárticos, não têm capacidade para pensar.

    O Toino

    ResponderEliminar
  5. Este vereador, Ricardo Tavares, é o espelho da incompetencia e da hipocrisia das chefias da CMOA... o que faz, faz mal...
    o que se faz bem, tenta passar a imagem de que foi ele que fez...
    o que não se faz e devia ser feito nunca é assunto seu...
    Vai para casa, moço de recados...

    ResponderEliminar
  6. Quero dar os parabéns ao Vereador Ricardo Tavares, pois as suas respostas demonstram que Oliveira de Azeméis ao longo de todos estes anos não tem feito nada, principalmente os seus autarcas. Agora, com este Vereador e se fizer o que promete, como também, melhorar outras deficiências pelo concelho, Oliveira de Azeméis puderá voltar a ser aquilo que todos os oliveirenses esperam que venha a ser. Ao jornal MaisAlerta, os meus parabéns, e continuem com o vosso excelente trabalho, pois têm contribuido de uma forma meritória para tornar Oliveira de Azeméis o concelho que os outros jornais, pelos vistos, não querem. Já agora, tentem fazer uma retrospectiva do que foi o primeiro ano do jornal maisalerta e vejam quem deu mais oportunidade ao executivo camarário para falar e passar as suas mensagens e ideias....

    ResponderEliminar
  7. "O Concelho necessita de uma cidade aglutinadora, polarizadora e concentradora"

    - Princípios já estabelecidos no Plano Director Municipal desde Outubro de... 1995. (e banais diga-se da passagem);

    "abrir a cidade e o concelho aos Oliveirenses e aos não oliveirenses"

    - Como?

    "Oliveira de Azeméis é uma cidade com muita população jovem que tem que criar condições para fixar a sua juventude"

    "Queremos criar uma imagem"

    Isso nós já sabemos.

    "constituir uma associação juntamente com o srepresentantes da Associação Comercial, que se vai designar UAC"

    Outro tacho, com a conivência de uma "estrutura" (?) subsidiária do PSD e que em vez de tratar dos asuntos dos seus associados prefere seguir a voz do verdadeiro dono.

    "Vamos iniciar este ano os projectos das zonas industriais"

    Que é feito de todos os planos de pormenor dos quais nos falam desde a aprovação do PDM (1995) e cuja adjudicação foi há cerca de 7 ou mais anos e nunca mais nada se soube? Ricardo Tavares foi membro da Assembleia Municipal e nada falou disto, assim como a oposição.
    Que é feito do Plano de Urbanização da Cidade que anda a ser feito (será) desde 1998?
    Que destino se vai dar aquele estranho viaduto que vai dar a lado nenhum e ao arruamento que passa ao lado do cemitério?

    Quanto foi já gasto nessses planos? Nesses projectos? Com que resultados?
    Porque é que mais ninguém faz estas perguntas?
    Porque é que ninguém estuda a lição?

    Este Ricardo Tavares é um inconsequente e apenas é um papagaio de frases feitas, habilidoso na gestão da memória e das suas (ir)responsabilidades.
    Mas imensamente mais responsável que ele é o su superior, esse mentiroso compulsivo que é o Presidente da Câmara, ao qual ninguém pede responsabilidades pela sua incompetência na gestão da execução de projectos e obras públicas.
    Tirando a via do Nordeste (do tempo de Ângelo Azevedo) o que é que esta gente tem para mostrar?

    Uma zona pedonal mal feita;
    Um viaduto que leva a lado nenhum;
    A estrada do cemitério que é um riso;
    Uma estrada que não avança lá para os lados da Bento Landureza;
    Uma biblioteca que ainda não está a funcionar mas já precisa de obras;
    O largo do gemini que é um monumento à ignorância e ao desinteresse;
    Um polo universitário que vai para ali, mas depois vai para aqui, mas que a seguir vai para acolá e não se sabe quando;
    Um centro de camionagem que não avança há anos...
    A zona Industrial de Loureiro ali junto à auto-estrada e nada - apesar de todos os projectos e planos e tretas parecidas anunciadas da mesma maneira que que este vereador balofo fez.
    Propaganda.
    Não se acreditam nas minhas palavras? Vejam por vocês.

    PS: A Maria Antonieta sabe certamente o destino que teve a sua homónima, suponho. Não seja tonta e não venha branquear um vereador que já teve tempo para fazer algumas coisas importantes e que como membro da Assembleia Municipal ficou calado, preferindo as auto-congratulações e outras frases feitas que se dizem na Assembléia. E não desculpe o Presidente como se ele não existisse! Ele é o maior responsável.
    E cúmplices os que se calam e permitem que isto decorra há tanto tempo.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns a esta última intervenção...
    A tudo isto, com a excepção de um ou outro caso apontado, estou em perfeito acordo...
    A par disto, o grande problema está nos TÉCNICOS, CHEFIAS INTERMÉDIAS E ASSESSORES... Há muito que nem sabem o que lá anda a fazer... quais os seus objectivos ou pelouros... A CMOA precisa de sangue novo... de gente com novas ideias e com vontade de trabalhar... seja qual for a cor... precisa-se urgente de novas mentalidades!!

    ResponderEliminar
  9. mais uma vez sõ se olha para a cidade... as restantes 18 freguesias são esquecidas... depois admiram-se pelas manifestações de "independencia".
    Não nos vimos representados por ninguém...

    ResponderEliminar
  10. "mais uma vez sõ se olha para a cidade... as restantes 18 freguesias são esquecidas... depois admiram-se pelas manifestações de "independencia".
    Não nos vimos representados por ninguém..."

    Precisamente.
    Quando desanquei nas Câmaras marca "Ápio Assunção" e Assembleias marca "Lactogal" não mencionei as freguesias porque... não existem. Tirando um ou outro presidente de junta é tudo uma carneirada do pior, que colabora com a pouca vergonha na Assembleia e julga-se no direito de se queixar nas costas dos responsáveis ou na sede do PSD e não no lugar que o voto lhes concedeu.
    Os presidentes de junta na sua quase totalidade são cobardes, analfabetos e - imaginem - julgam-se gente. Muita pequena vaidade e muito bicos dos pés. Pequenos sobas sem poder real (por sua culpa) sobretudo devido à sua cobardia mas principalmente à sua ignorância e desinteresse. Esta vaidadezinha ridícula é o sinal de quem não tem mérito próprio e que se deixa enebriar por mariquices como estar ao lado desse Deus Olímpico que é o Presidente da Câmara e aparecer regularmente nos pasquins da terra, geralmente nos apologistas da situação. Nos avençados. Nos tarefeiros.

    E se vos disser que a Câmara ignora efectivamente as Juntas, mesmo quando aconselhadas a isso?
    Pudera: as juntas não se dão ao respeito e preferem trocar o silêncio pelo favor ou pelo arruamentozinho que dá jeito ao amigo, pela manilhazinha, pelo empreguinho a dar ao amigo e por isso não se dão ao respeito.
    São apenas uns bocós que, pela sua inaptidão se tornaram irrelevantes e risíveis.

    Não se acreditam em mim?
    Vejam por vocês!
    Vejam as estradas.
    Vejam ospasseios e as valetas.
    Vejam as escolas terceiro mundistas.
    Vejam a bandalheira urbanística.
    Vejam as ruas que são feitas e que pouco ou nada servem as comunidades.
    Vejam a falta de saneamento.

    E tudo muito caladinho. E sempre os mesmos imbecis a fazerem questão de aparecer nas "festas", nos eventos oficiais, nas fotografias de jornais. No côr-de-rosa cinzento do Correio ou da Voz.

    Eça está bem actual, meus amigos e isto seria um riso se não fosse trágico. Pior: patético. Baixo. Chão.

    O Oliveirense também não deve merecer mais. Povo plebeu!

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  11. Será que os oliveirenses o levam a sério bem como ao seu chefe?
    Arcanjo

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.