quarta-feira, fevereiro 28, 2007

750 mil euros de derrapagem


As "obras de Mafra", ou melhor, as obras da Praça da Cidade, ou melhor ainda, as obras do Largo do Gemini ainda ninguém sabe quando estarão prontas. Isso mesmo foi dito pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal na última Assembleia Municipal. A resposta à pergunta sobre a previsão da entrada em funcionamento do espaço foi: "quinze dias antes eu envio um postal a convidá-los".

Será que o Sr. Presidente não percebeu que nós não estamos preocupados em ir atempadamente à inauguração, mas antes, que aquele espaço seja posto ao serviço dos oliveirenses?

Mas aquilo que todos já percebemos é que a obra vai custar muitos milhares de euros a mais (neste momento, 750 mil euros), mas em Julho de 2006 quando confrontado com a responsabilidade dos atrasos e dos custos acrescidos nada disse.

A certeza que todos temos é que dois anos volvidos da data de conclusão das obras ainda não vamos ter aquele espaço à disposição de todos os oliveirenses.

Mas estejam todos descansados que eu aposto - sem correr o risco de perder - que antes das eleições de 2009 o mesmo estará inaugurado!

15 comentários:

  1. 750 mil euros, em cima de 5 Milhões, certo?

    ResponderEliminar
  2. não, são 750 mil euros a acrescer aos 3,3 milhões da adjudicação da obra. o restante para perfazer os 5 milhões anunciados são referentes à construção do estacionamento da responsabilidade da empresa Soares da Costa!

    ResponderEliminar
  3. Então a Praça custaria 3,3M e o estacionamento 1,7M... parece-me bom investimento!

    Sim, tou a ser irónico, claro!

    ResponderEliminar
  4. e que falar dos vencedores do concurso para exploração do cafe-concerto. terão que ser indemnizados pela demora no fim das obras. relembro que o concurso foi efectuado a pressa para as eleições de 2005. ou estarei enganado e era só para 2009?

    ResponderEliminar
  5. A PSP está, também, nas mãos do PS local, será que a Drª Terra tem posição no PS?

    PSP deverá substituir GNR na cidade
    A possível instalação da PSP em Oliveira de Azeméis, em consequência da restruturação que o Governo está a preparar para as forças de segurança, parece agradar ao presidente da Câmara, Ápio Assunção.

    Mas o autarca lembra que aguarda, há vários anos, pela construção de dois novos quartéis da GNR, que deveriam substituir os actuais que, na sua opinião, não reúnem as condições "mínimas" para quem ali trabalha.

    O município de Oliveira de Azeméis tem, actualmente, três quartéis da GNR. Um está instalado na cidade de Oliveira de Azeméis e, segundo o estudo encomendado pelo Governo, deveria ser substituído pela PSP, e mais dois nas freguesias de Cesar e Cucujães.

    Ápio Assunção considera ser oportuno "alterar" o actual panorama e lembra que em tempos foi decidida a instalação da PSP na cidade, "mas nunca foi instalada". Por isso, adianta, "vejo com bons olhos a instalação da PSP". "Hoje sofremos de problemas de segurança característicos das cidades e grandes núcleos populacionais", justifica.

    O concelho, com 19 freguesias, tem cerca de 71 mil habitantes, 17 mil dos quais na cidade.

    Salomão Rodrigues/JN

    ResponderEliminar
  6. O PSD luta pela PSP em O.Azeméis enquanto o PS cala-se!
    Estudo propõe PSP em Oliveira de Azeméis



    O deputado do PSD eleito pelo círculo de Aveiro adianta que a alteração se enquadra no âmbito da “reestruturação e redefinição das competências territoriais em matéria de segurança no território nacional”.

    O deputado lembra que “não é a primeira vez que se fala deste assunto, aliás já esteve criada a PSP em Oliveira de Azeméis”, e o ministro da Administração Interna, António Costa, “pretende ver o processo concluído até 31 deste mês”.

    Entretanto, segundo o deputado, Cucujães e Cesar “aguardam pela construção de instalações para a GNR”, considerando que será esta “a verdadeira razão do constante adiamento”.

    O assunto esteve esta qaurta-feira em discussão na Assembleia da República, e no debate mensal, dedicado ao tema da reforma do sistema de segurança interna e das forças de segurança, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou uma reorganização do comando geral e das unidades da GNR, em que se prevê a extinção das brigadas territoriais, de trânsito e fiscal, mas também a redução dos grupos territoriais.

    José Sócrates não especificou as medidas a tomar, mas disse que o Governo vai “combater a actual situação de freguesias partilhadas entre a GNR e a PSP, que ficarão limitadas a situações excepcionais em que elementos naturais, vias de comunicação ou a própria descontinuidade física aconselhem tal prática”.

    Disse ainda que o Governo não irá encerrar 145 postos da PSP e da GNR, segundo indicação de um estudo técnico, e fará uma racionalização com base nas propostas dessas forças de segurança

    ResponderEliminar
  7. Estudo propõe PSP em Oliveira de Azeméis
    Um estudo da Accenture, uma empresa de serviços de consultoria de gestão, encomendado pelo Governo, aponta para a instalação da PSP em Oliveira de Azeméis, substituindo a GNR, segundo o deputado do PSD eleito pelo círculo de Aveiro, Hermínio Loureiro

    Hermínio Loureiro revela que segundo um estudo da Accenture, uma empresa de serviços de consultoria de gestão, a PSP será instalada em Oliveira de Azeméis, substituindo a GNR.
    O social-democrata, de Oliveira de Azeméis, adianta que a alteração se enquadra no âmbito da «reestruturação e redefinição das competências territoriais em matéria de segurança no território nacional».
    Oliveira de Azeméis é um dos concelhos onde «podem existir alterações de competência territorial, trocando a GNR pela PSP». O deputado lembra que «não é a primeira vez que se fala, aliás já esteve criada a PSP» e o ministro da Administração Interna, António Costa, «pretende ver o processo concluído até 31 deste mês». Entretanto, segundo o deputado, Cucujães e Cesar «aguardam pela construção de instalações para a GNR», considerando que será esta «a verdadeira razão do constante adiamento».
    O assunto esteve ontem em discussão na Assembleia da República e na abertura do debate mensal, dedicado ao tema da reforma do sistema de segurança interna e das forças de segurança, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou uma reorganização do comando geral e das unidades da GNR, em que se prevê a extinção das brigadas territoriais, de trânsito e fiscal, mas também a redução dos grupos territoriais.
    José Sócrates não especificou as medidas a tomar mas disse que o Governo vai «combater a actual situação de freguesias partilhadas entre a GNR e a PSP, que ficarão limitadas a situações excepcionais em que elementos naturais, vias de comunicação ou a própria descontinuidade física aconselhem tal prática».
    Disse ainda que o Governo não irá encerrar 145 postos da PSP e da GNR, segundo indicação de um estudo técnico e fará uma racionalização com base nas propostas dessas forças de segurança.
    «Serão eliminadas todas as actuais situações de descontinuidade territorial nas áreas atribuídas a cada uma das forças nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto», afirmou.

    João Peixinho

    ResponderEliminar
  8. alguém sabe porque o parque de estacionamento do Intermarché não está acessível ao público?
    Alguém disse que aCMOAnão fez a estrada a tempo...

    ResponderEliminar
  9. Gemini passa a chamar-se Praça da Cidade
    Praça da Cidade. É esta a designação que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis decidiu atribuir ao local conhecido por Largo do Gemini cujas obras de requalificação urbanística ficarão concluídas dentro de alguns meses.

    Os trabalhos da futura zona nobre da cidade de Oliveira de Azeméis estão a ser executados a bom ritmo permitindo, ao que tudo indica, que a obra seja entregue antes do prazo inicialmente apontado pela empresa construtora. A verificar-se a antecipação da obra, a autarquia fica em condições de a inaugurar antes de Julho de 2005.

    Começa já a desenhar-se aos olhos dos oliveirenses aquela que será a futura Praça da Cidade, um investimento de 5,5 milhões de euros que pretende transformar-se num pólo de atracção e animação.

    Este é o maior investimento de sempre realizado no município ao qual o Governo se associou através de um contrato-programa de financiamento no valor de 736 mil euros assinado entre a Câmara de Oliveira de Azeméis e o Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional.

    O projecto urbanístico dará uma nova ambiência ao Largo do Gemini dotando este espaço com novos equipamentos lúdicos e formativos.

    Em fase avançada de construção está o edifício multiusos onde funcionarão serviços como cafetaria, um posto de turismo, uma sala de exposições e um café-concerto com condições para a projecção de filmes.

    Depois desta fase, os trabalhos concentrar-se-ão na construção de uma ‘bancada verde’, uma espécie de anfiteatro ao ar livre destinado à realização de eventos.

    A pedonização da rua Marquês de Abrantes é outra fase dos trabalhos que irá avançar em breve depois da recente abertura ao trânsito da Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis que esteve encerrada ao tráfego desde que se iniciaram as obras de requalificação urbanística do Largo do Gemini.



    Concurso para cedência de exploração da cafetaria e café concerto do arranjo urbanístico da Praça da Cidade

    ResponderEliminar
  10. notícias frescas do PSD:

    http://www.cm-oaz.pt/index.php?lop=artigo&op=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&id=b73dfe25b4b8714c029b37a6ad3006fa

    ResponderEliminar
  11. Porque não se pergunta a oposição sobre os técnicos municipais que tudo aceitam e a tudo dizem que sim?
    E que invariavelmente acabam como os responsáveis máximos dos respectivos serviços?

    Para quando uma investigação que puna a gestão danosa, os maus profissionais e, sobretudo, a COBARDIA que está a minar os serviços técnicos municipais?

    Já agora, expliquem a este leigo quais as medidas de segurança a implementar ao longo do passeio em frente ao Gemini? Já viram a diferença de nível?

    Será que não há ninguém que veja os projectos antes de os executar?
    É que é tudo invariávelmente MAU!
    Até os bancos da zona pedonal são péssimos. Ainda não experimentei nada mais desconfortável. Não há ninguém com um mínimo de sentido crítico e de coragem para dizer que não e assumir, resolvendo, coisas tão simples como estas, tendo o poder e a legitimidade para o fazer?
    - Cobardes! Malandros!

    Tono

    ResponderEliminar
  12. O que faz e fez a arquitecta(?) Maria Emília,bem como Engenheiros,Drs.e arquitºs.que estão sob a sua chefia? Toda a gente sabe...nada para a Autarquia(biscatos muitos)!Vêem-se "grêgos"para matar o tempo.Os projectos e fiscalização das obras são entregues a gabinetes externos (quem receberá as comissões?)
    Não há vergonha e muito menos competência.Para ilustrar isto vejam os bancos da zona pedonal(?) e aí sim, estes técnicos sabem muito de ERGONOMIA E DE ANTROPOMETRIA!..... e julgam, a referida senhora e seus subordinados,o trabalho dos outros.
    Dá para rir, mas não apetece nada.É CONFRANGEDOR!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. A única esperança que resta,ó anónimo da 1,00,é que um dia apareça alguem que ponha esta cambada nos eixos.Embora considere que não será fácil.

    ResponderEliminar
  14. Ai a chefa é arquitecta? Mas ninguém conhece que tenha feito um projecto, mesmo de uma simples barraca.
    O projecto da sua casa foi copiado de uma revista por um desenhador da Câmara Municipal.Não digo o nome porque o sr. cumpriu as ordens da chefa...
    Toino

    ResponderEliminar
  15. Ó Toino, tu és ORDINÁRIO só por pensares que alguém, algum dia, vai pôr a chefa na ORDEM!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.