sábado, fevereiro 24, 2007

Caso "+ Mais Alerta Jornal "


Ouvi atentamente o programa Política Pura de hoje, em que o comentador residente, Hermínio Loureiro, afirmou que no caso da saída do director do jornal, a Câmara Municipal tinha solicitado os pareceres às entidades competentes e que tinha decidido em conformidade. Como não disse quais, será que se referia à Inspecção Geral do Trabalho, à Direcção Geral das Autarquias Locais, à Ass. Nacional de Municípios, ou será que foi somente ao jurista da Câmara Municipal?


Importava que esclarecesse e não deixasse no ar a ideia de que tudo isto é correcto pois se assim fosse a resposta às solicitações do então director teriam chegado em tempo oportuno e não logo a seguir a uma troca de "galhardetes" entre o Presidente da Câmara Municipal e o proprietário do Jornal.


Não sou jurista, mas creio que nada pode impedir um cidadão de cumprir com o seu horário de trabalho e com as suas funções e nas horas vagas, assumir o papel de director de um jornal -acontece o mesmo em tantos e tantos jornais locais por este país fora e mesmo no concelho temos o caso do director do Correio de Azeméis que profissionalmente exerce funções numa escola. A questão ética que alguns levantam é que poderá ser discutida e esse, é outro caso.

12 comentários:

  1. Também acho que será elementar que o Sr. Hermínio Loureiro diga quais foram essas entidades. E já agora o teor dos pareceres.
    Será que ouviram o Sindicato dos Jornalistas? O Instituto da Comunicação Social?
    Pelas notícias..., 8 meses para dar uma resposta que afinal agora até parece tão simples!?

    ResponderEliminar
  2. Ouvi dizer que foi a CCRDN...e pelos vistos é possivel aceder ao documento,pois eu jáo vi.

    ResponderEliminar
  3. O Herminio loureiro também devia pedir uns pareceres ás entidades competentes para pôr o Zito a cumprir horários de trabalho na Fundação Lasalette. E já agora as mesmas entidades também deviam emitir pareceres acerca do Jorge Melo e sobre os seus escritos na Voz de Azeméis.

    ResponderEliminar
  4. Helder, uma pequena (mas importante correcção): o Director do jornal 'Correio de Azeméis' não está no activo. Está aposentado do ensino. Situação diferente, julgo, é a do Chefe de Redacção daquele mesmo jornal que ainda exercerá a docência numa escola.

    ResponderEliminar
  5. Incompatibilidades ad hoc:
    - Sr. Dr. Carlos Patrão;
    - Sr. Hermínio Loureiro;
    - Sr. Jorge Melo;
    - Sr. António Rosa;
    - ...

    ResponderEliminar
  6. Meus caros,

    Este caso que está a acontecer na vossa "cidade" é grave, mas também, é grave o facto de terem ido duas jornalistas, assistirem à conferência de imprensa e depois a reportagem não ter saido, porque será? Possívelmente alguém da vossa autarquia poderá esclarece-los...

    Os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Medo... tenham medo, muito medo!

    A CMOAZ vai ensinar cidadania!!!

    "«Políticos de palmo e meio» é o nome do projecto que a Câmara de Oliveira de Azeméis está a ultimar com o objectivo de promover a formação cívica e explicar o significado do exercício da democracia aos alunos do 4º ano de escolaridade.

    Quais as competências dos autarcas eleitos e as funções exercidas pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias? Como é exercido o poder local? Estas vão ser apenas algumas das matérias que os alunos vão ficar a conhecer com o desenvolvimento do projecto."

    Só espero que os professores não sejam funcionários e autarcas da CMOAZ e sim que estes frequentem estas sessões. Pode ser que aprendam alguma coisa.

    Caso contrário, acho bem os paizinhos tomarem medidas, ou vão querer que os filhotes aprendam maus exemplos???

    PS. Muito gostava de ver o Ápio, (tipo aquela imagem famosa do Bush na escola) ser inquirido por um aluno: "... mas então Sr. Presidente, se isso é sua obrigação, porque é que na minha freguesia ainda vou buscar água à fonte inquinada e o Ruizinho não?"... "ó Sr. Presidente, democracia é fazer apenas aquilo que queremos, sem ligar aos direitos dos outros, ou ao que eles dizem?...

    ResponderEliminar
  8. é triste ver que ainda ha autarcas que sao de consciencia de um animal do genero das lesmas, ou seja lentas e rastejantes.
    so mesmo em oliveira para ainda haver casos destes e na minha opiniao o problema nao era com as noticias em si mas sim com carlos mota. é de lamentar como ha ainda muito medo em relaçao a liberdade de expressao e nao so nesse aspecto mas tambem no facto de nao gostarem de ouvir as verdades. oliveira nao passa de uma cidadezinha que nao evolui, gastam dinheiro mal gasto. fecham maternidades quando estas sao novas, nao apostam na "felicidade das pessoas " em agrada-las e apostar no lazer é um bem adquirido em qualquer autarquia com inteligencia cultura sim é das poucas coisas que faz tirar as pessoas da vida stressante que tem.
    acham que com as ideias estapafurdias que a autarquia anda a ter que algum dia se pode comparar a sao joao ou a feira,nunca.os transportes publicos é uma vergonha, as estradas parecem ruas em erupçao prestes a expludirem, e quem paga os estragos doa carros graças a essas miseraveis ruas???é o sr apio?nao me parece... espaços verdes nem ve los dinamizaçao tambem nao, so sabem é impor e ter ideias de cão... nao se admirem se oliveira cada ano que passe fique mais deserto... força a liberdade de expressao força ao carlos mota ... deveria haver pessoas como ele a frente da camara pessoas dinamicas, cultas, e que sao honestas. e nao como esses autarcas que estao no topo que comem dinheiro e mais dinheiro e nao fazem nada de jeito pela cidade.. é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  9. E porque não falarem do +Mais que notório aproveitamento da função que exerce na CMOAZ por parte do Sr. Carlos Mota a favor do jornal ou do proprietário do mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Ó anonynous, não deves andar a ler o mesmo +maisalerta que muitos de nós. Pois não?
    Qual notório? O que notastes tu que nós não?

    ResponderEliminar
  11. E no correio de azemeis, não há uma clara proximidade de opiniões com os interesses dos poderes?
    Ninguém comenta?

    ResponderEliminar
  12. é!!?? um senhor paulo oliveira presumo que foi um dos jornalistas que falava mal de certos individuos da camara e das atitudes e decisoes dos autarcas que estao no topo, e ninguem fala desse homem porque sera??? sera dor de cotovelo por estarem perante um homem que nao tem medo de dizer as verdades e que nao se cala so porque meia duzia de pessoas que nao fazem nada de nada para que a cidade cresca ?? abram os olhos meus amigos pois carlos mota é uma pessoa exemplar, que apenas nao quer que a cidade morra mas sim renasca...como eu sempre digo estes autarcas apenas estao no posto em que estao por causa do dinheiro que recebem e nao porque querem uma cidade nova, dinamica...vejam apenas a quantidade de jovens que estao a sair da cidade!é uma vergonha ... força mota

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.