sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Funcionário da Câmara forçado a deixar jornal

A Câmara de Oliveira de Azeméis proibiu um seu funcionário de exercer funções de director no jornal "+maisalerta", quinzenário de distribuição gratuita a norte do distrito de Aveiro, argumentando, entre outras razões, que o jornal tem assumido uma postura de hostilidade e hostilização" para com a Câmara e o seu presidente."Trata-se de perseguição e discriminação do jornal", responde o administrador do "+maisalerta", José António.O então director do jornal, Carlos Mota, é funcionário da autarquia há 23 anos, ocupando, actualmente, o cargo de chefe de secção no gabinete de animação cultural. Mas, desde Fevereiro do ano passado, acumulava o cargo de director do jornal, sem que tenha pedido previamente autorização à autarquia para o efeito.Na carta de demissão tornada pública, justifica que consultou vários juristas e a Lei da Imprensa, não encontrando qualquer tipo de "incompatibilidade". Mesmo assim, decide, em Junho passado, solicitar à autarquia a respectiva autorização. A resposta chegou em 19 de Janeiro último, com o inesperado indeferimento.A Câmara justifica a sua posição lembrando que o pedido foi efectuado já depois do cargo assumido e que o jornal tem tomado "sistemática postura de hostilidade" para com a autarquia. Considera, por isso, que "há incompatibilidade" de funções.O administrador do jornal responde que o "+maisalerta" parece ser um alvo a abater e discriminado por assumir uma postura isenta".

31 comentários:

  1. Depois da história do outdoor com publiciddae de S.J.Madeira, so faltava mesmo uma historia como esta para pôr a nu a postura perpotente desta câmara.
    Vamos aguardar para v~er o que dirão os jornais cá do burgo e já agora os partidos políticos.

    ResponderEliminar
  2. pois...o Ápio é vingativo ou é só impressão minha?

    ResponderEliminar
  3. Porque é que a câmara não proibe também o Jorge Melo de escrever umas asneiras de vez em quando na Voz de Azeméis? Não será incompativel o facto de ele ser funcionário da C.M. e estar sentado na bancada do PSD na Assembleia Municipal? E se ele fosse do PS, CDS ou CDU? E porque é que não proibe o Zito de faltar ao trabalho para ir a inaugurações ou a "manifestações da social democracia oliveirense"?

    ResponderEliminar
  4. Se os jornais forem sérios dirão a verdade que não faz sentido nenhum um funcionário dA Cãmara ser director do jornal

    ResponderEliminar
  5. aguardo pela notícia no correio de azeméis (voz do psd cá do burgo)...

    ResponderEliminar
  6. Jorge Melo? e não há na história recente quem tenha chefiado a redacção de um jornal local, sendo funcionário público (professor)? E não há neste momento quem, nas mesmas condições o seja? daaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  7. lei da rolha, meus caros, ou melhor FACISMO!

    ResponderEliminar
  8. uma outra leitura a partir dos post: se o '+alerta' só desse notícias cor-de-rosa, que O. de Azeméis é um oásis,que tudo está (bem) feito,que não existem necessidades ou problemas,que os da CMOA são os maiores, então o director do jornal poderia ser o sr. Carlos Mota (ou outro funcionário camarário) porque o jornal seria 'amigável' (contrário de 'hostil').
    Fundamentar uma incompatibilidade numa lei, num código de conduta é uma coisa. Juntar a isto juízos de valor é outra. É um sinal de, parafraseando uma canção de Sérgio Godinho, "quem manda aqui sou eu!"

    ResponderEliminar
  9. santa terra que este presidente só dá mau nome ao concelho. ouvi na tv que o alberto joao poderá anunciar a saida. o ápio pode ir substitui-lo que tiques de ditador já os tem todos

    ResponderEliminar
  10. Já alguem se lembrou de ver o PC do Mota? É que pelos vistos ele trabalhava no horário de expediente para o Jornal. Que nome se dá a este tipo de situações?É quase parecido com o encarregado da palha...coma diferença que o SrºMota não tem palha do computador...

    ResponderEliminar
  11. o que aqui também seria interessante era que alguém contasse como é que o Nuno Pires foi aliciado para o psd quando era militante da js. Assim também saberiamos mais sobre a postura do psd nessas matérias tipo Mota e +alerta, encarregado e palha, Jorge Melo e ass. municipal+voz de azeméis, e outras que tais.

    ResponderEliminar
  12. Olha essa é boa.
    Bora lá ver esses computadores, e vêr quem faz o quê e sobre quê!

    ResponderEliminar
  13. Sr, Carlos Cunha, como sempre, oportuníssimo nas suas apreciações.
    Pelo que pudemos ler, não há a invocação de qualquer Lei para impedir o funcionário de exercer aquela actividade, que ainda por cima, era exercida em horário pós-laboral e não remunerado. Como bem diz, não será o nome do funcionário que está em causa (ou talvez sim) mas a postura do jornal. Irá agora alterar-se? A vêr vamos.

    ResponderEliminar
  14. então ó Helder o àpio aprendeu os teus passos de censor!Ahhhh boa...

    ResponderEliminar
  15. nÃO ME PARECE corecto um funcionario da Câmara escrever para jornais da mesma terra, muito menos ser director de um jornal. Não é ilegal, mas nao é etico.

    ResponderEliminar
  16. O Zito falta ao trabalho? Qual trabalho? Ele trabalha?

    ResponderEliminar
  17. O Zito trabalha?

    ResponderEliminar
  18. É grave este atentado à liberdade, assim como é grave que nenhum partido tenha reagido a este atentado.

    ResponderEliminar
  19. Para mim há coisas que estão acima de qualquer lei e sobre o mesmo assunto o Bom Senso encaminha a tomadas de posição diversificadas tendo em causa cada pessoa. No meu caso, logo que foi eleito para a Assembleia de Freguesia de Loureiro nas últimas autárquicas, abandonei pouco tempo depois a função de correspondente de Loureiro para o Correio de Azeméis. Por muito que fosse independente, haveria sempre alguém a desconfiar...

    ResponderEliminar
  20. Isto só acontece porque há muito que rareia em OAZ testosterona

    ResponderEliminar
  21. Acabei de assistir ao carnaval oliveirense e venho de lá muito preocupado.
    A comandar o desfile carnavalesco lá estava o anti-cristo do Carlos Mota, movendo-se com uma postura de santo, com rosto suave, tranquilo (não fosse ele sportinguista).
    Logo ali não augurei nada de bom... Qurem ver que vamos ter carnaval, sátira, crítica, alegria. Mas à medida que o desfile ia passando os meus receios desapareceram. Não havia crítica, não havia alegria, não havia calor. Tudo muito frio. Tudo muito caladinho,sem alegria, como se impõe. A única pessoa alegre era eu, por constatar que o Carlos Mota estava curado, já não comandava bandos de críticos, não urdia estratégias hostis contra a nossa civilização. Mas a minha alegria durou pouco tempo. Eis senão quando,surge das montanhas que se avistam da La - Salette a TV Ricoca(estação de televisão cujo capital social é maioritáriamente participado pela Al Jazira) que tem a ousadia de entrevistar o Sr. Presidente da Câmara, sem previamente o avisar ou enviar-lhe as perguntas.Que ousadia. Que atentado à liberdade de expressão. Como senão bastasse o jornalista, enviado de Alá, tem a ousadia de perguntar ao Sr. Presidente para quando prevê a conclusão das obras do largo Gemini. Que pergunta mais excêntrica. Então o jornalista não sabe que aos obras do largo do Gemini há muito que estão concluidas. Bastava ter lido as entrevistas do Sr. Presidente de há um ano ou dois anos para saber que as obras do largo do Gemini há muito estão concluidas.
    Há muito que desconfiava que este Carlos Mota tinha ligações com o Bin Laden. Já algúem me tinha dito que ambos costumavam encontrar-se na gruta da La - Salette. E agora Sr. Presidente? Perante isto não vai fazer nada? Não vai haver processo disciplinar? Será que temos que ir buscar o Bush para capturar esse homem que quer lançar a desgraça sobre os Oliveirenses? Popr favor Sr. Presidente não deixe que este paraíso se transforme num inferno.

    ResponderEliminar
  22. O Mota cuspiu na sopa e mereceu o puxão de orelhas, qual ditadura, qual facismo, quem dá o pão não pode ser assim molestado.
    Muito bem sr. Ápio!

    ResponderEliminar
  23. E o Fórum que se cuide, qualquer dia também vai de castigo, alguns têm a mania que são importantes e donos da razão e depois passam o tempo todo a bater na CMOA mas não vêem ao espelho!

    ResponderEliminar
  24. meeeeeeddddooo!!!!

    eles andem aí....

    ResponderEliminar
  25. Este censurado já é sobejamente conhecido, daí perdoarmos-lhe a pertinência. É da côr, come da gamela e está quase tudo dito.
    Quase, porque em pleno século XXI ter esta noção de democracia, fracamente...
    O "Azémula" esse nunca foi censurado, mas que devia, isso sim, devia. Um dia quem sabe essa história não é contada.

    ResponderEliminar
  26. è claro que o +alerta é um alvo a abater. primeiro porque é concorrente sério do correio e da voz e está a fazer mossa e segundo porque bate onde dói ao sr presidente.
    Aliás o direito de resposta exercído por este no dito jornal é mesmo uma pouca vergonha. O sr Ápio esquece-se que exerce (temporariamente) um cargo político e que por isso os seus actos estão constantemente na "berlinda" é isso a democracia. Nunca me apercebi, de falarem mal do Sr Ápio assunção a nível pessoal (e haveria motivos? pergunto eu) mas sempre na sua qualidade de presidente. Mas é o espirito do caciquismo que lhe fala mais alto. O homen não admite ser criticado, muito menos julgado e condenado. Deus no céu o e Ápio na nossa terra.
    Este senhor tem mau perder e não sabe digerir as críticas. Julga-se dono da verdade e da sabedoria mas não passa de uma pau mandado dos verdadeiros interesses de quem é o(s) dono(s) do pedaço.
    Já agora, quais foram as contrapartidas para a instalação do intermarche? (as que se podem saber e as outras?)

    ResponderEliminar
  27. Qual é o problema do Intermarché?
    Ainda bem qua apareceu... sempre pode estimular a concorrencia e bater o pé ao "modelo" que tem o poderio que tem.
    com a vinda do Intermarché ficamos todos a ganhar.

    ResponderEliminar
  28. Ficamos a ganhar???

    É preciso ver bem isso... areia para gatos custa no Modelo 0,75€ e no Intermarché 5€!!!

    ResponderEliminar
  29. é triste ver que ainda ha autarcas que sao de consciencia de um animal do genero das lesmas, ou seja lentas e rastejantes.
    so mesmo em oliveira para ainda haver casos destes e na minha opiniao o problema nao era com as noticias em si mas sim com carlos mota. é de lamentar como ha ainda muito medo em relaçao a liberdade de expressao e nao so nesse aspecto mas tambem no facto de nao gostarem de ouvir as verdades. oliveira nao passa de uma cidadezinha que nao evolui, gastam dinheiro mal gasto. fecham maternidades quando estas sao novas, nao apostam na "felicidade das pessoas " em agrada-las e apostar no lazer é um bem adquirido em qualquer autarquia com inteligencia cultura sim é das poucas coisas que faz tirar as pessoas da vida stressante que tem.
    acham que com as ideias estapafurdias que a autarquia anda a ter que algum dia se pode comparar a sao joao ou a feira,nunca.os transportes publicos é uma vergonha, as estradas parecem ruas em erupçao prestes a expludirem, e quem paga os estragos doa carros graças a essas miseraveis ruas???é o sr apio?nao me parece... espaços verdes nem ve los dinamizaçao tambem nao, so sabem é impor e ter ideias de cão... nao se admirem se oliveira cada ano que passe fique mais deserto... força a liberdade de expressao força ao carlos mota ... deveria haver pessoas como ele a frente da camara pessoas dinamicas, cultas, e que sao honestas. e nao como esses autarcas que estao no topo que comem dinheiro e mais dinheiro e nao fazem nada de jeito pela cidade.. é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  30. se voces gostam tanto do apio ?e se gostam tanto dessa cidade que se diga degradante entao morram ai, as pessoas sao tao otarias e acreditem que por mim esse presidente e mais uns quantos nas proximas autarquicas vao para o lixo porque eu nao voto mais neles sao incompetentes e acho que nao batem muito bem da cabeça. senhores autarcas sr precidente e senhor albino os senhores juntaram-se para fazer a vida negra ao carlos mota, esperemos que escorreguem na porcaria que fazem e que sejam castigados tambem.sim porque apio assunçao é pau mandado de outras entidades é do genero de cachorrinho um grande faz e faz e o sr precidente faz o que lhe mandam se fosse um presidente em condiçoes tinha feito de tudo para que a maternidade nao fechasse, gastaram dinheiro nisso para que???porque sao tao "pobrezinhos " de ideias que pronto nn se lembraram de melhorar as urgencias por exemplo ou melhorar a cidade em si. porque que que a biblioteca ainda nao abriu ou entao no largo do gemini. senhores oliveirenses tenho pena que alguns so queiram comer euros atraves de outros ... nao sei se sabem mas mota trabalha muito sim mas so é remunerado e mal na camara .... enquanto esses senhores ganham bem e nao tem cabeça para melhorar e dinamizar seja o que for ... pobres dos oliveirenses que tem bom senso.

    ResponderEliminar
  31. Bom,isto cheira-me a encomendado...
    BOM SENSO RAPAZIADA!........

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.