Foi apresentado hoje um esboço do possível traçado dos futuros transportes urbanos do concelho. Depois de abandonadas muitas carreiras efectuadas pelas transportadoras que operam por cá, esta pode ser a solução para a falta de mobilidade na parte urbana, nomeadamente com a transferência para a zona de Lações do Centro de Saúde.
A proposta apresentada deve ser apenas e só uma proposta pois deve abranger mais zonas sob pena de se tratar apenas de um transporte que sirva a cidade excluindo as freguesias.
Mas ainda é só um estudo que ainda não tem sequer critérios de viabilidade económica e de funcionalidade. Mas pode ser um bom princípio.
Sería bom a criação de transportes urbanos em O.Azeméis! Entre o parque de estacionamento do Mercado Provisório e a Proleite/lactogal, na Rua Abílio Campos está previsto o centro coordenador de transportes. Ora, de acordo com notícias recentes parece que a linha do Vale do Vouga será reconvertida e integrará o Metro do Porto ( veja-se azemeisxxi.blogspot.com ). Numa situação destas o novo centro coordenador de transportes deveria ser construído para funcionar como interface e faría todo o sentido uma ligação pedonal deste à actual estação da CP (futura paragem do Metro.
ResponderEliminarO potêncial de mobilidade irá certamente aumentar, tanto em O.Azeméis como na Grande Área Metropolitana do Porto na qual o município Oliveirense se enquadrará.
De qualquer das formas aplauda-se esta vontade de criação dos transportes urbanos!