domingo, fevereiro 25, 2007

O ocaso de Azeméis - revisitação

As linhas que se seguem fazem parte de um artigo de opinião que publiquei em meados de Dezembro de 2003 no jornal 'A Voz de Azeméis' sob o título 'O oacso de Oliveira de Azeméis'.
Decidi voltar a publicar neste Fórum parte do referido artigo porque, parece-me, o seu teor mantém-se com elevada dose de actualidade:

Face ao enquadramento do novo Imposto sobre o Património, gostaria de deixar alguns pontos para reflexão.
A nova tributação sobre o Património (ex-Contribuição Autárquica) tem um intervalo de taxa entre 0,4% e 0,8% para os prédios antigos. Os prédios, urbanos ou rústicos, irão ser reavaliados de acordo com em três níveis ou zonas circulares. O novo valor de cada prédio será a base para a aplicação do Imposto. Os prédios situados na zona mais central, considerando como ponto mais central a cidade , será passível de maior valor com base em pressupostos ou critérios como melhor qualidade de vida, melhores infra-estruturas básicas e de equipamentos sociais, boas acessibilidades, melhores transportes ou acessos aos mesmos,etc.
Num breve relance sobre a cidade actual, a tal zona um, a de maior valoração, que infra-estruturas existem ? E qual o seu valor ? E o que não existe, nem se vislumbrando que venham a existir tão cedo ou jamais?
Será que vai acontecer imposto de primeira para tratamento de terceira (terceiro mundo…) ?
Qual a qualidade do saneamento básico ? Responderá às eventuais necessidades de uma hipotética carga máxima (caso todas as habitações devolutas ou em construção viessem a ser totalmente ocupadas) ? O mesmo se dirá para o abastecimento de água .
Que critérios foram ou são usados para tanta e tanta construção habitacional que agora agoniza, vazia ou por concluir, sem passeios em redor, sem acessos, com preços altamente especulativos superiores a centros urbanos de maior dimensão e com melhores equipamentos ? Quem comprou no decorrer da bolha especulativa pode ver, em tese, o valor do seu prédio ou apartamento substancialmente agravado via actualização quando se assiste de facto a uma retracção do valor nas actuais condições de mercado.
Que condições existem para atrair novas empresas para a região oliveirense ? Que condições para a fixação de empresas e pessoas ? O que se constata é, isso sim, a deslocalização para concelhos vizinhos como S.João da Madeira ou Albergaria-a-Velha.
E como estamos de transportes públicos ? Que tempo é necessário dispender para uma viagem em transporte público para se chegar a Aveiro ou ao Porto ? E com que frequência ? Oliveira de Azeméis já nem servida é pelos denominados ‘expressos’ ! E em que condições de segurança se viaja nos poucos autocarros e carreiras que servem Oliveira de Azeméis ? Basta vê-los num ponto central da cidade qual local de sucata ?
Já agora: onde é a Central de Transportes de Oliveira de Azeméis ? Em S.João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca, Albergaria-aVelha sabemos que existem e onde se situam.
Que qualidade de vida se poderá ter numa cidade em que há décadas não é acrescentado – bem pelo contrário – um metro quadrado de zona verde ou de lazer ? Bem pelo contrário: o betão de tudo e de todos tomou conta e de verde só aquelas partes pinceladas nos projectos de construção e constantes das memórias descritivas.
Qual foi a evolução em termos de equipamento social e desportivo ?
O que vale a segurança de um peão na travessia em muitas das ruas da cidade ? Que medidas foram tomadas para que se evitem ou penalizem os ‘aceleras’ ? Quem exerce a fiscalização e actua ?
E que dizer do desadequado e caduco sistema de semaforização em alguns locais da cidade com intenso tráfego de veículos e peões ? E quando acontecer uma desgraça ?
(O conceito de urgência, na Câmara Municipal, para substituir lâmpadas fundidas nos semáforos é,,no mínimo, de 45 dias, ou seja o tempo já decorrido entre o anúncio da intenção de reparação e a data em que escrevo esta crónica, 7 de Dezembro, pois quanto a reparação…zero!).
Que respeito merecem os cidadãos quando entre as 5 e as 6 horas da madrugada, noite escura ainda, a iluminação pública é desligada no centro , na Praça José da Costa, por exemplo ?
Que imagem se poderá ter de uma cidade onde vagueiam cães por tudo quanto é sítio e que não deixam um saco de lixo intacto nem, algumas vezes, os fundilhos das calças de alguns cidadãos ?
(A propósito de lixo: o desleixo também é a atitude de muitos concidadãos que quantas e quantas vezes depositam sacos de lixo aos pés de contentores vazios !)
Repito, as linhas acima foram escritas há pouca mais de 3 anos

10 comentários:

  1. impressionante. espero que daqui a três anos não possa reproduzir estas linhas na íntegra.

    ResponderEliminar
  2. Muitos dos textos e comentários aqui colocados que referem Oliveira de Azemeis apenas se querem referir á cidade, esquecem que OAZ tem 19 Freguesias e uma só uma pequena percentagem mora na cidade....
    Emfim estamos habituados do esquecimento.
    Gostava de perguntar quanto se paga na "cidade" por água, saneamento e recolha de lixo sólido.
    Eu na minha freguesia, e não vivo no meio da serra :-) tenho a EN1 a atravessar o lugar não tenho água, saneamento, tvcabo :-), iluminação publica decente... mas pago... pago 17 euros por mês para me esvaziarem a fossa... isto é... eu não posso esvaziar a fossa para o meu quintal, entendo e aceito, mas vem um tractor a quem eu pago 17 euros da Junta de freguesia e leva os meus residuos para o meio do Pinhal e lá os despeja...
    Quanto pagam no centro da cidade pelo Saneamento? 17 euros mês?

    ResponderEliminar
  3. Muito original. Ate parece escrito hoje

    ResponderEliminar
  4. És crente Hélder...

    Reza é para que as obras dos mandatos anteriores sejam inauguradas neste!!

    Por falar nisso, a derrapagem do Gemini já contempla as obras de recuperação que vão ser precisas para a inauguração? ou vai ser o café a pagar também?
    é que por este andar, quando aquilo for inaugurado já precisa de obras!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Como precisarão de obras, a biblioteca e o arquivo. Tudo obras que andaram adiantadas meses(vêr notícias da imprensa regional).
    Derrapagem. Quantos obras nãoa tiveram. Como refere o "Alto Abaixo" do jonal Correio de Azeméis desta semana, ninguém é responsável pelo esbanjamento do dinheiro público. Pagamos todos, que custa menos.

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu mudava de cidade se tivesse assim tão insatisfeito,por que esperam?

    ResponderEliminar
  7. um dos anónimos colocou a pergunta sobre os custos do saneamento na cidade, confesso que não tenho presente esses custos. Refere também que paga 17 euros por mês para lhe esvaziarem a fossa, num serviço prestado pela sua Junta. Olhe que nem é um custo exagerado, dependendo do tamanho da mesma, pois a CMOA cobra 50 euros/hora por esse mesmo serviço. O problema está no local de descarga que pelos vistos a Junta não estará a respeitar.
    A título de exemplo, a Junta de S. Roque cobra 12 euros por uma cisterna de 4000 litros (18 por duas) mas apenas temos um local de descarga autorizado o que eleva em muito os custos de transportes, mas é a única forma de garantirmos o tratamento dos mesmos. Já na cidade, muitos daqueles que pagam saneamento nem sabem que o mesmo vai parar a linhas de água pois o mesmo não tem ligação a ETAR

    ResponderEliminar
  8. confesso que este último anónimo deve ser fã do alberto joão jardim - se não gostam, vão-se embora!
    mas olhe que muitos de nós gostamos demais deste concelho para se cingirem ao desgoverno do mesmo, mas muitos daqueles cujas raízes a esta terra não são assim tão grandes e fazem uma escolha racional e não emocional, escolhem morar fora destas 19 freguesias e vão para s.j.madeira, ovar, feira, etc.. para lá encontrarem mais qualidade de vida.

    ResponderEliminar
  9. Tenho de partilhar da ideia do Hélder... também penso assim, o único problema é que a paciência tem limites!!!

    Ainda este fim de semana, dei uma volta por OAZ e SJM... passados nem 10 min em SJM vim-me embora para não me enervar mais comigo próprio!!!
    Meus amigos, era como se tivesse andado 20 anos no futuro (comparado com OAZ, claro)!!!
    Alguém já visitou a 'zona ribeirinha' de SJM? Será que aquilo custou mais de 3M de Euros?
    Já viram o shopping? Quanto davam para em vez de 8 pavilhoes supermercados, termos uma coisa daquelas?
    Quais foram as contrapartidas para a cidade, em aceitarmos esses pavilhões?

    De qualquer maneira deixo uma sugestão, uma vez que mais estão para vir... criem umas pontes/viadutos entre eles! Podemos inventar um novo conceito de shopping...! :)

    ResponderEliminar
  10. "ninguém é responsável pelo esbanjamento do dinheiro público. Pagamos todos, que custa menos."

    Percebo a ironia mas nunca é demais desfazer essa ideia de irresponsabilidade inimputável. Com um mínimo de esforço é perfeitamente possível chamar os "boys" pelo nome.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.