sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Gemini - O concelho ficou mais pobre...

O encerramento dos Cinemas Gemini marcou o dia de ontem no concelho. Atendendo às mutações que a sociedade tem verificado era um desfecho previsível, ainda para mais com a abertura, em breve, de cinco salas de cinema em S. J. Madeira.
Sem sombra de dúvidas que todos ficamos a perder, mas também muitos de nós, em especial os que gostam de cinema, têm responsabilidades na matéria pois há muito tempo que não entravam naquelas salas de cinema. Eu serei certamente um deles!

9 comentários:

  1. No comunicado enviado à Imprensa, a Gescine aponta as obras de requalificação do Largo Gemini, iniciadas em 2003 e ainda não concluídas, como um dos factores que contribuíram para o decréscimo de espectadores. "As obras do Largo Gemini deram o pontapé de saída para uma alteração de hábitos, as novas tecnologias ajudaram, novos recintos estão previstos e as tendências nacionais e internacionais do próprio sector são factores que, conjugados, se aliaram para o culminar da actividade de exibição regular de cinema em Oliveira de Azeméis", refere o comunicado.

    ResponderEliminar
  2. vamos ser sérios...
    A culpa é de todos nós e da sociedade.
    Quando foi a última vez que foram ao cinema Gemini? Mas concerteza foram mais vezes ao Forum ou ao Gaia Shopping.
    Nada tema ver com as obras do largo em frente...
    Só faltava esta.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Ápio não acaba as obras e acabou com os cinemas!

    ResponderEliminar
  4. esta gestão da CMOA é uma desgraça...RUAAAA

    ResponderEliminar
  5. Pode não ser a maior culpada, mas também é!
    Eu deixei de lá ir porque não tava para andar no meio da lama e do estaleiro!!! e sim, vou a outros sitios, pq sao melhores!

    o mesmo fiz com o café... deixei de lá ir e desabituei-me. arranjei outros sitios e por lá continuo.

    é certo que a administração da Gescine poderia ter feito, não é colocar umas colunas novas que moderniza um cinema...!

    ResponderEliminar
  6. O fecho das salas Gemini é uma decisão de cariz empresarial e de gestão que podem ter uma, duas ou uma dezena de razões justificativas. Nada a dizer. Ou, pensando melhor: talvez sim. Que é um tipo de equipamento que se perde na cidade a juntar a algumas outras perdas, graduais, mas perdas referenciais.
    À laia de saudosismo faço uma breve retrospectiva cinéfila: no concelho existiram duas grandes salas de cinema (O Cine-Avenida e a de Cucujães), existiu um Cine-Clube em O. de Azeméis com uma elevada pujança e uma referência cultural na região. O 'Xico' de Cucujães fechou. Ao Cine-Avenida sucedeu o Cine Teatro Caracas (com uma qualidade ímpar para a época). Sucedeu-se o Gemini, com duas salas de elevada qualidade, que chegou a ter filmes de estreia simultânea com Porto ou Lisboa. Fechara, agora..esperemos que "o filme segue dentro de momentos"

    ResponderEliminar
  7. Maus amigos. O cinema fechou porque a administração assim decidiu. As obras não fizeram com que as pessoas deixassem de ir ao cinema, aliás elas não deixaram de ir ao café ali ao lado, o cinema é que não as soube atrair. Uma das salas estava sempre em obras ou férias, estreias nenhuma nos ultimos anos e os filmes em cartaz muitaz vezes não eram os de maior audiência. não se pode culpar a câmara de tudo, principalmente da má gestão ou falta de estratégia dos privados.

    ResponderEliminar
  8. Dizer que a Administração do Gémini tem falta de visão, de facto é ter vistas curtas.
    Então quem sempre investiu da forma que se conhece não sabe administrar?
    É verdade que a evolução dos tempos, mormente das novas tecnologias terão dado o seu contributo, as estratégicas de distribuição das empresas cinematográficas (que previligiam as suas salas, e essas encontram-se nos centros comerciais) mas também as prolongadas obras do Largo do Gèmini que levaram a que muitos dos que habitualmente frequentavam aquelas imediações, adquirissem novos hábitos.
    Para a história fica...Oliveira de Azeméis sem cinema.

    ResponderEliminar
  9. Não ha um projecto planeado e consertado em Oliveira de Azeméis. Um projecto que aglutine o comercio, os cinemas, os restaurantes. ha exemplos com sucesso no país. É so ir ver e fazer igual.
    O Gemini fechou, como fechou o restaurante rainha, a estalagem, varias lojas na cidade... OAZ não é atractiva, não seduz quem cá mora, e muito menos os de fora.
    Fechou tudo isso... mas em contrapartida vamos abrir 8 pavilhões-supermercados.
    Opções...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.