segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Sim no País e Não em Oliveira de Azeméis

O referendo realizado ontem teve a particularidade de mostrar que a maioria dos oliveirenses votou contra o referendo, ao contrário do país que assumiu claramente um voto favorável.
Por cá, o Sim obteve 39,05% e o Não 60,95%. Em 1998 os resultados tinham sido 24,46% para o Sim e 75,54% para o Não.
Curioso também o facto de o Sim, que não tinha ganho em nenhuma freguesia em 1998, ter conquistado a maioria em O. Azeméis, S. Roque e Santiago de Riba Ul, três das freguesias mais industrializadas e urbanas do concelho.
Para registo fica também a sondagem do blog aqui realizada e que não diferiu muito da realidade concelhia - 44% Sim e 56% Não.

3 comentários:

  1. Os resultados de Oliveira de Azeméis não surpreendem. É significativo que o SIM tenha aumentado largamente o número e a percentagem de votos, suficiente para ter até mais votos nas freguesias mais urbanas. A excepção foi Cucujães.
    Mas o essencial não foi ganhar o SIM ou o NÃO no concelho. No referendo, o resultado que conta é o nacional e esse foi muito claro, em favor do SIM.
    As explicações socilógicas para os resultados de Oliveira de Azeméis, são óbvias. Explicam e refletem muito do que são outros resultados eleitorais e ajudam a perceber que não vale a pena culpar sempre a oposição da falta de capacidade e das insuficiências da maioria. Há coisas que são como são e só mudarão com muita dificuldade ou por desleixo da maioria.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o anónimo.

    De facto o referendo (por não ser partidário) dá-nos um bom "retrato" da mentalidade conservadora de OAz.

    Resta-nos acreditar que com as gerações mais jovens e com (MUITO) trabalho político e social se possam "abrir" outros caminhos...

    ResponderEliminar
  3. ó manuel Alberto. Apesar do não ser defendido por todas as forças politicas conservadoras e de direita, não queres de certeza dizer que quem vota não é "atrasado". Conheço muita gente com muito mais cultura do que tu, e que opinam pelo não.
    Ai o voto no sim é modernidade? Por amor de Deus?! Modernidade, é um pais em que os jovens são informados e cultivados de maneira a evitar o prazer sem pensar. Sim! Porque temos a cabeçinha para alguma coisa.
    Agora votar sim, sem porquês ou "ses". Isto é modernidade? Como o Dr. Gentil Martins disse "não passo cheques em branco".
    De boas intenções estão os politicos todos, pena é não passarem de palavras da boca para fora.
    E para acabar, não acho que o voto dos oliveirenses tenha sido mau. Receio é que se tenha baseado na maioridade por ideias retro e naifes.
    Por amor de Deus reflete e vota, e não te pegues a partidos. Sim porque esses pouco querem saber de ti, a não ser que sejas sobrinho de algum chefão.

    Daniel Costa, Fajões

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.