quinta-feira, março 30, 2006

@veiro

Um estudo divulgado ontem, em Lisboa, classificou Aveiro como o município português com mais serviços disponíveis aos cidadãos, na Internet, ou seja, o “eGovernment” – Governo Electrónico.
O estudo demonstrou, ainda, que os municípios portugueses, de um modo geral, investem pouco no “eGovernment Municipal”, disponibilizando poucos serviços à população, nomeadamente, um endereço de e-mail. Outros, contudo, já têm ao serviço dos munícipes serviços avançados, como é o caso dos Blogues.
O estudo alerta para a necessidade de se educar os munícipes, mas fundamentalmente os funcionários das autarquias para o “eGovernment”.
No caso especifico de Oliveira de Azeméis, penso sinceramente, que muito há a fazer, apesar de a actual avaliação ser razoável.
Nesse âmbito, considero que a impossibilidade de consulta de processos, a inexistência de uma planta/ mapa do concelho (ou sequer da cidade), a divulgação de documentação relevante (ex vi Planos de Actividades, Actas de Reunião de Câmara), a marcação prévia de reuniões com alguns departamentos, mais e melhor informação sobre características individualizadoras do concelho, mormente, ligadas à gastronomia, ao património, à cultura e desporto, à historia e tradições, mais trabalho fotográfico evidenciador das riquezas paisagísticas e arquitectónicas do concelho, são manifestamente carências evidentes, que a meu ver seriam de enorme relevância para o munícipe e/ou visitante, sem grandes encargos para a autarquia.
E para concluir, em nada seria desprestigiante para a autarquia que ela própria criasse um Blog da Câmara, a exemplo de muitas outras.
Pensem nisto…

13 comentários:

  1. Concordo com a opinião do Pedro, apesar de já termos algumas coisas, são ainda muito poucas. Acho que se pode destacar apenas as plataformas criadas para as juntas e escolas, mas as quais não têm impacto no cidadão.

    Quanto ao blog... não sei não... a exemplo de blogs anteriores, acho que iriam ter maus resultados e seriam encerrados! :)

    Haja coragem!

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  2. na sequencia do post anterior, sobre desburocratização, aplaudir todas as medidas de e-government é prioritário. pena é que a nossa camara municipal apenas use as ferramentas de novas tecnologias quase e só para show off.

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  4. Caro Helder, é apanágio de qualquer autarquia a divulgação e utilização de quaisquer meios digitais e cibernéticos. Entendo que os da CMOA ficam aquém do necessário, mas uma parte já foi feita, pelo menos dado o 1º passo, e não acredito que o primordial objectivo seja o "show off"... Com certeza, que a insuficiência dos meios da CMOA, quanto às novas tecnologias, também não se verificam para os “outros” se aproveitarem dessa insuficiência... (show off deles próprios). Esta é uma área que, em geral, necessita de novas mentalidades, de novas sinergias, mas fundamentalmente de planeamento concertado, quer com os reais interesses dos munícipes, quer com os vários serviços camarários. Estou certo que, com a Colaboração de todos, seremos capaz de sensibilizar os mais cépticos a apostar um pouco mais no eGovernment.

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  5. Caro Pedro,

    Não se trata de aproveitar a insuficiência de quem quer que seja, mas tão somente de pugnar por um acesso facilitado a uma série de documentação importante para os munícipes. Foi sugerido e aceite pelo presidente da Ass. Municipal que as actas das reuniões, por exemplo, fossem publicadas online o que é um bom sinal, pena é que por parte do executivo camarário não tenha havido essa mesma abertura e ambos sabemos que não é difícil nem dispendioso colocar documentos online... e nós somos a prova evidente disso mesmo ao alimentarmos um blog como este.

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  6. Um blog da Câmara Municipal..até seria uma boa ideia,mas seria apenas utilizado para criticar, caluniar e falar a metro do que não se sabe! Fiz uma analise aos comentários neste blog, e são sistemáticos os mal dizeres sobre a autarquia, sobre o executivo,sobre os técnicos, sobre os funcionários...é só dizer mal e criticar. E agora pergunto, será esta a utilidade de um bolg municipal? Não haverá decisões acertadas?Não haverá bons técnicos?Não haverá bons funcionários? Penso como Oliveirense apartidário, que também se faz algo de bom, pode ser pouco, mas também se faz! Também tenho conhecimento da existencia de técnicos competentes e alguns cobiçados por empregadores privados! Gostava que neste espaço que admiro, e considero de grande utilidade, também se falasse do que de bom se faz neste concelho, ou será que vivemos no inferno? Senhores bloguistas, pensem nisto, e divulguem as coisas boas que se fazem no nosso concelho.
    Um abraço a todos os que participam nesta discussão!

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  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  8. caro sr. matias,

    antes de mais obrigado pelas considerações que fez a este espaço, mas permita-me que lhe diga o seguinte: em janeiro de 2005, aquando da decisão de criar este blog, foram convidadas pessoas de vários quadrantes políticos e com pontos de vista diferentes para que pudessemos trocar online algumas ideias e acima de tudo, debater o futuro do nosso concelho. Contudo, verifiquei que nenhuma dessas pessoas aceitou o desafio pelo que não posso falar por eles, nomeadamente a quem poderia aqui mostrar outra vertende sobre os mesmos assuntos.
    Quando diz que poderíamos mostrar factos relevantes é certo, mas o mesmo se aplicaria a uma câmara municipal que assumisse os seus erros.

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  9. A modernização dos serviços passa por duas ideias importantes: por uma lado, a facilitação dos processos através da implementação de sistemas de comunicação electrónica; por outro lado, a implementação de sistemas de qualidade e certificação dos serviços contratados/prestados.
    A grande questão é que estes processos nem sempre estão orientados para aquilo que interessa, a saber: a garantia da qualidade dos serviços fornecidos à organização e a melhoria dos serviços efectivamente prestados por esta aos utilizadores (munícipes, clientes, utentes).
    O que acontece, frequentemente, é que tais processos são orientados para dentro das organizações, multiplicam recursos e duplicam procedimentos, com resultados mal conhecidos e raramente avaliados quanto à sua eficácia. Exemplo disso, são os vários "prémios" de modernização atribuídos à nossa CM, quando os utentes, os munícipes e utlizadores raramente tiveram percepção efectiva e útil dessas mudanças e não as reconheciam.
    Mas isto nem sempre é um problema exclusivo de quem gere. É o resultado de uma cultura de consultores e vendilhões de métodos de pseudo-qualidade, que raramente internalizam nas suas avaliações a percepção de benefícios reais para os utentes/clientes.

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  10. So quero deixar um reparo, em relação à questão de que o blog serviria apenas para criticar.

    Eu sou um dos que aqui criticam, "mea culpa", mas que mais seria de esperar quando o sentimento que tenho para com a Câmara, e falo da Câmara no seu todo sem particularizar serviços ou pessoas, é um completo sentimento de insatisfação?

    Não digo que só se faz mal, pois quando houverem coisas boas, cá estarei para louvar também. O problema é que essas coisas boas, são no compto geral insuficientes e por vezes manobras de show-off que não podem fazer esquecer as necessiadades mais básicas dos Oliveirenses.

    Era bom que pudéssemos fazer uma triagem dos comentadores pela sua área de residência... decerto iríamos verificar que não são os da cidade quem mais se queixam, e aqui estou a ir para um ponto, que é o principal da minha insatisfação: água e saneamento.

    Por exemplo, não posso aplaudir um jardim que custou 5,5 milhoes que vai ser regado com água que tão cedo não me chegará a casa...(Isto para não falar nas "famosas" bicas do jardim!).

    Foi um desabafo.
    Um abraço e bom fim de semana.

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  11. Funciona exactamente com diz o bloguita Rui Nelson, tirando raras excepções, existem serviços que não há beneficio nenhum a sua certificação, pois em nada beneficiam o municipe, além de diminuirem a disponibilidade para outros serviços, com um aumento de consumo de recursos e duplicação de tarefas sem resultados visiveis.
    Na nossa autarquia, existem algumas excepções, como é o caso da certificação dos transportes colectivos, que além de ter reduzido o número de falhas de serviço e atrasos, também obrigou a reciclar motoristas(alguns bem mal educados,falo como responsável de um agrupamento), bem como foi notória a evolução na limpeza dos autocarros, além de nos ser facultada todas a informação. Podemos dizer que é um oasis no deserto, que também foi referenciado na comunicação social nacional, como exemplo de boas práticas. Agora para que certicar o centro de informatica, o gabinete de turismo, o gabinete de comunicação...etc, não vejo como pode o municipe beneficiar destes serviços. Outra sugestão será a certificação da recolha de residuos por exemplo, ou limpeza de fossas.. Não consumam recursos aleatóriamente!

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  12. Qual a esplicação para" ----
    "Comment Deleted
    This post has been removed by the blog administrator."
    --- agradeço resposta uma concreta...ou debater o futuro do nosso concelho passa pela omissão de documentação !!!

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  13. significa que algum comentário foi removido por algum dos contributors. Como não existe censura neste espaço pode ter-se tratado de algum equívoco pelo que se o comentário de alguém foi removido peço desde já desculpa pelo lapso e agradeço que o volte a postar...

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