sábado, março 11, 2006

Insólito

Li entusiasmado um artigo no jornal "Correio de Azeméis" (on-line) desta semana, sobre o passeio à Serra da Estrela da JSD (juventude social democrata) de Oliveira de Azeméis. É uma notícia insólita, que informa os leitores, de forma pertinente e oportuna, sobre o passeio à neve da JSD, com direito a fotografia do grupo excursionista, a colorir a neve branca da nossa linda serrinha da estrela.
Ficamos a saber, pela notícia, que houve análise e reflexão de assuntos importantes, bem como a inevitável confraternização, entre campanhas e antes de congressos, como se impõe nestas coisas. Até ficamos a saber que esta foi mais uma iniciativa, como muitas outras, para contributo e enriquecimento do debate político e das causas públicas (vá-se lá saber quais...), na linha dos contributos desta organização para a comunidade oliveirense (!).
Rídiculo. A diferença entre estes e os passeios das células do partido comunista espalhadas pelo alentejo, não são muitas. Tenho o maior apreço pela actividade política dos jovens. Considero-a fundamental, para garantir a renovação e a melhoria dos partidos, da classe política, mas sobretudo para melhoria das ideias e da modernidade dos valores do futuro e do progresso na actividade política.
Mas tenho dúvidas de que isto se promova através de excursões à neve, passeios turísticos que podem e devem ser proporcionados por inúmeras outras organizações apolíticas. Como dúvido que se realize através do arrebanhamento político em festas e corridas de carrinhos. Sobretudo quando se conclui que os resultados desta frenética actividade, no nosso concelho, se destinam à manutenção da máquina eleitoral laranja, em período de defeso e sem campanhas à vista, não havendo muitos outros motivos para nos recordarmos de contributos políticos (sérios) de toda essa mobilização.
Um dia, os olhos abrem. E a política deve estar para lá das aparências. Se me permitem o conselho, sugiro que comecem por vos ajudar a vós próprios: estudem, aprendam, conheçam. Depois trabalhem e continuem a aprender. Discutam e enfrentem sempre a vossa própria verdade. Divirtam-se, mas não publiquem nos jornais. Exerçam a vossa cidadania, em plenitude, dentro ou fora dos partidos, mas pensem pela vossa própria cabeça, continuando sempre a aprender. É disso que o País está à espera. E, já agora, não alinhem em excursões, nem em quem vos oferece a cerveja, sem mérito. "Não há almoços grátis!". Há muito que fazer neste nosso mundo e nesta comunidade.
Por último, criem um blog e, já agora, não sigam conselhos suspeitos como o deste vosso jovem amigo. E façam o favor de ser felizes...

12 comentários:

  1. Eu até tenho estranhado que esta ânsia de criação de núcleos da JSD que se estão a espalhar pelo Concelho ainda não tenha chegado a Loureriro. Uma freguesia tão “laranja” sem jovens organizados para engrossarem estas “actividades políticas” na neve é realmente de estranhar…

    ResponderEliminar
  2. Insólito, será, e então onde andam as actividades das (supostas) outras juventudes partidarias hesistentes, ou então elas são tantas que nem se dá por isso!!!??

    ResponderEliminar
  3. Incrível, até agora a JSD era uma organização politica de juventude onde os rapazes e raparigas não contavam para nada.
    Mas agora é o alvo a abater por parte do Srs. Socialista e dos demais que nunca fizeram nada pelo conselho.
    A JSD é Grande!

    ResponderEliminar
  4. Caro Anonymous, os rapazes e raparigas devem contar para tudo, sobretudo para serem mais do que peças das máquinas de campanha eleitoral, para encherem comícios e empunharem bandeiras nas caravanas. Infelizmente é assim que, de uma forma geral, os partidos os tratam.
    O PSD de Oliveira de Azeméis tem tido uma estratégia de maximização da sua actuação, através de um forte incremento ao envolvimento dos jovens na actividade partidária. Quanto mais novos melhor. A questão é que não o faz pela formação política ou pela abertura e disponibilidade para os problemas dos jovens. Usa-os desde cedo para os fidelizar, com estímulos simples e directos, através de festas, excursões e outras borlas. Coisas a que qualquer jovem adere, sobretudo se as mesmas não lhe forem acessíveis por outras vias.
    Os resultados demonstram que não passa disso. Não são conhecidas actividades, iniciativas ou ideias significativas de todo este bulício. Nada, com relevância política, ficou de todo esse aparato.Agora parece que arranjaram emprego a um jovem oriundo da organização, com os efeitos devastadores conhecidos. Será para isso que a JSD existe? Se é, pelo menos não o assumem.
    Não quero dizer que a JSD é pior do que as outras organizações de juventude.Mas convenhamos que algumas "iniciativas políticas", como a amplamente noticiada excursão à neve, é patética e atentatória da nobreza e da dignidade que a actividade política deve prosseguir. Haja decoro. Pense nisso, meu caro AnonYmous e continue a participar, porque nós gostamos que o faça, apesar de você não gostar de nós...
    Já agora, se me permite, "hesistentes" é sem "h" e a palavra "conselho", como entidade territorial administrativa, escreve-se "concelho". Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Será que o Sr. Rui Nelson Dinis não esta com (dor de cotovelo) por o seu Partido não ter uma organização credível de Juventude. Porque a JSD, e eu garanto que se trabalha com alegria e trabalho. E sobre a nomeação para a fundação, o parque é que ficou a ganhar e você sabe disso. O Zito é dinâmico e muito competente ou contrario de outros jovens que só servem para escrever.

    ResponderEliminar
  6. Em vez destas merdas, venham mas é tratar da saúde e correr no dia 26 a meia maratona de lisboa! juntem-se os Oliveirenses, caguem na politica, e que os blogs sirvam para também promover o desporto que tanta falta! Se juntarmos 12, pede-se uma carrinha à Câmara Municipal, e esta de certeza que empresta por esta causa....Todos à ponte...Juntem-se no gimnoazemeis sextas e sabados! Passadeiras lubrificadas...dr rui nelson, engºcastanheira, dr andreia, sempre os mesmos a correr, não há mais?

    Inscrevam-se e falem com as pessoas que estão no Gym...Engenheiros, Doutores,Juizes, pedreiros e trolhas, todos à ponte!

    ResponderEliminar
  7. Não há pedalada para esses! rui nélson e castanheira? e quem vai ao lado deles?

    ResponderEliminar
  8. Caro Anonymous, você deve ser ainda muito novo e não deve ter ouvido falar de uma entidade bafienta chamada F.N.A.T.(Federação Nacional para a Alegria no Trabalho). A sua concepção de política e de organizações de juventude é capaz de ser uma coisa semelhante.
    Sobre a contratação do "Zito", não faço a mínima ideia quem seja. Não tenho opinião, porque não tenho informação que me garanta se o seu perfil é o adequado ao conteúdo das funções para o qual terá sido contratado.
    Mas também não me interessa. Nem interessa tão-pouco se é "dinâmico e competente". Estes são conceitos abstractos, tendencialmente vazios. Dinâmico e competente para quê? Para fazer o quê? Campanha eleitoral? Propaganda política? Organizar excursões? Talvez.
    Saiba você que o presidente da fábrica da cerveja não deve necessariamente ser a pessoa que mais gosta de beber cerveja.
    O que preocupa é a utilização do projecto da fundação para alargar a "máquina", para dar emprego, para prosseguir na promiscuidade entre política, interesse público e interesses pessoais. E nestas coisas não basta ser; é preciso também parecer!
    Quanto ao saber escrever, convém que (também) saiba. Mas nem todos sabem.

    ResponderEliminar
  9. É assim mesmo Anonymous! Eu lá estarei a 26 de Março, a correr na meia-maratona da ponte. Espero encontrar lá muita gente cá do burgo. Contem comigo.

    ResponderEliminar
  10. Este homem é um senhor!... :)

    ResponderEliminar
  11. E se voce deixa-se de criticar quem trabalha!independentemente se vão para a neve ou se vão para os congressos, a jsd tém mostrado trabalho e união, enquanto outros vivem a sombra de bloggs, e já agora preocupe-se com a maternidade, porque essa sim vai fechar.

    ResponderEliminar
  12. Sim, sim, se há coisa que os nossos conterrânios da JSD fazem, é trabalhar... Sem dúvida!... Agora andam em trabalho de Campo - na La-Salette!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.