terça-feira, março 28, 2006

Azeméis Maratona Clube

Caros bloguistas, após o sucesso e o crescimento dos participantes oliveirenses na recente meia-maratona da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, faço aqui um desafio a todos aqueles que tenham pernas para correr, ou que gostem de correr ou queiram arranjar pretextos para fazer uns intervalos do computador e fugir de casa, ou precisem de ser arrastados do sofá ou atentas quaisquer outras razões mais ou menos nobres, para que se juntem aqui, através do nosso blog, a um Clube de Maratonas que queremos dinamizar em Oliveira de Azeméis, para juntar todos aqueles (já são muitos) que gostam ou começaram a correr distâncias maiores (e menores).
Este Clube, ainda sem nome (aceitam-se sugestões...), pretende juntar gente da terra que goste de correr e de desporto e que não se queira limitar às discussões "barrigudas" sobre política desportiva nem ao zapping desportivo do sofá. Basta de dar à lingua e ao dedo.
O Clube quer fomentar o desporto e a corrida para todos, promovendo a competição saudável e individual, mas em que não existam adversários, apenas amigos que ajudam e partilham o mesmo gosto pelo desporto. Os meios serão os adequados a promover a divulgação dos eventos, técnicas, métodos de treino, participação em provas, informação médica e de saúde. Os custos terão de ser os mínimos para que se torne acessível a todos e o Clube terá de viver sem onerar o erário público. Ao contrário, o Clube deverá criar condições para poder ajudar todos os que não puderem ajudar-se a si próprios.
Se tem mais de 18 anos e a 4ª classe, se gosta de desporto e de corrida, se quer partilhar esse prazer com novos amigos, se quer experimentar uma nova atitude mais saudável em favor da vida, se quer uma actividade mais democrática e totalmente amiga do ambiente... corra e junte-se a nós! Venha "maratonar" no nosso clube.
O Clube de Maratonas destina-se a corridas longas, mas não só forçosamente à especialidade da prova de maratona. Mesmo a maratona, não é distância que assuste ninguém, pois está provado que 98% dos que a tentam fazer conseguem e 0% dos que não tentam também não. A solução, pois, é experimentar. Venham daí.

6 comentários:

  1. Vamos embora! Podemos já agendar e reunir o pessoal para a meia maratona do algarve em vilamoura, ou para a meia maratona de matosinhos! Vamos a elas! Temos de reunir os pés de chumbo em torno desta proposta...tem pernas para andar. no ginmoazemeis temos de mobilizar o pessoal!

    ResponderEliminar
  2. Ver calendário em www.atletas.net..e é só escolher!

    Eu alinho!

    ResponderEliminar
  3. Durante os meus tempos de estudante em Coimbra, fiz meio fundo na Académica (já lá vão mais de 20 anos...).

    Depois fui fazendo umas corridas para descomprimir... e uns jogos de futebol às quartas no ginásio da Ferreira de Castro.

    Passados os 40 (já lá vão quase mais 5...), passei a fazer jardinagem e, de vez em quando, umas caminhadas...

    Sem pretender minimizar outras opiniões, penso que cada um deverá (terá de) encontrar o seu próprio equilíbrio a nível da prática de uma actividade física (fundamental para o seu bem-estar!).

    Confesso que hoje, depois de vários anos a treinar, vejo a prática de desporto como uma actividade mais calma e menos dada a violências (para mim) de correr durante horas.

    E não se julgue que, pelas razões que referi, a ideia de participar em iniciativas destas não me atrai.

    Atrai e muito. O que eu não sei é se é aconselhável (em termos da minha saúde) e, fundamentalmente, se ainda tenho "caixa" e "paciência" para aguentar essas "pedaladas".

    ResponderEliminar
  4. Cada um faz ao seu ritmo. Vamos fazer um clube de "corredores de fundo", embora com "fundos" diferentes consoante as características e vontade de cada um. O Clube também admite Presidentes, Vereadores e outros corredores. Para os bloguistas do GimnoAzeméis, contactem a Maria da Fé, o Norberto Jorge ou o Paulo Marques, que podem desde já fazer essa ligação. Outros desportistas, entretanto, estarão disponíveis para participar. Há ainda atletas de competição que podem ajudar. Agradeço a quem tiver o contacto do nosso grande maratonista António Salvador, nos possa ajudar a contactá-lo para pedir-lhe que possa "apadrinhar" o clube e dar algum apoio. O António Salvador, para quem não saiba, é um oliveirense com uma longa e brilhante carreira no atletismo, com vários títulos nacionais e internacionais no fundo e meio-fundo e que faz atletismo ao mais alto nível competitivo. Ainda assim, há que aproveitar todas as sinergias que a terra possa mobilizar e estamos certos que o Salvador, com a sua humildade e dedicação ao atletismo, poderá dar uma ajuda, sobretudo ao nível do conhecimento e dos cuidados a ter na prática desportiva da corrida. Agradeço enviem entretanto o vosso nome e contacto para o e-mail indicado no post.

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está uma prova da globalização que a Internet nos dá!

    Conheci o Salvador há pouco tempo, e tive já oportunidade de ver alguns dos troféus do seu palmarés, os quais ele exibe com orgulho.

    Falei já com ele e contei-lhe rápidamente o falado neste post. Ficou satisfeito, pelo que vou deixar o seu contacto ao Rui Nélson para que possam com a ajuda dele avançar neste projecto.

    Boa sorte, e fico a aguardar novidades.

    ResponderEliminar
  6. Agradeço esta colaboração do nosso bloguista José Ribeiro. Falei com o António Salvador, que aceitou dar o seu apoio a esta ideia e que assim vai tornar-se num dos padrinhos do Clube. Ficamos todos muito satisfeitos e orgulhosos desse apoio. Obrigado e bem-haja.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.