sexta-feira, março 31, 2006

Bom fim-de-semana...

No passado dia 11 de Março, foi apresentado, em Arouca, um Roteiro da Região de Entre Douro e Vouga, elaborado pelos formandos do Curso EFA – Educação e Formação de Adultos. Este trabalho, ministrado por uma empresa de S. Roque, foi elaborado com o objectivo de dar a conhecer o Património Cultural dos cinco concelhos: Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra.
À Biblioteca Municipal de Arouca, para testemunhar a apresentação do Roteiro, acorreram grande número de pessoas,
sendo que o único Presidente de Câmara dos cinco concelhos a fazer questão de estar presente foi o Sr. Ápio Assunção.
Louvo em saber, e regozijo-o por tão simples mas nobre acto. A Política também se faz com pequenas e singelas iniciativas, com a disponibilidade para as elementares obras ou tarefas. Este é um bom exemplo para provar que é preciso saber estar na causa pública, apoiar ou incentivar independentemente de objectivos pró-políticos ou eleitoralistas.
Antes dos partidos estão as pessoas, e boas há-as em todos. Importa é sermos nós mesmos, estejamos ou não do mesmo lado. Mas, como em muitas outras coisas, a Política é o espelho do homem, e a imagem que se vê desse espelho varia consoante as nossas opções e decisões. Umas vezes estamos melhor, outras menos… e outras, que nos parecem bem, são afinal piores do que o que esperávamos.
Por isso meus amigos, é que não há verdades absolutas…
Este será o meu Post Epígrafe para o tema Lactogal, que durante a próxima semana aprofundarei…

5 comentários:

  1. Caro Pedro, as minhas desculpas se te "ofendo", mas não considero extraordinário este facto.
    Acho-o perfeitamente normal e só não entendo o "sublinhado" do jornalista: "sendo que o único Presidente de Câmara dos cinco concelhos a fazer questão de estar presente foi o Sr. Ápio Assunção."

    Se o acto é tão singelo, não penso o mesmo da notícia...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caro Manuel Alberto…
    Certamente compreenderá que, quando decido publicar alguma notícia ou comentário, faço-o consciente de que não sou dono da palavra ou da verdade… contudo, tento-o fazer norteando-os em convicções e reflexões livres e honestas.
    Este post, não fugindo à regra, visa fundamentalmente, descrever uma realidade que tem vindo a ser muito veiculada, aqui no Fórum, nos últimos dias… a de eventual tendência crítica dos seus intervenientes… Não querendo ser nem o elo da balança, nem o moralista de serviço, quis apenas salientar que a dicotomia subsiste, muitas vezes, para lá da nossa consciência… nem tudo o que nos parece errado ou mal, o é verdadeiramente… Com isto, não quero, nem ponho em causa, as convicções de cada um dos intervenientes, mas também não posso deixar que o façam… mesmo num círculo existe dois lados (o lado de dentro e o lado de fora)!!!. Achar que a politica se faz com pequenos gestos é um lado, achar que isso esta mal será outro… Contudo, agradeço o comentário.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A comunicação tem destas coisas...

    Sem querer desculpar-me, julgo que o Pedro deu uma interpretação (possível) que eu não pretendia, de todo, dar ao post, por isso deixo 3 notas:

    1º De um modo geral, acho que os posts do Pedro são pertinentes e rompem com a linha mais "rosa" com que algum dos bloguistas analisa as questões, o que é francamente positivo;

    2º Todavia, sem saber qual o jornal citado, o que sei é que muitas das notícias que salientam os tais feitos "singelos" têm tudo menos inocência... e isto serve para todos os "lados";

    3º Concordo que a análise das questões têm sempre várias "faces" e, quanto maior for o número de "analistas", melhor será a análise. O que é pena é que o PSD local ainda não tenha tido a "humildade" de aceitar isso, aproveitando algumas das "análises" e ideias de quem vê as coisas de outra forma em vez de fazer valer as suas maiorias.
    Essa falta de "humildade" tem penalizado fortemente o Concelho.

    ResponderEliminar
  5. Oliveira está de costa voltadas ao futuro, os jovens fogem e a autarquia qualquer dia coloca uma fábrica no meio do jardim!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.