quinta-feira, maio 11, 2006

Qualificar é preciso

Não pude estar hoje em Oliveira de Azeméis, por motivos óbvios e que são de todos conhecidos.
Hoje deu-se um passo importante para o futuro do concelho, com a assinatura do protocolo que se insere no programa do Governo designado "Novas Oportunidades". Trata-se da criação de uma enorme "janela" de oportunidade, num concelho onde, ainda hoje, cerca de metade dos jovens com idades entre os 18 e os 24 anos, abondonam o ensino sem concluir o 12º ano e onde o mercado de trabalho oferecido pelo nosso excelente tecido empresarial tem exigências de mão de obra qualificada e especializada. O meu reconhecimento aos mais directamente envolvidos neste processo, por terem tido a visão de aproveitar esta Nova Oportunidade que novas oportunidades trará no futuro.

6 comentários:

  1. Esta é uma boa aposta. Espero que seja desenvolvida e potenciada em articulação com a rede de ensino superior e profissionalizante, pois foi essa percepção que presidiu, também, ao desenvolvimento de um pólo universitário no concelho (Programa Aveiro-Norte da U.Aveiro)

    ResponderEliminar
  2. Devias chamar os bois pelo nome. Afinal quem saúdas tu?

    ResponderEliminar
  3. Pois, só espero que não seja mais uma oportunidade tal como a que nos é oferecida pela Microsoft.
    Aproveitam-se os incentivos, o investimento na tecnologia (software) por parte do Estado e retornam-se uns trocos como se fossem investimento. Para isso já os comerciantes têm métodos de vendas em que fazem descontos para revenda. É só conversa da treta.
    E já que falo em tecnologia, investimento e formação, mirem-se no exemplo dos países desenvolvidos da Europa, França, Suécia, Noruega e Reino Unido que não dão milho à Microsoft utilizando programas de "open source" - Open oficce e Linux que têm custo ZERO para a Administração Pública. Para não falar de países com a dimensão do Brasil que adoptou o mesmo rumo.
    É um caso típico de que nem tudo o que parece, é. Agora que é mt show off, ai isso é.
    Como diziam as nossas avós: com papas e com bolos se enganam os.... (portugueses)

    ResponderEliminar
  4. Saúdo a iniciativa, venha ela de onde vier. E espero que dê os melhores frutos. Não classifico as acções como boas ou más, consoante as origens e proveniências. Para isso, há muito quem faça. E alguns até o fazem por profissão. Não é o meu caso.

    ResponderEliminar
  5. Não percebo uma coisa: Esse anterior comentador de nome Alberto Costa é o mesmo do Governo?
    Se for, lembro que foi o seu executivo que estabeleceu protocolos com a Microsoft.

    ResponderEliminar
  6. é uma iniciativa que devemos saudar venha ela de onde vier, mas agora deixo uma pergunta no ar? Será a nossa camara municipal competente para saber aproveitar e executar todas as potencialidades deste projecto? "
    é que gato escaldado de água fria tem medo.......!"

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.