quarta-feira, maio 02, 2007

Um erro denominado Mercado Municipal

Em virtude de, à mesma hora, decorrer a Assembleia Municipal, não pude estar presente na tertúlia que teve como convidado do ex-autarca Flávio Laranjeira. Ao ler a reportagem da iniciativa, ficou-me na retina a ideia que tem acerca do erro que foi a reconstrução do mercado municipal.
Não poderia estar mais de acordo. A sua reconstrução em pleno coração da cidade atrofia o desenvolvimento sustentado da mesma pelo que, uma década depois, é de considerar a hipótese de deslocar esta infra-estrutura.
A pensar!

18 comentários:

  1. mais mercados,mais supermercados,mais hipermercados,mais infraestruturas que nada servem as populações ,as apenas as enganam!!!!pensem senhores em soluções que reabilitem o verdadeiro tecido comercial existente (aquele que verdadeiramente produz riqueza) e merece ser reabilitado!
    C.P.

    ResponderEliminar
  2. Quando se faz uma crítica, tem de se saber em concreto o que se critica e quais as soluções que, à data, estavam 'em cima da mesa' e foram preteridas...
    Não estive presente na tertúlia pelo que dela e do que lá se disse, não poderei falar. Mas posso fazer constatações...e mesmo que a sua reconstrução não haja sido a melhor opção do ponto de vista urbanístico - e da qual não poderei falar por falta de conhecimentos ao nível - certo é que em lado algum, em cidade alguma de Portugal ou da Europa e mesmo de outros Continentes, os mercados deixam de existir para não estragar 'tecidos comerciais'!!!Pelo contrário....eles existem em perfeita harmonia com o burgo!!! e não é necessário visitar muitas cidades para, fácilmente, nos apercebermos desta coexistência pacífica!!! O que se pretende com a afirmação de "atrofia o desenvolvimento sustentado da mesma"? e porquê?mais...porque teremos de ter essa perspectiva??se o comércio Concelhio não tem dinamismo próprio...já são outros assuntos e problemas...
    O mercado é tipico, identifica uma cidade...deve ser preservado tal como é - no centro e aglutinador das gentes do povo, com todo o respeito!
    É só uma opinião.
    Respeitosamente

    ResponderEliminar
  3. Falam muito bem ... mas ... um mercado no centro da cidade ... mais parece coisa de terceiro mundo.
    O ideal seria um local nem suficientemente retirado nem tão perto do centro.
    Já lá fizeram compras ... valha-me Deus !!!
    É tudo tão terceiro mundista, sem visão, sem planeamento, sem noção de estetica ... às veses são tantas as pessoas em tão pouco espaço que mais se acemelha a uma pocilga.
    Tenham dó ...
    E quanto ao comércio tradicional ... sabem qual é o problema? É os Sr. comerciantes ficarem à espera que sejam os outros a lutar para eles lucrarem.
    Nunca vi nenhum comerciante passar dificuldades ... ainda não deve ser tanto como eles dizem ...quem me dera a mim ficar em casa à espera que me entrassem pela porta com o dinheiro.
    O que falta é vontade de trabalhar

    ResponderEliminar
  4. Outra em cheio. Estão a afinar a pontaria. Bravo!

    Eu também considero - e há mais pessoas que assim pensam - que o mercado municipal é um arcaísmo.
    É um espaço demasiado precioso para o uso que lhe dão. Além disso, o que oferece ao utente é, de facto, um espaço pouco melhor que de alguns países do Terceiro Mundo (conheço alguns).
    Julgo que temos aqui mais uma demonstração de falta de coragem e de visão para enfrentar o status quo, optando pelo caminho mais cómodo que é característica comum à gestão PSD.
    Já não percebo (comercialmente não percebo) a tradição de ir comprar produtos de qualidade não garantida a um espaço desconfortável e sempre com a imagem que está sempre desarrumado e sujo (não quero dizer que a limpeza não seja feita, mas a ideia é essa: aquelas escadas não acabadas por trás do bar que era para ser mas já não é, são disso exemplo. Já para não falar dos estendais da "plataforma dos ciganos"

    Gostaria de ter visto aquele espaço a ser transformado em biblioteca ou capaz de receber estabelecimentos comerciais, restaurantes e bares, integrando o edifício no Jardim. certamente que muito contribuiria para animar a vida no centro da cidade.

    Também gostaria que o Salão Nobre fosse recuperado. O seu estado demonstra bem a qualidade dos parlamentares municipais que, apesar de aí realizarem as suas reuniões, permitem que as coisas cheguem a tal ponto.
    - E até por isso tal salão é mal aproveitado: bastaria uma tenda de circo equipada com sanitários portáteis (ou latrina a céu aberto) para tais actividades. Mas adiante.

    Julgo que o Mercado Municipal é um monumento ao não-fazer-ondas, essa "qualidade" suprema do político oliveirense

    Basicamente, o Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis vende peixe muito mal amanhado.
    E a cheirar a podre.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  5. Um mercado deve estar sempre no(s) centro (o) duma cidade. TODAS têm um mercado - principalmente as do 1º Mundo.Porto, Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Roma ... Agora este não é propriamente um mercado - de frescos ( hortícola, fruta, etc.)e sim uma feira e esta deve ser na periferia.

    ResponderEliminar
  6. Tono! gostei da qualidade, ojectividade e clareza com que analisou o tema em apreço.Os meus sinceros parabens!
    Gostaria de ler qualquer "coisa" do Amigo Carlos Cunha, Nuno e Cabral!
    Um abraço para todos.
    M.N.S.

    ResponderEliminar
  7. Efectivamente foi uma estupidez do antigo presidente da CMOA, um acto sem visão no futuro! No entanto a autarquia permiou esta divindadade PSD com a enexplicável e sobredimensionada avenida na chegada a Cesar...pois do PSD's para amigos!

    ResponderEliminar
  8. ...............Efectivamente foi uma estupidez do antigo presidente da CMOA, um acto sem visão no futuro! No entanto a autarquia permiou esta divindadade PSD com a enexplicável e sobredimensionada avenida na chegada a Cesar...pois do PSD's para amigos!!!!!!!!

    É assim que se permeia os amigos...fala-me esse "pasçacio" do Sócrates (engº) em seriedade!!!!

    O Engº Ápio rua já tem! com o seu nome!! agora falta-lhe apenas uma avenida (com rotundas) em Loureiro!!! para inaugurar com a presença do "falso" Marques Mendes...e comandita!!!
    M.L.S.

    ResponderEliminar
  9. é!
    Pode ser a rotunda da Central de Camionagem...
    entretanto não sei se já foi inaugurada (são tantas as obras). Claro que estou a falar na ROTUNDA porque a central...

    ResponderEliminar
  10. alguém sabe da história daqueles oliveirenses que patricionavam o PS no Brasil...
    mais uma vez por causa do PS se fala mal desta Terra, já não basta nos terem roubado a maternidade e outros serviços do hospital...pora do PS só vem "merda" para O. Azeméis!

    ResponderEliminar
  11. anónimo das 11:49 destes um nó essa da Central de Camionagem, onde fica?
    estás a falar da de Vale de Cambra?
    da de Albergaria?
    da de S. João da Madeira?
    Arouca?
    ...

    ResponderEliminar
  12. Por falar em rotundas:
    Atribuam-lhe o nome também à rotunda situada em frente à fábrica dos laticínios, em Travanca.
    Terá a marca pessoal, considerando o tipo de sinalética existente, como por exemplo, um STOP no seu interior, para não falar dos mais diversos tipos de infracções ao código da estrada que os condutores poderão ser vítimas, se quiserem cumprir a sinalética.
    O que anndará o gabinete do trânsito a fazer? Não vêm e não serão pagos para verem situações como aquela, e corrigi-las?
    Pois não! o Jorge não tem tempo para isso, ou há-de andar de tasco em tasco, ou atrabalhar. E os funcionários do trânsito, agora ninguém os vê, pois não há pagamento de horas, senão era vê-los com a barriga encostada às grades de limitação e impedimento de ciculação automóvel.
    E a arquiteta afecta a esse gabinete recém criado, onde também mora de vez em quando o Jorge, é um zero à esquerda, nem interpretar legislação consegue.

    É tudo uma data de canalhada, só gostava de saber quais os objectivos a cumprir por parte desses funcionários....

    O Louro Pintado

    ResponderEliminar
  13. ........alguém sabe da história daqueles "oliveirenses" que patricionavam o PS no Brasil...
    mais uma vez por causa do PS se fala mal desta "Terra"(cuidadinho qu não é a drª), já não basta nos terem roubado a maternidade e outros serviços do hospital,finaças...da pora do PS só vem "merda" para O. Azeméis!
    É pena que não levem o Engº(A) e a seita!!!!!!!!!!

    mas..!mas...de que é que estamos a falar...?
    ...e ainda a festa vai no adro como diz o povo lá no Pinheiro....e aquela malta que no verão de 2006, esteve com "esses senhores" num lauto almoço,lanche e jantar lá na quinta em Palmaz!!!onde estão eles...agora calados como ratos(ninguem conhece o Dr. Lícinio e a família!!!) olhem que.... vão por a boca no trombone...quem não quer ser lobo não lhe vista a pele....o Engº Ápio também lá esteve...e não foi só ele..!?!?
    O Lusitano de Avintes

    ResponderEliminar
  14. AH! grande Louro...tu é que sabes disto!!!!!
    C.P.

    ResponderEliminar
  15. ....... o Jorge não tem tempo para isso, ou há-de andar de tasco em tasco, ou atrabalhar.
    Quem é este senhor jorge????
    Tambem quero saber!!!!

    ResponderEliminar
  16. Licinio, Aníbal, Lello, não conheço . Estão todos a assobiar pr'ó lado.

    ResponderEliminar
  17. ....... o Jorge não tem tempo para isso, ou há-de andar de tasco em tasco, ou atrabalhar.
    Quem é este senhor jorge????
    Tambem quero saber!!!!

    Antão num tá se a (be)ber qué o tipo que descarrega os parquimetros?
    O tal artista que por uonde passa deixa marcas de calotes.........

    Quidado cus parquimetros, tem denheiro lá dentro.....

    O Toino

    ResponderEliminar
  18. E o parque subterrâneo da praça das necessidades(dos cães e não só...)Aquilo é um alívio naquele espaço novinho que nem cheira a pneus nem nada.Ópio,tamem lá podes pôr o teu.Já me esquecia:leva papel higiénico,ou outro.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.