terça-feira, maio 01, 2007

Independentes ao ataque

Decorrente da ideia que por vezes tem surgido neste blog, queria lançar a debate aquilo que alguns têm sugerido como o único caminho possível para inverter o rumo de inépcia que o nosso concelho tem seguido nos últimos anos: uma lista independente.
Esta possibilidade que tem sido posta em cima da mesa traduz algumas considerações interessantes: as pessoas estão fartas dos partidos políticos, em particular, da forma como actualmente se faz política na estruturas partidárias; não se identificam com a oposição existente, achando que poderá ser pior a emenda que o soneto; não acreditam nas capacidades daqueles que hoje se assumem como alternativa; não querem mais do mesmo; estão desiludidas com o estado de coisas...
Esse apelo a uma lista independente é interessante, mas digam-me: quem é que daria a cara? Quem, de entre aqueles com valor, estão dispostos a dedicar-se à causa pública nesta terra; será que aqueles que querem a mudança por essa via dariam a cara por um projecto independente?

43 comentários:

  1. Caro Nuno,

    finalmente uma ideia interessante. Se bem que como qualquer situação, se não for/fosse bem gerida podia transformar essa ideia numa situação ainda pior.
    Mas se for bem gerida, criada com raizes, escolhidas pessoas jovens mas com experiência de campo, não politico mas sim profissional, poderá ser a única solução para isto tudo. Mas principalmente, pessoas que só prometam o que possam cumprir, que ao dar passos saibam onde vão parar as pernas e que saibam crescer e viver ao mesmo tempo. Por mim, parece-me bem. O mais importante é o trabalho de base, e olha que existe muita gente com capacidade e sem paciência para esses jogos de politica.
    E no fim, veremos se irão/iriam ser mandados embora ou se seria o inicio de um movimento maior e melhor.

    ResponderEliminar
  2. A questão é bem colocada.

    O problema é que se alguém se assumisse para protagonizar um processo deste tipo, teria de ter a garantia de que os apoiantes financeiros locais dos partidos, se mantivessem ao lado dum projecto deste tipo. Ou pelo menos não "atrapalhassem"!

    O problema é que se alguém, até vindo dum partido, desse o grito de independência, o mais provável era que fosse logo hostilizado e posto de parte no que diz respeito à estrutura partidária local, passando imediatamente de "amigo" a "inimigo".

    Esta solução era a que mais interessaria a Oliveira de Azeméis: juntar pessoas verdadeiramente válidas, construir um projecto, traçar um rumo e cumprir esse objectivo sem vacilar. Elas existem! E até estariam disponíveis para uma coisa deste género. Nem que fosse emregime de tempo parcial. Tínhamos era que pôr a política de lado. Por sua vez os "políticos locais" teriam que assumir o seu compromisso de que ajudariam sem reservas o executivo neutro, em tudo o que pudessem para benefício da terra, usando as suas influências sempre para o mesmo lado.

    Será isto possível? Será possível que todos dispam as camisolas? Será possível que os "mecenas" e os "donos do dinheiro" alinhem nisto (claro que deixavam de ter garantias de que aprovassem determinados projectos para seu benefício, ou que continuassem a ter tratamento preferencial)?
    Não sei. Acredito que sim. Falta no entanto um "clic", um aperto de pescoço, uma aflição, para que todos se possam sensibilizar para uma solução destas. Não acontecerá seguramente enquanto o PSD local continuar a dizer que "a dívida da CMOA não é alarmante e está controlada - até se baixou 1%), que o que corre mal é por culpa da oposição, que só faz coisas bem feitas, etc.
    Esses (ir)responsáveis são os primeiros a ter que admitir que a "coisa" está crítica. São eles que têm a legitimidade para iniciar um processo deste tipo, propondo a "tal" solução, pedindo ajuda à população e aos "civis". Infelizmente não me acredito que isto aconteça enquanto forem estes os senhores que mandam na CMOA.
    Mas:
    E se fosse, por acaso, a Dra Helena Terra a presidente da autarquia? Será que ela iniciaria um processo destes?! Teria essa humildade?! Acho que não... Aproveitaria o seu lugar de poleiro para também reinar, e continuávamos a ter mais do mesmo. O que prova que a mudança de côr só vai adiar ainda mais o problema (e têm a desculpa legítima de nada fazer nos primeiros 2 ou 3 anos por causa da situação que o PSD lhes deixou...)

    Então o que sobra? Tu tens razão Nuno: o problema estará nos políticos que temos.
    Mas não serão todos maus, pois basta olhar para S.João da Madeira ou para o que o Sr. Simões fez em S.Roque...

    Resta-nos apelar aos "donos do dinheiro" para que apoiem sem reservas uma equipa independente para pôr esta cidade nos eixos!
    Deste modo os independentes poder-se-ão candidatar sabendo que não terão "velhos do Restelo" a barrar-lhes o caminho!

    ResponderEliminar
  3. Ó caro amigo Nuno Araújo
    Na verdade, eu nem sei quem você é ... quero dizer ... se me cruzar consigo na rua não o consigo identificar ... mas aprecio o trabalho que tem feito neste Blogue e por isso estou plenamente consigo na ideia da criação de uma lista de independentes ... estamos todos fartos do que temos ... o povo quer sangue novo e não continuar a ser carneiro.
    Tem o meu apoio.

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno,
    A independêcia,é um estado de espírito e uma forma de estar na vida muito cara!Por outro lado, falta definir o que pretende com a expressão....é que o que "por aqui" se tem visto, são comentários depreciativos que pecam - sistemáticamente - falta de soluções construtivas e exequíveis....
    Porque não começar por expôr as suas ideias para o desenvolvimento Concelhio? e como pretende realizá-las?...

    ResponderEliminar
  5. A independência tem obviamente o seu preço (vêr situações recentemente passadas cá no burgo)contudo é claro que muio boa gente está cansada de políticos de apenas plham para o seu umbigo. É necessário encontrar gente que trabalhe com seriedade, por amor à nossa terra e longe dos interesses que graçam por aí.

    ResponderEliminar
  6. o problema das listas independentes é que por norma, de independentes têm pouco uma vez que estão sempre subjacentes a interesses terceiros. outro problema é o julgamento dos "ditos" independentes uma vez que se durante 4 anos não tiverem governado bem não se recandidatam e o povo não pode julgar esse mandato, algo que está sempre subjacente nas listas partidárias pois os partidos são julgados pelo que os seus representantes fizeram durante 4 anos. De qualquer das formas, pode ser um assunto interessante e a discutir, mas duvido da sua viabilidade num concelho que ainda possuiu um défice de discussão política séria e que se faça de forma racional e não emocional.

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo das 06:49 queria dizer que de facto existem alguns comentários que nada trazem de novo, mas, ultimamente, os anónimos têm trazido grande qualidade, até porque parecem pessoas devidamente bem informadas para poderem criticar e apontar soluções. Continuo, porém, a lamentar que não se identifiquem. Mas isto seria outra discussão.
    Na minha perspectiva, não vejo nenhum projecto para Olivereira de Azeméis apresentado por nenhum partido. Continuo a dizer que o problema reside precisamente aí. Não sabem o que querem, o que fazer nem para onde caminhar. Por isso, temos um concelho que mais se assemelha a uma manta de retalhos construída com base em medidas inconsequentes, projectos sem qualquer base de enquadramento urbanístico ou ecológico... Estamos sem uma definição básica do que se pretende para Olivereira de Azeméis.
    O PSD tem sido eleito ao longo dos anos para a Câmara. Ou a população está satisfeita e vota PSD; ou, então, acha que a oposição seria pior e, mal por mal, vota PSD.
    O facto deste partido estar há 30 anos no poder faz com que a sociedade oliveirense esteja assente numa grande teia de cumplicidades, onde todos estão comprometidos com todos, e, aí, naturalmente que não pode ser outro partido a mandar...
    O PS, que por vezes até parece ganhar algum fôlego, também não tem nenhum projecto para Oliveira de Azeméis, apenas vai lançando uma ou outra farpa, sem, contudo, definir aquilo que quer para o concelho. Além de que, também os elementos socialistas estão comprometidos nessa grande teia.
    Por isso, e sem pôr em causa a importância dos partidos políticos para uma democracia, penso que se começasse a surgir um movimento com cidadãos experientes e jovens (como já alguém fez notar que não é fácil), pessoas com credibilidade e capacidade para começar a criar uma base de apoio para uma eventual lista independente, estou certo que seria muito bom para Oliveira de Azeméis. Agora, e entramos novamente na pescadinha de rabo na boca: também muitos estão comprometidos nessa teia invisível e, outros, não têm tempo para a causa pública...
    Acima de tudo, é necessário mudar de mentalidade, deixar de viver sob os auspícios da cor política e passar a pensar sob uma bandeira de causas, de uma verdadeira missão onde a diversidade de pensamento, a riqueza da experiência das pessoas e o atrevimento do sangue novo possam ainda salvar o nosso concelho.

    ResponderEliminar
  8. Após o meu post das 10:51 e após analisados todos os comentários posteriores, gostaria apenas de deixar aqui alguns alertas:
    1- Ao contrário do que aqui começa a ficar demonstrado, essa equipa, a formar-se, não seria contra ninguém, mas sim para levar o Municipio a bom porto;
    2- Por outro lado, a ideia de não ter o apoio financeiro dos magnatas do dinheiro, não me parece preocupante, o importante é ter equipa e ideias, e depois o povo que decida, pois a democracia é um regime com falhas, mas é certamente o que menos falhas tem;
    3-Quanto as ideias do bloggista Hélder Simões, dois comentários. Primeiro, afirmar que os independentes, de independentes têm pouco, é assumir que não são independentes ou que se sujeitam a algo para tentar ganhar e julgo que não era o que estava aqui a ser proposto. Por outro lado, isso aconteçe certamente é nos partidos politicos, sejam eles quais forem, por motivos que até posso compreender mas não aceitar, daí a minha falta de paciência para jogos politicos. Segundo, a ideia de «que se durante 4 anos não tiverem governado bem não se recandidatam e o povo não pode julgar esse mandato, algo que está sempre subjacente nas listas partidárias pois os partidos são julgados pelo que os seus representantes fizeram durante 4 anos», parece-me estranha isto devido a 3 factores. O primeiro é que se a equipa for bem escolhida, daí eu falar no trabalho de base, esse risco é diminuto. Segundo, se não tiverem governado bem, parece-me até positivo que não se candidatem, pois teriam consciência que não o mereciam ou não tinham capacidade, algo que em termos de partidos nunca, e repito, nunca ocorre, salvo se o partido já tiver outra jogada na manga. E terceiro, a ideia que se julga o partido e não as pessoas é muito ténue, principalmente a nivel autarquico e os politicos sabem isso melhor que ninguém.

    ResponderEliminar
  9. Hélder, acho que o anónimo resumiu quase tudo aquilo que me leva a não concordar contigo.
    Quanto à questão do défice de discussão pública, é um facto. Mas, também te pergunto se o PS não poderia aproveitar para promover grandes discussões em torno do concelho; se o PSD também não o poderia fazer; e por aí fora.
    Além disso, por aquilo que vejo nas Assembleias Municipais, aprende-se muito pouco com a 'discussão' que os deputados lá fazem, ou melhor, não fazem...
    Caro Hélder, primeiro é rpeciso motivar as pessoas. Certamente não é fácil, mas, tentem ouvi-las, procurem-nas, respondam-lhes... Aí vão ver como elas começam a discutir.

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos.
    É verdade que a força do diheiro tem a sua imortância, mas acredito, não é tudo. E como já alguém aqui disse, se um projecto é sério, credível e independente, tal como estão as coisas acredito, tem fortes possibilidades de vêr as populações darem-lhe o seu voto.
    Também é verdade que fora dos partidos, não será fácil encontrar essas quem se disponibilize, mas se vierem dos partidos de independentes não terão nada. Então, há que procurar essas pessoas, elas existem.

    C. Mota

    ResponderEliminar
  11. um voto para a lista INDEPENDENTE.
    Mota contamos contigo na tal lista!

    ResponderEliminar
  12. Como não tive sucesso no PSD....


    Atom ou vice-versa

    ResponderEliminar
  13. INDEPENDENTES AO PODER!

    Então a minha sugestão começa a ganhar adeptos?Não é verdade Nuno?
    Nada de gente ligada a partidos...Convições sim! militância não!
    Cuidado de gente independente tipo (Cesar!)
    M.N.S.
    (agora já nem iniciais!!!)

    ResponderEliminar
  14. Carlos!
    Olhe que "eles" são demasiado maus, marotos e "sacanas" para lhe fazerem a "folha"!!!!! com a cumpricidade dos comendadores que não perdoam!
    Irá chegar um dia o 25 de abril a Oliveira de Azeméis,mas acredite que vai ser terrivel! acredite que chegaram as vinganças, as presiguições o medo e fundamental mente o ódio! enfim eu sei lá....Culpados???? os senhores a terra! e fundamentalmente os àpios,os loureiros,a "família"
    Admiro a sua coragem Carlos!

    ResponderEliminar
  15. !?!?!? Sabem alguma coisa sobre um pertenço "consul honorário" (oliveirense) que o governo portugues se preparava para colocar em Brasília? e muito amigo dos políticos actualmente no poder em Oliveira de Azeméis!?!?!?É demais Marques Mendes!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Normalmente as listas independentes sao constituidas por pessoas ressabiadas dos partidos... alguem que quis entrar para a Camara e nao entrou... alguem que se zangou com o partido A ou B ou uma mistura disto tudo.

    Os verdadeiros independentes nao se querem meter nisto, e muito menos em Oliveira onde tudo esta minado e so vence quem nao pensa e quem nao cria.

    ResponderEliminar
  17. O Nuno Araujo nao é independente, o Mota muito menos.

    Os verdadeiros independentes sao aquelas pessoas que nunca fizeram parte de um partido, sao pessoas que nao trabalham na Cãmara de Oliveira, são os que nunca fizeram parte de fundações ou projectos criados pela Cãmara. Caso contrario, sao pessoas ligadas directa ou indirectamente ao poder e/ou partidos

    ResponderEliminar
  18. ......Então o que sobra? Tu tens razão Nuno: o problema estará nos políticos que temos.
    Mas não serão todos maus, pois basta olhar para S.João da Madeira ou para o que o Sr. Simões fez em S.Roque...Tá tudo dito (ponto Final)

    ResponderEliminar
  19. .........Caro Hélder, primeiro é rpeciso motivar as pessoas. Certamente não é fácil, mas, tentem ouvi-las, procurem-nas, respondam-lhes... Aí vão ver como elas começam a discutir.
    Dá muito trabalho!!!!! e ganha-se inimigos no P.S.D!!!!!

    ResponderEliminar
  20. .....Os verdadeiros independentes nao se querem meter nisto, e muito menos em Oliveira onde tudo esta minado e so vence quem nao pensa e quem nao cria.
    Tem razão!!!masé preciso acreditar!!!

    ResponderEliminar
  21. Não foi à toa que o Salazar foi considerado o grande Português.

    Volta Salazar, estás perdoado, e com os políticos que temos, volta.

    Pelo menos não andaste a tirar a todos, só para os teus.
    Tanto quanto se sabe, morreste na miséria.

    Volta...

    ResponderEliminar
  22. Caro Nuno,
    O 'povo' não quer saber de listas ou cores partidárias...o mais importante, é o Homem, o Líder em si - o que se apresenta corajoso e fiel às suas ideias e convicções.
    Apresente-se ao povo e seja a sua 'bandeira'....inflame-os com o seu discurso e verá que se vergarão.
    Não é importante se tem ou não um partido politico que o apoia...mais importante, é que se apresente como "A Personalidade" em quem confiar.
    Pense nisto.
    Respeitosamente
    O anónimo das 6:49

    ResponderEliminar
  23. Julgo que os "senhores do dinheiro" teriam mais a ganhar com uma gestão transparente. A dúvida, a incerteza, em resultado da promessa falsa ou da pura mentira disfarçada com sorrisos e expressões de interesse e gravidade, não são nada boas para o negócio. No entanto, há por aí muito parolão podre de rico e que se julga gente, que ainda tem a noção que tem poder. Não tem. Para alguns "jeitos" certamente, mas não para a saúde das suas empresas.

    Com transparência tudo pode sair mais barato e rápido: diminui o factor incerteza e os custos de transacção e de oportunidade.

    Só o parolo e o incapaz (por só sobreviver de habilidades) é que não estão interessados.

    Credibilidade, não propaganda.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  24. Caros confrades, de facto está aqui um assunto de grande interesse, no entanto, só uma ou outra opinião é que vale a pena ler, porque as restantes não trazem nada de bom ao assunto.
    Assim, se vê a vontade de alguem fazer algo diferente, uma minoria, que não vai conseguir acabar, com o totalitarismo do poder neste concelho, apenas se mudam os galos...
    Como alguém disse o que continua a mandar em oliveira são os tais mecenas que apenas defendem a sua causa, e andam sempre ao sabor do vento, seja o ps, psd, cds, porque o que lhes interessa é um concelho rural a tocar no citadino, no entanto,aquilo que oiço falar de uma lista de independentes, nunca mais..., ponham em prática que de certeza terão adeptos, estamos fartos do marasmo que se tornou esta cidade (se o é).

    Zé mul

    ResponderEliminar
  25. Não acredito em politiquices e muito menos em políticos (embora o nosso sistema (pouco)democrático tenha este modelo de governação).
    Cabe na cabeça de alguém, que seja notório em termos Municipais por motivos de capacidade empresarial, de gestão ou outras, deixar o seu trabalho que é honestamente reconhecido, para se "meter" na política, para ser enxovalhado, criticado, apontado, pressionado, e outras coisas acabados em ado?
    Ainda por cima para herdar uma carga de dívidas?
    Não acredito!!!
    E essa coisa de querer governar alguém, é para os pobres de espírito que querem protagonismo, notoriedade, e umas festangas à custa do herário público.
    Mas não se iludam! Aparece sempre quem queira o tacho, pois quem não sabe fazer mais nada, mune-se de assessores, e transforma-se em político.
    Para mim, qualquer um serve, haviam era de mudarem de 4 em 4 anos, assim, pelo menos, haveria vontade de fazer diferente e melhor que o anterior, e ficaría-mos todos, mas mesmo todos, a ganhar.
    Temos o que merecemos.....

    Como devem ter percebido pelo tipo de letra, sou o anónimo das 8:35 h

    ResponderEliminar
  26. As listas independentes ganhadoras têm sempre um cacique como cabeça - Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro,senão estão sujeitas à forte pressão partidária.

    ResponderEliminar
  27. De facto não é com o Nuno que isto lá vai (desculpa Nuno...); Está demasiado comprometido com a memória de alguns Oliveirenses. Mas tens uma grande atenuante a teu favor: eras jovem!!!
    Muitos houvesse como tu!!

    De facto o Helder desta vez não foi lúcido o suficiente (está comprometido!!!); Mas adianta alguma coisa julgar ao fim de quatro anos?!! O quê?!! Já foi alguém preso por ter gerido mal uma Câmara?!! Fala-se mas...

    Contrariamente à opinião da maioria aqui do blog, eu acredito numa equipa de concenso, e do meu ponto de vista ela terá que incluir políticos. Não queremos tocar no outro extremo e fazer da Câmara uma coisa fechado só sobre o nosso umbigo. Os políticos são essenciais para a concertação com o poder central. Temos é que seleccionar os bons, venham de que partido fôr.

    E amigo Mota: o teu nome ainda se vai escrever na História de Oliveira de Azeméis! Não deve ser fácil para ti. A minha admiração!

    Finalmente, do Senhor Presidente do Congresso - mais conhecido por Salazar - retenha-se apenas esta ideia: Deixou o governo com apenas 30 contos na sua conta bancária!
    Tenho que desabafar: Já não há destes...

    ResponderEliminar
  28. O que a Câmara de Oliveira precisa é de uma Mulher! Uma grande Mulher!
    Uma mulher que faça uma limpeza a todo o município. Comece pelas burocracias,simplifique processos e "timings", rentabilize o pessoal, sirva a população.
    Uma mulher que promova a rentabilização dos recursos do nosso concelho, que os organize em prol da população e que desenvolva o espírito bairrista.
    Uma grande mulher, tal como uma fada num lar....

    ResponderEliminar
  29. obviamente que estou "comprometido", mas não é com o poder instalado. É que estou certo que faço parte de um leque vastíssimo de oliveirenses de todas as cores partidárias e até apartidários que "amam" a sua terra e que não se conformam com este pobre desenvolvimento. Nunca escondi nem esconderei as minhas convicções políticas, mas isso não me tolda o pensamento nem me retira a lucidez para achar que todas as boas soluções são aquelas defendidas pelo PS e que tudo o que o PSD local faz está errado. Aquilo que se passa nesta terra, acontece muitas outras, governadas pelo PS, PSD e CDU onde não existe alternância e onde o comodismo impera em virtude das relações que vão sendo criadas.
    Para muitos, servir a causa pública pode ser uma maneira de obter protagonismo. Para outros, e quero acreditar que para muitos, é o cumprimento dum dever cívico e só tenho pena que muitos dos nossos "quadros" não se aventurem nestas andanças pelo simples facto de perderem dinheiro - para alguns a política é o ganha pão, mas para muitos outros, é contribuir para o desenvolvimento da sociedade nem que isso signifique abdicar de regalias salariais.
    Contudo, quando digo que não vislumbro nas listas independentes a solução, alguns outros comentadores já aqui expuseram outros motivos - por norma são listas de candidatos rejeitados pelos partidos que tentam a sua sorte na maioria dos casos para prejudicar o partido que os rejeitou, e nas últimas eleições tivemos o caso de três ilustres autarcas todos a contas com a justiça, que os partidos rejeitaram mas cujos lobbys instalados localmente apoiaram por forma a manterem Fátima Felgueiras, Isaltino Morais e Valentim Loureiro nos seus postos e a defender interesses sabe-se lá de quem!
    Outro motivo prende-se com a própria campanha em si que como todos sabemos custa uma maquia consideravel. Qual o independente que estará disponível para financiar uma campanha? Não existirá depois a tentação de reaver o dinheiro investido?

    ResponderEliminar
  30. .........Como não tive sucesso no PSD....


    Atom ou vice-versa

    ..........Eles começam a ter medo...... de quem lhes faz frente são assim os covardes....Força Atom ou vice-versa...cuidado com os teus amigos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  31. Finalmente!!!!!! (foi preciso puchar por ele),,,,,gostei do teu comentário Helder...não me desiludas!!!!lê bem o que escrevi...
    L.C.

    ResponderEliminar
  32. Rua com a escumalha do PS e PSD's uma data de taxistas!
    Independentes ao poder já!

    ResponderEliminar
  33. ..................Normalmente as listas independentes sao constituidas por pessoas ressabiadas dos partidos... alguem que quis entrar para a Camara e nao entrou... alguem que se zangou com o partido A ou B ou uma mistura disto tudo.

    Os verdadeiros independentes nao se querem meter nisto, e muito menos em Oliveira onde tudo esta minado e so vence quem nao pensa e quem nao cria.

    8:05 PM

    ....tambem concordo consigo!!entende então que aquele que militou num partido não tem o pleno direito de ter uma actividade política e cívica num contexto de um perfeito afastamento da mafia reinante dentro daqueles????

    ex-candidato a candidato!(assim tá bem!!)

    ResponderEliminar
  34. .......................Rua com a escumalha do PS e PSD's uma data de taxistas!
    Independentes ao poder já!

    ............esta é a verdadeira opinião do povo anónimo do concelho de Oliveira de Azeméis.....
    Cesarense

    ResponderEliminar
  35. Eis um tema que resumiu bem a 'forma de ser e estar' do portuga....critica-se quem está no poder; critica-se quem lhes faz oposição e ainda quem tem boas intenções de dar um novo rumo às situações!!Afinal....o que é o ideal?o que não é,mais o que poderia ter sido e ainda quem se atreve a pensar em soluções!?!?!assim, não se vai a lado nenhum!
    Que espírito tacanho!!!!!que decepção....

    ResponderEliminar
  36. neste momento os taxistas do PS que "labotam" em lisboa nada fazem pela nossa Terra, aqui o PSD é mais do mesmo: amigos, máfia, o Correio de Azeméis que vê tudo"côr de rosa", podridão, escândalos financeiros, obras que estão paradas...
    INDEPEDENTES ao PODER JÁ!
    acabemos com esta vergonha!

    ResponderEliminar
  37. Este menino Araújo é alguma coisa ao Araújo de Oliveira de Azeméis que apareceu este fim de semana enrolado em coisas e financiamentos esquisitos? Esse Araújo não é do PS? É da família do menino "independente" que falou em teias nos partidos políticos? Alguém me pode esclarecer se há ou não laços familiares? É que eu sou de fora...
    Mas se for, meu menino... Sabe uma coisa? É muito feio atirar pedras quando se tem telhados de vidro!!!

    ResponderEliminar
  38. nao pague o filho pelo pai. mas de facto não vale a pena apregoar moral com historias assim!!!!
    AF

    ResponderEliminar
  39. já estão na parte da crucuficação??
    é esta parte que mais gosto da terra....execuções sumárias aos próprios 'filhos'...
    ah 'povão'bilioso!
    ainda queres fazer alguma coisa pela terrinha, Nuno?

    ResponderEliminar
  40. crucificação, claro

    ResponderEliminar
  41. De facto não se pode culpar o filho pelas asneiras do pai.

    Falemos então deste filho que agora anuncia a independência como ultimo recurso para endireitar isto.

    Então e em que independentes estará este Nuno a pensar?! Hmm?

    Falemos deste Nuno que também um dia já bateu com a porta da Fundação La Salette anunciando em tom bem alto que eram todos uns corruptos e uns comprometidos (não é só o Helder!), e que sabia de coisas gravíssimas que se passavam no seio da fundação e das gentes do poder, mas, o certo, meu caro, é que até hoje:

    NÃO OUVI NADA DA TUA BOCA ACERCA DISSO!!!

    Porque será que este Nuno se calou?! Era ouvi-lo na altura nos cafés da cidade anunciando as intensões...

    Uma dica ao Nuno: Usa agora aqui a tua oportunidade anónima, e BOCA NO TROMBONE !!!

    Independitiza-te !!!

    ResponderEliminar
  42. Lembram-se daquele vereador que renunciou por não ter galochas para se movimentar no pantanal? Pois é, adiantou-lhe um grsso:ninguém acordou!
    Não sei se alguma vez esteve filiado em algum partido.Penso que não.Agarrem-no ó Independentes, porque independência mostrou ele.
    Por favor,volte professor Justino para ajudar a limpar tanta m.... que prolifera na Câmara Mun.
    Se não o fizer ficaremos muito desiludidos consigo.

    ResponderEliminar
  43. Só se fores tôlo pá!........
    Eles que remendem os buracos que tão ardilosamente abriram!!!!!
    Não te tenho por maluco.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.