sexta-feira, maio 18, 2007

Humor no dia Internacional dos Museus

Hoje comemora-se o dia Internacional dos Museus. Por toda a parte são inúmeras as actividades que assinalam o dia. Oliveira de Azeméis não fugiu à regra e todos os seus espaços museológicos, de uma maneira ou de outra, mostram as suas actividades. No espaço que foi dantes o Centro Vidreiro, que visitei hoje de manhã, dou nota positiva à exposição lá patente com o título “e se este espaço não tivesse sido transformado num museu?”. São 40 fotografias a cores e a preto-e-branco que demonstram o que seria do espaço se tivesse sido abandonado. Escolhi uma das fotos que retrata a originalidade da excelente exposição e dou os meus parabéns aos técnicos que criaram em computador esta exposição “virtual” que choca o visitante momentaneamente, pois logo reconhece que a mesma não passa de pura imaginação.
Para os concelhos vizinhos esta é uma lição a tirar, nomeadamente para o de S. João da Madeira, que fala há décadas em criar um museu que retrate o que foi a indústria da chapelaria mas infelizmente o mesmo não tem passado de promessa. Aprendam connosco. Azeméis é cultura! E da boa…

27 comentários:

  1. é preciso mesmo muito humor para interpretar isto. de facto, Museu do Vidro é coisa que por enquanto é uma miragem apesar das muitas e muitas promessas.

    ResponderEliminar
  2. É fácil para quem está de fora criticar. Muito fácil mesmo...
    Se tivessemos que gerir este barco(CMOA) também teríamos que fazer opções. E esta não era certamente de primeira prioridade, na minha opinião.
    Considero-a importante, mas há coisas bem mais importantes que ainda não foram acabadas.E falo muito concretamente da biblioteca municipal, que deveria estar já aberta ao pública e cheia de actividades de enrequicimento para os jovens oliveirenses. Aí sim, estaria e bem, a CMOA a contribuir para uma cultura viva dos nossos jovens.

    ResponderEliminar
  3. MJ,

    É certamente um barco difícil de gerir, mas quem o gere deve saber, melhor do que ninguém o que é ou não exequível pelo que não deveria criar falsas expectativas nos oliveirenses.
    Quem está de fora critica mas também sabe registar e enaltecer as obras feitas, mas há-de concordar comigo que existe neste momento mais assuntos para criticar do que para elogiar.

    ResponderEliminar
  4. Bom: o que representa actualmente o vidro para Oliveira de Azeméis, além dos vidrões?

    Nada. É uma curiosidade do passado.
    O vento que daí ainda sopra (e espera-se que por muito tempo) é a indústria de moldes.
    Querer reviver algo que está morto e enterrado e económicamente pouco racional (é uma indústria que necessita de muita energia e Portugal disso tem pouco), é um atavismo semelhante aos ranchos folclóricos que insistem sempre e apenas no trajo e "cantares" bárbaros e toscos fim-de-século (XIX) por motivos que desconheço e nem quero saber.
    É comodo, não exige visão e desperta nostalgia no velhinho eleitor.
    Façam um museu com a ascenção e queda da indústria e até uma oficina dedicada ao fabrico de peças de design (desde que seja sempre rentável e se ainda sobreviverem mestres vidreiros capazes de transmitir os seu saber), mas não mexam muito no cadáver porque ele não volta à vida e só se espalha o mau cheiro.

    O políticamente correcto é cómodo e barato para o político mas é caro e pernicioso para a população!
    Quem tem a obrigação de alertar que o faça.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  5. Caro Helder

    Na hora de assumir compromissos todos os políticos criam expectativas nos eleitores. Todos, sem excepções. É assim a política.

    ResponderEliminar
  6. de certeza que vais ser mais um cavalo branco para o concelho, porque o que me parece neste concelho, é que quando se cria algo, fica logo para museu, pois é tudo bonito no inicio, mas perde-se logo o interesse. Deverá ser bem pensado, senão vamos cair no mesmo erro que a biblioteca e o parque da cidade, que de cavalos brancos qualquer dia passam a museus.

    Ze mul

    ResponderEliminar
  7. Assumir compromissos, é desejável. Todos devemos assumir e assumimos compromissos a cada minuto, hora e dia que passa. Na política não é e não pode ser diferente. O problema é o grau de seriedade que se coloca no assumir dos mesmos. E aí é que a porca torce o rabo.
    Os políticos para além de visão, estratégia e planeamento, devem ter um sentimento de gestão familiar. Isto é, gerir a coisa pública como se de sua se tratasse, e aí...
    Importa é umas viagens para uns quantos amigos "empreendedores". Rumo a Bruxelas. ....Muitos!

    ResponderEliminar
  8. Ao mj:

    "É fácil para quem está de fora criticar. Muito fácil mesmo...
    Se tivéssemos que gerir este barco(CMOA) também teríamos que fazer opções. E esta não era certamente de primeira prioridade, na minha opinião."

    Concordo que é mais fácil criticar do que fazer e a cultura numa sociedade não é a primeira prioridade. Primeiro temos que comer e beber, é certo.
    Aqui a questão é que em relação a outras câmaras, até do interior do país, OAZ encontra-se na cauda em indicadores importantes para o desenvolvimento dos povos. Veja-se o saneamento, a água, as zonas industriais...

    Oliveira de Azeméis perdeu os lugares da frente ao longo dos anos. Por isso temos de mostrar o nosso descontentamento. Ainda mais com a divida que tem e as asneiras que comete, sendo uma das mais aberrante dos últimos anos ter vendido os estaleiros da Câmara por razões de liquidez de tesouraria e agora estar a pagar renda desse espaço, já há cerca de 2 anos.

    ResponderEliminar
  9. É fácil para quem está de fora criticar. Muito fácil mesmo...
    Se tivéssemos que gerir este barco(CMOA) também teríamos que fazer opções. E esta não era certamente de primeira prioridade, na minha opinião."

    Ó Meu amigo ... mas gerir o quê? se quererem gerir este espaço pensem bem ... muito bem como fazê-lo de forma a não criarem razões para vos cairem em cima ... e mais... vejam lá se não metem lá algum amigo ... familiar ... ou coisa assim.
    Sejam transparentes ... isentos ... já o barco (CMOA) não seria tão pesado.
    Nas próximas eleições só terão o que já merecem agora ... a RUA.

    ResponderEliminar
  10. Deverá ser diicil gerir o barco furado (cmoa) mas, mesmo assim todos querem ser o seu comandante.
    De facto, o grande problema é que meia duzia de marinheiros não sabe que a gestão publica, é um bem de todos nós, ou seja, se gerirem mal, estão a geril mal os nossos impostos.
    Se a gestão publica fosse entendida, como um bem para a sociedade (que o é), e não para se autopromoverem, e dar emprego aos amigos ... familia... e outros pagantes (poque a maioria que entra, são só imcompetentes, veja-se alguns pseudo-chefes), se calhar não teriamos tantos barcos furados no nosso pais.

    ResponderEliminar
  11. Concordo consigo na dos "pseudo-chefes" é que lá todos querem ser chefes ... aquilo é um autêntico estendal de chefes ... e em alguns serviços todos eles têm categoria de chefes e sem subordinados ... são chefes de eles próprios e subordinados de eles mesmo ... vejam só ... até dá vontade de rir mas é verdade que é assim mesmo.
    Conclusão ... não fazem nada durante o dia ... e depois falam em SIADAP e avaliação de desempenho ... só se for para os poucos que ainda trabalham ... sim .. porque há lá quem trabalhe ... mas esses acreditem ... por mais que se esforçem nunca serão chefes ... nem querem pois sabem que ser chefe é uma grande responsabilidade... ao contrario de muitos que preferem parece-lo.

    ResponderEliminar
  12. Alguém aqui disse:
    "Quem está de fora critica mas também sabe registar e enaltecer as obras feitas, mas há-de concordar comigo que existe neste momento mais assuntos para criticar do que para elogiar."
    Apesar de concordar que há muito que criticar pedia para que também elogiassem... pois por poucas coisas que existam para elogiar, elas há...
    A nivel cultural e patrimonial vão por exemplo ver a excelente obra da CMOAz e da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta na sua zona histórica... muito bem conseguida e valoriza a todos...
    Olhem um pouco mais para fora da Rotunda do Rainha.
    OAZ não é a rotunda do Rainha... são 19 freguesias que gostava de ver aqui mais em foco e mais discutidas.

    ResponderEliminar
  13. elogiar !!!
    Você deve ser de lá de dentro...???
    A nivel cultural e patrimonial ...
    que grande anedota ....!!!

    ResponderEliminar
  14. Antes do Museu do Vidro, é preciso rentabilizar os 3 museus que existem. Sim, meus senhores, nao parece que mas existem 3 museus no nosso concelho. Rentabilizar significa dar formação, criar eventos... tal como fazem as outars camaras.

    ResponderEliminar
  15. elogiar !!!
    Você deve ser de lá de dentro...???
    A nivel cultural e patrimonial ...
    que grande anedota ....!!!

    Estes são comentários de quem não é democrático e só sabe ser do contra....
    Eu concordo que há muito que deve ser feito e devia ter sido feito mas também há coisas que foram feitas e devem ser elogiadas.
    Por acaso conhece o centro histórico do Pinheiro da Bemposta? Por acaso já foi a alguma exposição lá apresentada?
    Por acaso sabe onde fica o Pinheiro da Bemposta?
    Este é apenas um exemplo, infelizmente não há muitos mas sempre há alguns que, mais uma vez, devemos elogiar.

    ResponderEliminar
  16. No Pinheiro da Bemposta? Estão afalar de quê? Das exposições que foram um filão para o Veloso que se considera um artista?Bom os trolhas também são chamados artistas, só que há os bons e os outros.
    Os anjos choram que se matam por se sentirem tão mal tratados!.....
    Mas atenção meus senhores; o Aníbal Araújo é um crítico de arte à altura.O que se devem rir, alguns Brasileiros, com as bacuradas destes sujeitos.....
    É UMA TRISTEZA!!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Só iluminados...
    E a recuperação da zona Histórica do Pinheiro da Bemposta? Não tem valor?

    ResponderEliminar
  18. Doeu pois doeu.Já esperava que alguns não gostassem destas verdades.

    ResponderEliminar
  19. No Pinheiro da Bemposta? Estão afalar de quê? Das exposições que foram um filão para o Veloso que se considera um artista?Bom os trolhas também são chamados artistas, só que há os bons e os outros.
    Os anjos choram que se matam por se sentirem tão mal tratados!.....
    Mas atenção meus senhores; o Aníbal Araújo é um crítico de arte à altura.O que se devem rir, alguns Brasileiros, com as bacuradas destes sujeitos.....
    É UMA TRISTEZA!!!!!!

    Mas que que grande verdade!!!
    O sr. Veloso terá autirização do M.E. para estas ausências às aulas???
    Vamos colocar estas questões Directora Regiona de Educação?
    pode ser!!!!

    E.P.B.C.

    ResponderEliminar
  20. Os comentadores deste blog devem ter palas ou vêm mal...
    Será que é dificil elogiar o trabalho realizado pela autarquia no centro histórico do Pinheiro da Bemposta?
    Será que os comentadores deste blogue algumas vez sairam da rotunda do Rainha? Cá para mim nem sabem ondde fica o Pinheiro da Bemposta.
    Se pensam que estou aqui para elogiar, que sou de "dentro" como já insinuaram, estão muito enganados.
    Muitos comentários meus aqui é de critica á autarquia, mas não me preciso de justificar. nem aqui nem em lado nenhum. Gostava era de ver mais seriedade em alguns comentarios.
    Querem falar dos problemas financeiros da CM?
    Querem falar da falta de saneamento no concelho?
    Querem falar dos "tachos"?
    Eu falo!
    Mas querem também falar do que é bem feito?
    eu falo e vocês?

    ResponderEliminar
  21. Tu és daqueles que comem à custa do erário público. Fazes o teu papel e bem.Continua a defendê-los!

    ResponderEliminar
  22. Este blogue a continuar com comentários deste calibre não vai longe e não se dá a respeitar.
    Eu escrevo anónimamente mas não insulto ninguém.
    Mas á cobardes que através do anonimato se escondem e os responsáveis pelo blogue deviam por e simplesmente eliminar este tipo de comentários.
    Eu não sou funcionário da Camara, não sou funcionário publico, nem sequer trabalho no concelho, mas como disse num email anterior não preciso de me justificar.
    Eu critico e muito a CM... mas quando tenho de elogiar elogio.
    Infelizmente este blogue só serve para uma coisa, para acritica, algumas das vezes sem fundamento, leiam bem antes de virem com comentários, "ALGUMAS" das vezes sem fundamento, "MUITAS" das vezes com fundamento.
    Sejam sérios, é isso que se pede, não sejam como aqueles que criticam...

    ResponderEliminar
  23. "Eu escrevo anónimamente mas não insulto ninguém.
    Mas á cobardes que através do anonimato se escondem e os responsáveis pelo blogue deviam pura e simplismente eliminar este tipo de comentários."(citação)

    Com que então vª exªnão insulta ninguém? Pelos vistos também é um bom apreciador da censura.
    Pode disfarçar como quiser mas o seu retrato está feito!
    É sua obrigação continuar a apoiar os desonestos. Pode ser que algum dia lhe calhe alguma coisinha

    ResponderEliminar
  24. "Quando o homem é movido pela desonestidade,pela corrupção,pela confusão mental,ele decai e fracassa"
    James Allen

    ResponderEliminar
  25. se a moda pega, um destes dias afixam pelas paredes fotomontagens do pessoal da terra com o corpo dos desgraçados de àfrica que estão a morrer à fome...é fantástico como 'pelo choque', podemos dar um valor a coisas que nunca teriam se não fosse o afamado...CHOQUE!
    ó Rui...francamente!gostar de uma exposição só porque ela choca as pessoas por aquilo que poderia ser se o não fosse???faz lá uma critica como deve ser que é para a gente se convencer.
    Nada disto faz sentido...até porque a teoria do 'choque' dificilmente traz bonsr esultados

    ResponderEliminar
  26. Caro amigo, o meu post não é para chocar. É simplesmente um post humoristico e por isso não tenho culpa que tenha ficado chocado dessa forma.

    ResponderEliminar
  27. Bem, este blog está fantástico . Vamos ver com consegue a pior crítica para o concelho de Oliveira de Azeméis ?
    Sim, porque e isso q todos adoram fazer, criticar, soluções vejo poucas...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.