terça-feira, setembro 26, 2006

É sobejamente conhecida a realidade financeira da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, sintomática, aliás, de uma crise nacional e mundial, cujas proporções ultrapassam, o âmbito puramente local.
Contudo, esta página começa a ter tendência a ser virada, mormente com a aplicação, pelo executivo, de soluções apriorísticamente limitativas de gastos excessivos e muitas vezes supérfluos.
Nesta matéria, a consciência é comum, todos - poderes instituídos e os não instituídos, população em geral - são unânimes em afirmar a necessidade de reduzir as despesas municipais.
A própria CMOA já o admitiu por diversas ocasiões; não há que escondê-lo!
Por sua vez, a Oposição continua a protagonizar uma corrente de pressão, mais ou menos coerente, alertando para o mau estado das contas públicas da autarquia.
Dois factos notórios: a dívida existe e deve ser reduzida, senão, combatida.
Então, se estamos de acordo nisto, porque continuar com manobras dilatórias, com mecanismos eleitoralistas e propagandísticos num assunto vital para o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos.
O que resulta claro, para mim, é a ausência de soluções… carência de lucidez e falta de determinação.
Este é o combate da década. Pior, neste momento, já não é não fazer nada. Agora é fazer mal. Já não se pode errar, não há mais uma segunda oportunidade. Não basta caminhar em frente, importante é por onde se vai e como se vai.
Ao Executivo Municipal é atribuído, frequentemente, a critica de esbanjamento, de má gestão, da despesa sem critério e objectividade.
A Oposição é rotulada como pouco construtiva, limitando-se à crítica pura e simples, não apresentando com sustentabilidade uma verdadeira alternativa.
ESTE NÃO É O CAMINHO.
A era é a do consenso, do diálogo, da convergência, da união de esforços em prol de uma causa fulcral para o futuro da nossa cidade, do nosso concelho. Disso nos prova o passado recente, cujos antagonismos nada nos ofereceram, e em nada contribuíram para o progresso e prosperidade.
Procurar reduzir dia-a-dia a despesa é o primeiro passo. Encontrar despesas desnecessárias, que outrora nem para o gestor mais atento existiam e eliminá-las, de forma razoável e coerente.
Disso é exemplo os chamados Leilões Electrónicos Autárquicos, que consiste, grosso modo, em compras agregadas com outros municípios, com vista a aquisições conjuntas, de determinados produtos.
Sendo vários os municípios a comprar, na mesma operação financeira, o mesmo produto (por ex. tinteiros de impressoras, consumíveis de informática, ou mesmo papel de fotocópia), as margem de negociação serão muito mais elevadas, reduzindo os seus custos com intermediários, podendo o fornecedor praticar preços colectivos impensáveis na aquisição de pequenas quantidades. Esta é uma solução simples, que trará poupança de gastos entre os 25%, basta para isso haver vontade politica e uma dose de bom-senso.

3 comentários:

  1. Caro Pedro Marques (permita-me que o trate assim)
    li (e reli) o seu pos e, naturalmente, respeito o seu comentário, as suas sugestões. O que não quer dizer que comungue das suas asserções.
    No entanto, duas ou três frases, suscitam-me (breves) comentários. A saber:
    "...porque continuar com manobras dilatórias, com mecanismos eleitoralistas e propagandísticos num assunto vital para o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos".
    Sabendo-se o - pouco - que se sabe, o que não seria se não existisse oposição (que teve alguns períodos de eclipse) e cidadãos interventivos que, de certa forma, 'travam' devaneios ?
    Quanto ao futuro e o futuro dos nossos filhos julgo que há muito está comprometido. Que capacidade de atracção e de fixação tem apresentado Azeméis que façam inverter essa realidade?
    "Já não se pode errar, não há mais uma segunda oportunidade. Não basta caminhar em frente, importante é por onde se vai e como se vai."
    Segunda oportunidade ? mas elas já foram tantas...30 anos de oportunidades... E quanto ao caminho, também há quem vá alegremente... até ao abismo.
    Já agora: será em nome da contenção ou racionalização de custos que há semáforos fundidos em alguns pontos da cidade desde há muuuiiitos meses? Pode não haver dinheiro mas sensibilidade poderia haver. Poderia, digo eu...
    Sugestão: fazer uma permuta entre o que se poupa ao alinhar numa central de compras e o gasto numas lâmpadazinhas para os semáforos.

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  2. Procurar reduzir no dia-a-dia as despesas não é o primeiro passo, o primeiro passo é reduzir as despesas desnecessárias.

    Na era dos serviços informáticos on-line e até das compras electrónicas uma das despesas desnecessárias são os tinteiros que permitem a impressão de tanta burocracia.

    Já que o papel burocratizado ira apenas ter impacto ecológico e ambiental, pois têm de ser guardado em arquivos que estão em edifícios alugados ou por inaugurar e ...( por ai fora...)

    infelizmente continuo Lamentar ter de despensa tempo no município para tratar qualquer tipo de assunto já que ao aceder por Internet a câmara municipal apenas tenho informação e não a serviços !

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  3. Concordo plenamente com as vossas opiniões, mas deixem-me vos dizer que realmente andam todos afastados da realidade.
    Não quero ferir susceptibilidades mas a realidade do nosso Município está muito para além do que aqui foi dito.
    Em primeiro lugar a oposição pouco mais pode fazer, não por falta de pessoas com capacidade de sugerir opções válidas, mas porque, infelizmente, o executivo usa de armas muito pouco democráticas, fazendo uso dos poderes que detêm para ocultar parte da informação.
    Só se saberá a realidade da Câmara Municipal após uma auditoria séria e sem segundas intenções e em que os lugares, estrategicamente ocupados por "funcionários" pagos para esconder a vergonhosa gestão que está a ser efectuada, não possam interferir no trabalho dessa auditoria.
    Este escandaloso aumento do pessoal da Câmara Municipal não é de agora, esta cruzada para colocar ao serviço do Município grande parte da matéria incompetente que ronda as cores laranja, iniciou-se aquando da entrada para o poder do actual presidente do município. Senão vejamos, no final de 1997, e após 22 anos de democracia, a Câmara municipal tinha no efectivo cerca de 270 funcionários. Ao fim de 4 anos no exercício das funções de vice-presidente e com a gestão do pessoal a seu cargo, o actual presidente conseguiu o feito de ter no activo cerca 500 funcionários, para elevar este número para perto dos 700 nos dias de hoje. Para prestar um serviço cada vez mais…….
    Em tempos passados altas vozes se levantaram conta a decisão, do presidente da altura, de atribuir um cargo tão importante como a gestão financeira do Município a uma vereadora da oposição. Num curto espaço de tempo se verificou que a decisão tinha sido a mais acertada. Esta lufada de ar fresco mostrou que havia maneiras de gerir correctamente os dinheiros públicos e encontrar soluções para o desenvolvimento do nosso concelho, porém o pior estava para vir. Com a saída da referida vereadora os novos métodos de gestão foram aplicados da maneira mais errada possível, começando a criar a decadência da Câmara Municipal. Não só não souberam aproveitar as novas ideias para a construção de um futuro sustentado como as aproveitaram para benefício de quem mais lhes interessava.
    Decididamente o que é necessário não é o cortar de despesas insignificantes mas sim uma mudança radical de pensamentos e meios de gestão que não estão ao alcance destes pseudo gestores que apenas vêem a Câmara Municipal como meio de se auto-promoverem.
    O que necessitamos é de pessoas com provas dadas fora dos meandros públicos e que sejam suficientemente altruístas para colocarem em “ordem” este Município e garantirem um futuro melhor para os nossos filhos e netos.

    Um Oliveirense atento e informado.

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