domingo, setembro 03, 2006

Moínhos de Ul

Na manhã de hoje (re)visitei alguns moínhos de água de Ul, parte dos quais estão a ser alvo de intervenção no âmbito do Núcleo Museológico.
Devo dizer, em antevisão, que quando concluído, com boa publicitação, boa conservação e animação específica para o tema, o Núcleo Museológico poderá constituir uma mais-valia assinalável para as terras oliveirenses.
Adivinha-se que não será nos tempos mais próximos que o projecto será concluído. Será bom que não seja abandonado.
No entanto, há aspectos que hoje em dia, já poderiam estar um pouco melhor e que ajudassem desde já a causar boa impressão a quem, pela primeira vez, faça uma visita a toda a envolvente.
Se quanto à (má) qualidade da água do rio temos a consciência que é um problema profundo e não facilmente resolúvel, já quanto a outros pontos podia haver uma intervenção não muito onerosa mas, repito, importante. É o caso de lixos nas margens (fruto da falta de civismo e cultura ambiental dos humanos); é a balbúrdia do estaleiro de obras que podia estar melhor arrumado e sem tantos restos de sacos de cimento, por exemplo, semeados a esmo, detritos espalhados em toda a área, etc.
Temos, em potência, mais um recanto com um potencial enorme. Aguarde-se serenamente.

3 comentários:

  1. Este post suscitou-me ainda mais curiosidade para a visita que tenho sistemaicamente adiado. Pena é que, simultâneamente, permitam a construção de muros ilegais nas margens do rio, sem que nada seja feito para a reposição da legalidade. Esperemos que não comecem desde já a "matar" este projecto que, como diz o Carlos Cunha, será mais um nicho de mercado de turismo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Helder, tenha lá calminha porque algo está a ser feito para a reposição da legalidade. Aguarde.

    ResponderEliminar
  3. olá a todos espero que alguém de direito reveja o que se está a divulgar os tradicionais moinhos de ul e sobre o seu afamado pão, é que fiz uma vizita guiada aos moinhos, o que pode ver foi degradante,tanto para contar a historia dos moinhos como a sua função na historia da fregusia do pão de UlOs moinhosnão se resumem a dois ou três que são mostrados,o que é uma pena, ao lado existem mais alguns restaurados, e restaurados com o dinheiro do herario publico, para estarem ás moscas e ao bandalismo barato, gostava que alguém com responçavilidade nisto de reabilitação dos moinhos de ul (denominado como parque museológico)nos dissé-se porque é que a rota aos moinhos é diferente da apresentada, é que temos moinhos restaurados perto do centro e temos que dar uma volta de varios km para os ver, quando a ideia era uma volta pedestre de 3 a 4km e agora serão de cerca de 10km ou mais, que nada tem a ver com o trageto inicial. o filme que nos foi apresentado deixa uma ideia errada do que é o pão de Ul, a ideia que tranmite é que o pão será feito ou da farinha da casca do arroz ou de milho, é uma pena tanto dinheiro gasto e uma informação tão fraca e degradante para o tão afamado e saburoso pão de UL (padas de trigo) como o nome indica feitas de farinha de trigo ao qual não vi nem tem para mostrar um unuco moinho para moer trigo,esses moinhos levavam uma pedra diferente das que lá estão expostas a moer, as que lá estão são para moer milho;ou farinha da casca do arroz,farinha para os animais e muito fraca por sinal.Pesso que olhem para esta mensagem como um alerta e uma mais valia construtiva.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.