quinta-feira, setembro 21, 2006

requeridos, convidados e outros..

aceito o desafio aqui colocado por um comentador em que após transcrição de um comunicado do PS local perguntava 'Comentários ?'.
Pois bem. Sobre a notícia que motivou a saída, com invocação da lei de imprensa e tudo mais, parece-me que o comunicado socialista está escrito de forma assertiva e segura que sou levado a acreditar que a 'omissão' de requerer ou convidar os autarcas socialistas terá sido um facto (não sei se pontual ou recorrente).
Só que um comunicado assertivo e seguro não apaga a (má)imagem transmitida por uma notícia publicada com destaque pelo que poderemos ser levados a pensar: ou o jornalista não cumpriu uma das regras da profissão (ouvir o contraditório ou a parte visada) ou, o que seria muito grave, manipulou ou acedeu, conscientemente, a que fosse produzido um sound byte (melhor dizendo: uma atoarda).
Acho que esta questão suscita uma boa e excelente discussão e que é avaliar se os poderes constituídos fazem marketing político ou, pelo contrário, teremos meras acções propagandísticas.
Quanto a convites..já passei por uma experiência reveladora da amnésia de alguns políticos locais sociais democratas quando se trata de inaugurações. Na inauguração de uma determinada obra estrutural na cidade fizeram a pompa e circunstância e sofreram a tal amnésia de convidar quem propôs, pôs em marcha e participou activamente na construção desse equipamento. Ontem como hoje...

5 comentários:

  1. Sobre este assunto, devo dizer-lhe que infelizmente, neste caso, não foram cumpridas as regras mais básicas do jornalismo pois em momento algum foram ouvidos os supostos faltosos sobre as motivações para tal suposta falta a um suposto convite que era suposto que existisse.
    O destaque que foi dado a notícia e a forma como é transmitido o desmentido, levam-me a supor que não terá sido um erro lapso acidental pois curiosamente, não existe um pedido de desculpas aos visados e que era o mínimo que se poderia pedir. A título de exemplo, deve dizer-lhe que aquando da apresentação pública do projecto de requalificação do parque de la salette, recebi por parte da CMOA três cartas e um telefonema com o intuito de me levar a estar presente... neste caso, nem uma sms, um carta, um email, um telefonema, nada! Esperemos que tenha sido um mero lapso e que tudo volte a normalidade e que os jornalistas em causa voltem a ler o seu código deontológico, se é que em escreveu a notícia tem carteira profissional...

    ResponderEliminar
  2. Não consegui perceber se a situação se ficou a dever a erro no tratamento da matéria pelo jornal, por deficiente depempenho profissional, ou se ficou a dever-se a uso de informação errada ou errónea produzida noutra sede. Ainda assim, acho estranho que seja dado destaque jornalistico a uma situação, sem que haja o cuidado mínimo de tentar confirmar previamente tal situação. Parece que assim não se terá passado.
    Estou certo que o jornal em causa fará tudo para corrigir a situação. Pelo menos espero que o faça.

    ResponderEliminar
  3. O QUE É MAIS GRAVE: A OMISSÃO DO CONVITE OU A NOTÍCIA FALSA?!

    ResponderEliminar
  4. Afinal a motivação da leviandade com que a notícia foi feita foi potenciada precisamente no autocarro que fez o transporte da comitiva nas inaugurações onde pelos vistos são comuns as bocas secas e em tom de chalaça á oposição (ps), que naquele momento não se pode defender, de trás prá frente e vice-versa do mesmo autocarro produzidas por quem mais deveria demonstrar respeito, como sejam os nossos presidentes da câmara e assembleia, os vereadores, alguns presidentes de juntas e os outros figurões do psd que fazem sempre questão de se mostrar (porque trabalho não mostram eles). Pelos vistos o jornalista não só terá participado no fartote e chorrilho de bocas foleiras como terá sido incitado a escreve-las mas com muito mais nível.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.