sábado, setembro 23, 2006

Câmaras 'desperdiçam' Internet

Num estudo de Luis Ribeiro Vieira, do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) sobre "Maturidade dos Serviços de Informação das Autarquias" (in DN de 22/09/06) algumas conclusões - relativamente surpreendentes- foram apuradas.
Por exemplo: 92% das Câmaras primam pela ausência de resposta a e-mails que lhe são dirigidos; a maioria não aproveita ou facilita a ligação autarquia-munícipes via website para dar a conhecer, por exemplo, o PDM ou regulamentos camarários. Apenas 18% disponibilizam on-line o orçamento e planos.
Não me surpreende a evidência do referido estudo.
Por experiência própria, e ainda recentemente, enviei uma mensagem sobre um assunto de cariz social a três diferentes endereços de e-mail da CMOA (publicitados nos diferentes sites da Câmara)e somente recebi acuso de recepção de um dos serviços.
O bom senso, a educação basilar (e talvez a ISO 'não sei quantos' também o recomende) dirão que uma resposta é sempre devida.

10 comentários:

  1. Um exemplo caro desta situação é a obrigatoridade da Assembleia Municipal de O. Azeméis publicitar as ordens de trabalhos e as actas das reuniões e fazer de conta que as regras não existem...

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  2. recomendo que seja feita uma reclmação com os formatos indicados referindo que foi feita a mesma por outros meios e dar cópia ao Instituto Português da Qualidade, neste sentido a quando das auditorias anuais que o organismo de certificação, que neste caso é a APCER, faz todos os anos a CMOAZ vê-se obrigada a demonstrar a eficácia e eficiêcia das acções tomadas face às diversas reclamações...

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  3. Porque a nova direcção da UDO deixou de emitir o site:
    www.oliveirensebasquetebol.com

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  4. porque será que o site:
    www.azemeis.com
    desenvolve notícias que deveria ser a CMOAZ a fazê-lo no seu site?

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  5. Mais grave que os municipes ficarem sem respostas ás solicitações via e-mail ou correio é o facto de ao solicitarem audiências com o Presidente ou Vereadores terem de dizer logo qual o assunto sob pena de não serem recebidos. pelos vistos a "triagem" é antes feita pelos...funcionários.

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  6. carlos,
    nos tempos de gestão moderna, essa de "ISO não sei quantos" fica mal:
    NP EN ISO 9001:2000 - Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos.

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  7. Existe um enorme trabalho pela frente...DEpende de tdos nós!
    Cumps

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  8. Porra!
    Quem é que corta os comentários aqui neste blog?
    Fazem-no a muito tempo?

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  9. Obrigado PM.
    Reconheço que não tinha presente a referência da ISO...é uma questão de detalhe mas que é, naturalmente, importante

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  10. PM?
    PM quer dizer que foi comentado após o meio dia!

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