domingo, setembro 24, 2006

Porquê?

Termionou a fase de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental elaborado tendo por base os dois traçados possiveis da futura A32, os já muito publicitados traçados A e B. Embora a decisão definitiva do traçado caiba às Estradas de Portugal, as autarquias cujo território é envolvido nesta e por esta infra-estrutura vão-se pronunciando - foi o caso da autarquia de Oliveira de Azeméis.

Vou escusar-me de fazer aqui a análise de cada um dos taçados propostos, até porque a última edição do jornal "A Voz de Azeméis" a tornou pública de forma resumida mas com a exactidão necessária (aproveito para felicitar o autor desta peça pelo rigor posto no seu trabalho).

Pronunciaram-se a este propósito, e muito bem, os presidentes da Juntas de freguesia cujo território é envolvido e pronunciou-se a nossa Câmara, sendo certo que a consulta aos presidentes de Junta foi prévia à tomada de decisão da Câmara, procedimento que é, obviamente o correcto, pois afinal são estes que melhor conhecem o seu território e as necessidades e anseios dos seus fregueses; pelo que se calculava que fossem estes (e bem assim o dito estudo) a "influenciar" a decisão da nossa Câmara. Dos sete presidentes de Junta que se pronunciaram sobre o assunto, seis deles pronunciaram-se favoraveis a um dos traçados (o traçado B) e apenas um foi dissonante (preferindo o traçado A). Até aqui, e com este larguíssimo consenso tudo indicaria e o bom senso aconselharia que a Câmara se pronunciasse no mesmo sentido, mas não!
Ao arrepio da opinião de quem está sempre no terreno e mais próximo das populações, a Câmara, sem qualquer fundamentação que abalasse a dos seis presidentes de Junta que se pronunciaram favoraveis ao traçado B, pronunciou-se a favor do traçado A, quando além dos presidentes de Junta o Estudo de Impacte Ambiental indicava, no que toca a Oliveira de Azeméis, opção pelo traçado B.

Alguém sabe porquê?

14 comentários:

  1. É incompreensível esta posição da nossa Câmara. Os motivos invocados, baseados na opinião da comissão do PDM, segundo diz a imprensa, servem tanto para defender a solução A como a solução B.
    Como também servem para defender que a estrada não deva passar no concelho, como também serve para defender que deva passar em qualquer lado, que tanto faz.
    Estamos para ver o que vão fazer os Senhores Presidentes de Junta eleitos pelo PSD, que viram a Câmara tirar-lhe o tapete...

    ResponderEliminar
  2. Vão baixar as calcinhas como teem feito até aqui.
    Ficam caladinhos senão não vão às proximas inaugurações, ou correm mesmo o risco de não ter sequer inaugurações!!!! ah pois...

    ResponderEliminar
  3. por favor...
    ao ler o textos anteriores ninguém esclarece quais os pontos positivos e negativos de cada alternativa, vejo um estar contra mas pouco fundamentado, talvez tenham razão, mas objectivamente não o demonstram...estão a dar pontos a CMOAZ!

    ResponderEliminar
  4. espero que a auto estrada va beneficiar a cidade e crie uma entrada condigna que não as presentes que derivam da IC2.
    Que os serviços técnicos da CMOAZ (existem?) façam algo neste sentido!

    ResponderEliminar
  5. Srª. Helena Terra,
    como está do lado poder, deve ter algo para nos dizer:

    Quando estará pronto o campus do polo universitário de OAZ?
    Inclui a escola de enfermagem?
    A futura auto estrada inclui uma saída?
    Se o seu partido através do governo está a apoiar obras no concelho vizinho de SJM com a construção de um edificio de apoio às empresas que se vai construir junto ao centro de formação para a industria do calçado, porque não dá a mesma resposta para a OAZ?
    Já questiou a CMOAZ sobre este assunto?
    Que apoio pode dar como deputada do PS na AR?
    já questiou o Herminio Loureiro sobre este assunto? que trabalho concertado tensionam fazer?

    Aqui pode ser um tema que o PS local deve investir no sentodo de mostrar a sua força aos oliveirenses, afinal a tecnologia é uma bandeira do seu governo agora é mostrar com investimento!

    ResponderEliminar
  6. na sequência de algumas questões, importa clarificar certos pontos: em relação a acessos à auto-estrada, eles serão, no caso A - junto ao Horto Paço Velho na Variante para Vale de Cambra e junto ao restaurante Milita na zona das Travessas, perto de S. J. Madeira na EN 227 enquanto que no traçado B a entrada em Oliveira de Azeméis seria no mesmo local e o acesso na EN227 seria situado na zona de Pindelo, acima das instalações da Toyota.
    Este troço B permitiria uma melhor acessibilidade do interior do concelho bem como dos concelhos do interior (Arouca e Vale de Cambra) potenciando as zonas industriais de Cesar e Pindelo e Nogueira do Cravo e evitar que o tráfego intenso que circula junto ao cruzamento do Las Vegas em Nogueira continuasse a existir pois grande parte seria desviado no nó da auto-estrada de Pindelo.
    O troço B tem ainda a vantagem de não cortar a Quinta do Covo literalmente ao meio, com as consequências que daí poderão advir, nomeadamente a preservação do património histórico cultural (lá se instalou uma das primeiras senão a primeira fábrica do vidro do país) estando esta sustantabilidade posta em causa com o traçado A que prevê um viaduto de 300 metros em frente a Casa da Quinta do Côvo.
    O traçado A contempla também uma clara divisão artificial de duas freguesias - Nogueira do Cravo e S. Roque ao passar mesmo junto aos limites destas freguesias e contemplando um túnel de 600 metros a atravessar grande parte do aglomerado urbano de Nogueira, desde a denominada Feira dos 27 até à EN227.
    Estes são alguns dos motivos que me levam a defender o traçado B como o mais eficaz para o nosso concelho.

    ResponderEliminar
  7. obrigado sr. Helder Simões, o esclarecimento que deu sobre as alternativas "A" e "B" satisfaz, no entanto aguardamos pelas questões levantadas do anónimo das 3:30 à srª. Helena Terra.
    Será que vamos ter respostas?
    Se for respostas sem conteúdo mais vale ficar sem resposta...

    ResponderEliminar
  8. Claro quando se deixa do blá blá sem qualquer sumo e se entra no concreto ficamos sem respostas...não srª Helena Terra.
    Já era esperado a nossa oposição local é oca e penso mesmo que é ao nível dos incompetentes da CMOAZ.
    Talvez por esta razão é que o PSD local lidera este tempo todo.
    è muito importante uma oposição forte, imaginativa e empreendedora.

    ResponderEliminar
  9. O ruído do silêncio da srª Helena Terra demonstra que lidera um grupo sem alma, oco e sem alternativas.
    Ao que chegaste PS de OAZ!

    ResponderEliminar
  10. então Helder não vens dar uma ajudazinha a tua amiga Helena Terra?

    ResponderEliminar
  11. para o "censurado" - como vês, desde que a linguagem não seja ofensiva ao bom nome de ninguém, os comentários, mesmo que negativos são pubicados... quanto aos restantes, ficam todos aqui arquivados pois podem vir a ser necessários um dia... tal e qual como outros blogs anónimos que já por esta terra proliferaram e que acabaram por ser descobertos.. um dia também todos saberemos que é quem e quem escreveu o quê...

    ResponderEliminar
  12. ENTÃO helder NÃO QUISESTE APARECER PARA CONHECER A MALTA DE "O CENSURADO"...
    A MALTA EXCEPCIONALMENTE PAGAVA UM CAFÉ A UM COMUNA!...

    ResponderEliminar
  13. Helder hoje um novo convite:
    Mais logo no cyber, umas survias para a malta e leitinho para ti, agora se queres conhecer a malta estamos no Espaço Internet anda rápido poderemos nos conhecer todos, será uma party louca (mix laranja com vodka).
    Vem com a lena...
    Anda que temos pressa...

    ResponderEliminar
  14. É pena o blog estar moderado assim poderiamos responder atempadamente ao que aqui vai sendo escrito.
    Mesmo assim não posso deixar de responder a certas questões colocadas à Drª Helena Terra, não que saiba qual a resposta que ela daria mas sim porque me apetece dar a minha resposta.
    Grande parte das perguntas colocadas não podem ter resposta ou melhor a resposta que pode ser dada é a de que ninguem sabe porque, infelizmente, o poder vai ocultando as coisas durante o mair espaço de tempo possivel.
    O partido da Drª Helena Terra está a apoiar os nossos vizinhos de SJM porque têm um presidente com iniciativa e com visão suficientes para avançar com projectos destes.
    Infelizmente, para nós oliveirenses, não temos um presidente daqueles, muito pelo contrário, temos um executivo que na presença de propostas financiadas as deixa escapar só pelo simples facto de essas propostas apenas serem de importância para o concelho e não para os seus designios pessoais.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.