quinta-feira, setembro 21, 2006

Chegaram os parquímetros


Para uns trata-se um sinal de modernidade, para outros, apenas mais uma taxa para sobrecarregar os oliveirenses.
Apesar de considerar que a introdução dos parquímetros é uma medida que faz sentido como forma de disciplinar o estacionamento e, nomeadamente, facilitar o acesso à cidade a todos quantos dela fazem uso durante o dia, creio que a sua introdução peca por estar desfasada no tempo pois, em meu entender, era necessário criar primeiro,parques na periferia por forma a que todos quantos trabalham na cidade também possam ter um local para aparcamento da sua viatura.
Por acautelar estão também os interesses dos moradores, uns mais legítimos que outros, no sentido de lhes permitir alternativas de estacionamento.
A ver vamos como correm os primeiros meses, na certeza de que a própria Câmara Municipal, a meu ver, não quereria avançar já para esta solução sem antes tratar dos supostos parques periféricos, no entanto, creio que esta é uma exigência da empresa Soares da Costa a quem foi concessionada a exploração.

11 comentários:

  1. Convém ainda lembrar que os parques de estacionamento que deveriam ter sido previamente criados na periferia deveriam ser gratuitos, aliás, so assim se constituiriam numa verdadeira alternativa ao parque pago, ou aos parquimetros, no centro da cidade.
    Alguém pensou nisto?

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  2. Convém ainda lembrar que os parques de estacionamento que deveriam ter sido previamente criados na periferia deveriam ser gratuitos, aliás, so assim se constituiriam numa verdadeira alternativa ao parque pago, ou aos parquimetros, no centro da cidade.
    Alguém pensou nisto?

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  3. Ora ai esta um mal necessário, é assim que acabamos por pagar os erros do passado mal planeado.
    Mas não aprendemos nada, pois o índice de construção para comércio e habitação na cidade continua a ser dos mais elevados do país.
    Como se constrói muito por m2, qualquer centímetro de terreno vale muito, não sendo comportável a aquisição de áreas para estacionamento ou para zonas de lazer.
    Tal índice permite fazer prédios tão altos em ruas apertadas, que a sua calçada deixa de ser tocada por qualquer raio de sol .

    Mas todos vamos ter o prazer de introduzir as moedas nos modernos parcómetros para aceder as velhinhas áreas de estacionamento.

    Com tanta modernidade ate se podia cometer a loucura de pintar as áreas de passadeiras para peões.

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  4. os precedentes comentários são objectivos e acertados. Acrescentaria que a tudo isto há que levar em conta a(in)existência de transportes públicos. De resto, o que se tem lido e ouvido ultimamente por parte da principal operadora da região só vem confirmar isto mesmo. O autocarro da 'semana da mobilidade' é mais um 'sound byte'.

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  5. carlos especifica melhor essa da transdev ('sound byte')...

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  6. A venda do Caima Transporte a uma empresa Francesa, foi um grande erro, porque agora as pessoas, principalmente os idosos que tem de ir os Hospitais do Porto, tem de ir primeiro a São João da Madeira e fazer a troca de autocarro, o pior não é só isto, quem quiser ir a Ovar, Aveiro, Estarreja ao Domingo ou Feriado, não existe carreira e quem for ao Porto, por via S. J. da Madeira ao Domingo só tem uma carreira e por cima de manhã vem cedo, isto é uma vergonha...
    Essa dita Empresa ainda tem a lata de pedir subsídios a Câmara Municipal de O. Azeméis, para poder manter outras carreiras, tenham é vergonha, até o Interpinho eles lixaram seus ladrões, gatunos, malandrotes vão é para o vosso pais fazer asneira e deixem em paz aos que trabalham...

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  7. Outra questão, aqueles caramelos que estacionam sempre em segunda fila, quer tenham lugar ao não para estacionar, o que se lhes vai aplicar? Multa por estarem estacionados em segunda fila? Népia, ninguém multa, e como estão em segunda fila também não estão abrangidos pela taxa do parcómetro, certo?
    Certos cafés como já falamos, mantêm os lugares reservados com grades de cerveja, então vão desta forma optar por não pagar os 900 euros/anuais, que a CM impõe pela reserva do lugar de estacionamento. Vamos começar a andar com grades vazias de cerveja, marcamos lugares em dois ou três sítios estratégicos, se possível em segunda fila, o pessoal cá é pacifico e passa ao largo sem se queixar e nada de pagar estacionamentos.

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  8. Esta questão das grades é muito importante e dá a sensação que ninguém se preocupa muito com isso, mas existe um café junto ao cemitério, que reserva com grades DOIS LUGARES, o que por vezes dá lugar a quem lá chega consegue estacionar entre as duas grades, não percebendo o sentido das grades e até a lei que lhe dá cobertura. Acontece que os donos do café saem de lá de dentro disparados, mandando retirar os carros. Se alguém dentro do seu legitimo direito de circular, tenta responder que não deveriam lá ter as grades e como tal reservar lugar de estacionamento, eles ameaçam riscar os carros além da má educação verbal. Expliquem-me em que cidade estamos? Será que estamos no Faroeste? E qualquer dia, saem de lá com uma pistola dão-nos um tiro para tirarem de lá o cavalo?

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  9. Quem é que vai controlar o estacionamento em tempo e espaço?
    A policia municipal não existe!
    A GNR é uma vergonha...relembro que para a nossa cidade foi criada uma esquadra de tipo A que o PSD do tempo do Ramiro Alegria deixou fugir a oportunidade e o Governo também do PSD colocou em banho maria. Srª Helena Terra ora aí está um tema para ressurgir, aguardamos a sua intervenção...

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  10. è triste ver esta notícia em primeira página num jornal local(voz do psd), enquanto qualquer terra em nosso redor já tem este controlo à muito tempo. Aqui se vê o quanto estamos atrasados!

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  11. Eu até concordava com o estacionamento pago, mas há aqui algo que me deixa com a pulga atrás da orelha.
    Afinal em que benificia o concelho de Oliveira de Azeméis com o estacionamento pago?
    A Soares da Costa vai explorar isto durante quanto tempo?
    Quais foram as contrapartidas para a Câmara Municipal com esta concessão?
    Cá pra mim isto não passa de um arranjinho para alguem lucrar uma "coroas".
    Vejam o exemplo de SJM, a empresa que explora os parcometros foi obrigada a construir 2 parques de estacionamento subterraneos e ainda por cima paga à Câmara Municipal 40% das receitas dos parcómetros.
    Abram os olhos, em SJM é que se sabe garantir o futuro.

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