segunda-feira, janeiro 22, 2007

há menos buracos

Eis que posso dizer: há menos buracos nos passeios da cidade !
Assim é de facto pois pude constatar que alguns buracos (outros já eram buracões) foram ou estão a ser reparados.
Como não alinhamos na política do 'bota abaixo' entendemos dar relevo a um pequeno detalhe que é grande para o bem estar e segurança de quem circula a pé pelas ruas oliveirenses.
É certo que a degradação existe desde há muito mas..o caminho faz-se caminhando.

4 comentários:

  1. O Fórum foi o primeiro a dar a notícia!
    Aqui vai a do Alerta:

    Sem inauguração à vista, mas num adiantado estado de degradação

    Como é de conhecimento público a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro está pronta, mas ainda não foi inaugurada. Contudo, este é o aspecto “novo” que oferece a quem por lá passa.

    As paredes foram revestidas por um material com aspecto de esferovite, que facilmente é retirado pelas mãos dos mais curiosos. Com um aspecto esponjoso e de fácil manuseamento vão-se criando buracos até ao aparecimento do cimento.
    Desta forma, até ao dia da inauguração não sabemos se sobrará algum revestimento. É, de salientar, que esta foi uma obra que custou milhares de euros, contudo interrogamo-nos se a escolha deste revestimento terá sido a melhor.
    Lamentável é também a forma como o vandalismo assume tamanhas proporções. Apesar de verem o estado deteriorado da obra, continuam a ter atitudes deploráveis de cada vez fazerem mais buracos.
    Para completar, temos uma área com um certo estilo arquitectónico para entrada de luz natural, que foi muito bem pensada, sem dúvida, mas esqueceram-se que tem cerca de 1,5mt de altura e está em cima do passeio. Extremamente prático para quem lá passa, ou faz um desvio do passeio ou cuidado com a cabeça…muita atenção.
    A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis já tomou conhecimento do caso e, de acordo com Gracinda Leal, vereadora responsável pelo equipamento, já reuniu com o empreiteiro e arquitecto responsáveis, tendo delineado uma estratégia para evitar esses actos, que a vereadora classifica como de “vandalismo”.
    Gracinda Leal reconhece que os materiais utilizados no edifício, embora característicos deste tipo de empreendimento, são “frágeis”, especialmente a tela que reveste a esferovite, na medida em que até o lançamento de uma pedra fica marcado na parede. No entanto, fonte técnica próxima do Alerta sugeriu que o revestimento foi mal aplicado.
    A Câmara Municipal vai proceder à recuperação da parede e “talvez aumentar a grossura da película exterior”, disse Gracinda Leal.

    Elisabete Pereira

    ResponderEliminar
  2. efectivamente nota-se uma melhoria dos passeios na parte mais central da cidade... contudo, urge "obrigar" os promotores imobiliários a repôr passeios e zonas de estacionamento degradadas pela sua actividade e que prejudicam gravemente os peões que circulam pelo concelho.

    ResponderEliminar
  3. Veja-se o exemplo (MAU) da rua velha de S. António.

    ResponderEliminar
  4. Para quem não estiver informado, aqui vai:fiquem sabendo que todos os buracos nas ruas,nos passeios, nas paredes da futura biblioteca,e em muitos outros sítios de Oliveira, não estão ali por acaso.São o resultado do esforço da Autarquia para tapar outros(muitos) buracos nas contas da mesma.Pois é,para que não restem dúvidas,está a ser levada acabo uma pesquisa para a exploração de petróleo!
    Não comentem muito isto porque se não os de S. João da Madeira.....

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.