segunda-feira, janeiro 15, 2007

Aveiro ou Porto?

São cada vez mais as notícias que dão conta da intenção do Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aderir à Área Metropolitana do Porto, saindo da Grande Área Metropolitana de Aveiro. Os argumentos usados há um par de anos para defender a inclusão na GAM Aveiro parecem cair por terra.
Confesso que me causa alguma confusão a necessidade de estarmos incluídos numa Área Metropolitana quando, a meu ver, apenas existirá uma metrópole - a zona de Lisboa.
Apelidar de metrópoles a um conjunto de vilas e cidades que não perfazem meio milhão de habitantes é não ter noção do que é efectivamente uma metrópole.
Aguardam-se novos desenvolvimentos.

3 comentários:

  1. "Apelidar de metrópoles a um conjunto de vilas e cidades que não perfazem meio milhão de habitantes é não ter noção do que é efectivamente uma metrópole".

    A Area Metropolitana do Porto tem mais de 1 milhão de habitantes.
    Foi de facto um erro grasso a criaçao da Area Metropolitana de Aveiro e a adesao a ale por parte de Oazemeis. Inteligentes foram logo a Feira e SJMadeira. Agora, OAZ vai atras...

    ResponderEliminar
  2. permita-me que lhe diga que entre a opção GAM Porto ou Aveiro, e com os dados disponíveis e os objectivos da altura creio que a decisão foi a mais correcta e por isso a defendi nesses termos, mas discordando da "obrigatoriedade" de escolha e do modelo de organização territorial proposto.
    A questão da metrópole também não se aplica aos municípios que integram a área metropolitana do Porto - quanto muito, Gaia, Porto, Maia e Matosinhos partilham dos problemas metropolitanos, e os restante municípios apenas contribuem com números estatísticos que engrossam a reivindicação destes municípios de mais verbas para as suas obras e investimentos.
    O que ganhou S.M. Feira e S.J. Madeira com essa adesão?

    ResponderEliminar
  3. Ápio ajoelha-te ao Castro de Almeida ele mete uma cunha por ti!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.