domingo, janeiro 21, 2007

Como se vive o nosso concelho...

Tempo de aniversário, é tempo de "balanço". É verdade, já lá vão dois anos sobre o surgimento deste espaço!
o Fórum, surgiu como um um espaço onde todos os oliveirenses que "vivem" o seu concelho, opinem sobre o actual estado do mesmo. na altura também se estabeleceu que... os artigos são da responsabilidade dos assinantes.
Pois bem, partindo destas premissas, é bom passar em rectrospectiva o que foram estes últimos dois anos de vivência e opinião no nosso concelho, demonstrados neste fórum. Durante dois anos, os contributors (uns de forma mais assidua que outros) foram opinando sobre o concelho, chamando à atenção dos erros graves que por cá se vão cometendo; salientaram coisas boas e coisas más que por cá se vão vivendo; aplaudiram quando foi próprio e criticaram sempre que factos concrectos reclamavam crítica. Os contributors assinaram os seus posts, assumiram as Verdades e as suas verdades; comentaram as Verdades e as verdades dos outros.
Durante estes dois anos, muitos foram os comentários incluidos neste fórum, algumas vezes assinados, outras tantas em "pseudónimo" mas a maioria, a larga maioria, das vezes de forma completamente anónima.
No que toca a participantes anónimos ou sob pseudónimo, pudemos constactar dois tipos de participações: as daqueles que, por qualquer tipo de razão, não conseguem "dar a cara" e aqueles que, lembrando os "escribas do reino", não podem dar a cara, sob pena de serem chamados à responsabilidade por isso. Uns e outros merecem a nossa análise na medida em que são reveladores do tipo de democracia e da cultura política que, 30 anos depois, ainda se vive por cá e, concomitantemente, são reveladores da forma como alguns vivem e opinam a sua terra... Isto tem que dar que pensar!
Obrigado a todos. Bons posts!

2 comentários:

  1. Eu sou apenas anónimo.
    Não sou da terra.
    Aprecio este blog.
    Mas a sério... gosto tanto como o velho vouguinha.
    Pouca-terra-uu-pouca-terra-uu...

    PS: Se a menina é da terra, não queira ser candidata à Câmara, a malta da terra não quer mulheres a governar. A terra é assim...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é verdade cara Helena.
    Por culpa de 30 anos de democracia que temos, somos obrigados a comentar, escondendo-nos por vezes atrás do anonimato, pois sabemos o que o poder imposto faz a quem rema contra a maré, e das mais variadas formas. Este poder pode "não ouvir, não ligar e nem seguir" o que os outros dizem, mas gostam de encher peito e "retaliar" na sua mesquinhez e arrogância, de donos do poder!
    Não quero com isto dizer que me acobardo, pelo contrário, tudo farei para dentro das possibilidades que a "máquina" permite, "atirar" contra ela.
    Quanto ao post do amigo "pouca terra", permita-me discordar consigo. Se tiver que ser uma mulher a destronar a actual "democracia" pois que seja a Dra Helena! Felizmente não precisa de grandes "armas" para mostrar que está acima de qualquer um. Basta ouvir as suas intervenções e o mau estar que causam... porque será?

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.