sexta-feira, janeiro 05, 2007

carta aberta ao Presidente da Câmara

Artigo de opinião por mim assinado e publicado na edição de hoje do jornal 'A Voz de Azeméis'

CARTA ABERTA AO SR.PRESIDENTE DA CÂMARA

Exmº Senhor Presidente,

Antes do mais, formulo votos de um Bom 2007.
É uma ousadia da minha parte incomodar V.Exª com assuntos que podem parecer menores, como adiante verá, quando a atenção de V.Exª estará, porventura, concentrada nas grandes questões estratégicas para o presente e futuro da comunidade oliveirense.
Então o que me leva a dirigir, por este meio, a V.Exª ?
Passo a tentar explicar: julgava eu (e ainda julgo) que uma das missões da autarquia é propiciar e zelar pela segurança e boas condições das infraestruturas que servem os cidadãos da autarquia. Para cumprir com tal desígnio, a governação da autarquia tem ao seu dispor um conjunto de serviços, estruturados e hierarquizados.
Aqui chegados, surge uma primeira questão: será que os serviços (Divisões, Gabinetes, etc) estão, de facto, ao serviço dos oliveirenses ?
A experiência dirá que não, salvo honrosas excepções (a tal excepção que confirma a regra).
Exemplo: como cidadão oliveirense, tenho insistentemente alertado para uma situação óbvia, que está ao alcance dos olhos de todos que circulam na cidade e que não mais é do que o não funcionamento de quase todos os semáforos (a que juntarei o crescente número e dimensão nos buracos dos passeios da cidade). Tenho alertado, desde há meses. Pessoalmente (através de um formulário no GAM), por correio electrónico e até através da imprensa local e nunca de forma anónima.
Passados que são largos meses (repare V.Exª que não foi há um ou dois dias!) a resposta é zero: nem os semáforos são reparados nem uma resposta a acusar as minhas comunicações, como, de resto, a elementar boa-educação ditaria. Já percebi que são princípios que não existem na carteira de deveres de uns quantos (salvo uma ou outra honrosa excepção, que também as há).
Como devo interpretar esta persistente falta de reparação dos semáforos, por exemplo ?
Por falta de capacidade técnica não será certamente.
Por falta de uns quantos euros para compra de lâmpadas também não será.
Então por que será ?
Como não é evidente uma forte razão que justifique tal negligência e desleixo tenho legitimidade para conjecturar.
Que a sinalização de trânsito, e a segurança de peões e de condutores é assunto menor nas preocupações dos responsáveis políticos e das chefias do Gabinete ou Serviço que na Câmara tem este pelouro, é uma hipótese.
Outra hipótese será: porquê dar atenção ou resposta aos avisos de um vulgar cidadão ? Até pode parecer que são os governados quem dizem o que se deve ou não fazer…
Uma outra hipótese ainda: se alguém (seja o diabo cego, surdo e mudo ) vier a ser atropelado tendo como causa directa a inexistente sinalização semafórica, os serviços camarários repararão de imediato e sempre poderão dizer que foram eficazes e a situação está normalizada.

Exmº Presidente, é nos detalhes, nos pormenores, que também se avalia a consideração que nós, cidadãos-contribuintes-eleitores, vos merecem e somos tidos em conta.
Passarem-se meses (não são horas ou escassos dias. Já são muitos meses) sem que uma simples lâmpada fundida seja substituída soa a gozo, a cinismo. É tratar-nos a nós, cidadãos, com desrespeito. Com sobranceria.

Dirijo-me a si, Exmº Presidente, pois está clara e evidente a incompetência de entre os seus subordinados e V.Exª terá que saber fazer a sua avaliação e, claro, actuar se assim o entender.

Tenho esperança que V.Exª leia estas minhas linhas -ou então que um dos seus assessores o faça por si - e que esta minha carta não tenha o mesmo presumido destino dos meus anteriores alertas
.
Para mais, e aqui está uma positiva excepção, escritos que tenho remetido para os Serviços da CMOA relacionados com questões ambientais têm tido pronta e célere resposta. Se o endereço electrónico que utilizo é sempre o mesmo, sou levado a pensar que alguém, no Gabinete de Trânsito e Sinalização da CMOA, dê um concreto destino aos meus e-mails carregando na tecla delete (apagar) !

Aceite V.Exª os meus mais respeitosos cumprimentos.

3 comentários:

  1. de facto, não sendo um assunto de monta, é lamentavel que estejamos semanas e meses esperando que a edilidade se digne trocar umas míseras lâmpadas e arranjaruns passeios dando segurança e qualidade de vida aos oliveirenses, mas preferimos sempre gastar o dinheiro noutro tipo de despesas - já agora, quanto gastou a CMOA em brindes de Natal distribuidos pelas crianças do 1ºciclo - são opções destas que não se entendem

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida que ó oportuno e realista o post, mas acho que ninguém deve saber muito bem o que fazer na autarquia. Ontem para uma cerimónia que decorreu a meio da manhã na Rotunda junto à Bento Carqueja onde está aquele obelisco de mármore da autoria de Paulo Neves, foram lançados foguetes (!!!), que caíram na estrada, leia-se faixa de rodagem junto à rotunda onde se encontra o monumento ao hoquista. Agora pergunto para quê os foguetes? E porquê que não houve cuidado em lança-los? Recordo que ao lado, cinco metros existe o Centro de Formação da Oliveirense e a vinte, uma escola onde estão 800 crianças, eventuais alvos para os foguetes, porque à hora a que lançaram os foguetes essas crianças estavam em pleno intervalo das suas aulas. Além de poder sempre cair numa viatura. Será que alguém pensará em apurar responsabilidades?

    Com a verba dos foguetes facilmente seriam substituídas todas as lâmpadas fundidas nos semáforos.

    ResponderEliminar
  3. Só para concluir o raciocínio anterior. Queixa-se a n/ GNR que apenas tem um carro da Escola Segura, para uma área muito grande e que não pode chegar dessa forma a todas as solicitações.
    Na eventualidade de existir uma emergência numa escola e ser necessário chamar a GNR, o referido carro da Escola Segura estava ocupado… O representante da autoridade militar foi convidado para o cerimónia e fez-se deslocar, imaginem… na viatura que é insuficiente para ocorrer a todas as solicitações do programa Escola Segura, um Opel Corsa branco, com uma tarja verde identificando a GNR e o programa ESCOLA SEGURA.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.