quarta-feira, março 25, 2009

Enfim...

Escrevi aqui, a 11.04.2006, um artigo de opinião...
TRÊS ANOS DEPOIS, os factos falam por si...
Quem polui, não merece perdão!!
Clique no link:

Estive na Inauguração do Parque Molinológico, e com orgulho e satisfação constatei um exemplo do que pretende significar a celebre frase "quando o homem quer, a obra nasce...".
Magnifico contributo da Autarquia, ao Ambiente, ao aproveitamento dos espaços verdes, às tradições e à conservação da história de Oliveira de Azeméis.
Mas vislumbrava-se um semblante carregado, um ar de incomodação, nos responsáveis do Parque e da Autarquia… alguém tinha acrescentado à paisagem, à excelente moldura visual, o cheiro, um cheiro nauseio e abundo, vindo do rio, que incomodava, mesmo àqueles cuja sinusite lhes retira capacidades respiratórias…

Tive oportunidade de afirmar que o potencial do Parque é imenso, já que congrega tantas valências que lhe permitirão granjear padrões de singularidade e excelência no panorama nacional.

Cabe a todos nós protegê-lo e o primeiro passo será certamente apontar o dedo aos prevaricadores que poluem os rios e o ambiente do nosso concelho, da nossa cidade…

17 comentários:

  1. Resido em UL nas proximidades do agora pomposamente designado Parque Molinológico ou, como os Ulenses gostam de chamar, o lugar da ponte da Igreja. Gostava de deixar alguns reparos relativamente aos posts relativos ao referido parque e a sua inauguração.
    - Acho um bocado triste que só se lembrem de vir aquele espaço quando há festa;
    - Está ali um obra bem feita sim senhor e espero que exista um plano concreto de dinamização e promoção do mesmo senão temo que fique ao abandono e os amigos do alheio voltem a atacar;
    - Não conseguiram fazer a visita por causa do cheiro? Quantas vezes é que visitaram UL nos últimos anos? Eu passei por lá este fim-de-semana e estava tudo perfeitamente normal sem a presença das descargas que em outros tempos assolaram o rio. Há narizes mais sensíveis que outros mas mesmo assim calma com os exageros.

    Boas visitas e divulguem a terra!

    ResponderEliminar
  2. "Cabe a todos nós protegê-lo[ao Parque Molinológico] e o primeiro passo será certamente apontar o dedo aos prevaricadores que poluem os rios e o ambiente do nosso concelho, da nossa cidade…"

    Os prevaricadores são os conhecidos...
    Prevaricadores qualificados são os autarcas que nada têm feito para obviar a que isto aconteça.E deixa as funções com dívidas de 12(?) milhões de contos...com padrões de desenvolvimento do teiceiro-mundo na área do ambiente, e nada lhe acontece. E passou os mandatos a falar de qualidade e em município-exemplo.Ao que chega a pouca vergonha...Um desavergonhado a quem o partido tem que tirar o tapete, pois se torna evidente que a derrota seria esmagadora.

    ResponderEliminar
  3. Continuando a fugir ao tema do post, eu tenho uma pergunta para o outro anónimo: acha mesmo que o PSD iria perder as eleições? Honestamente eu não acredito...

    ResponderEliminar
  4. Deixem de dizer asneiras... estes são factos que se reportam a um comportamento ilícito, quiça criminal!
    Uma Câmara Municipal, isoladamente, pouco ou nada pode fazer!
    Devem ser os cidadãos a reclamar...
    Façam como eu, critiquem, tenham atitude, que é o que falta a este país, gente de coragem, e não gente que se limita a pedir, a recorrer às entidades públicas para resolver todos os problemas!

    ResponderEliminar
  5. Massa crítica...massa crítica é o que é necessário e à muito deixou de existir neste concelho.
    Para falar verdade, esta provado porquê! Quem ousar questionar, opinar, pensar...sujeita-se.
    Há, nesta espécie de democracia muitas mentalidades a mudar e so pode começar naturalemente pela classe política que, diga-se em abono da verdade há muito que perdeu qualidades.

    ResponderEliminar
  6. "Há narizes mais sensíveis que outros mas mesmo assim calma com os exageros."

    O amigo ulense tem de ser mais exigente. Bem se vê que se contenta com pouco...Não sabe que quanto mais se baixa, mais se lhe vê o rabo!?...

    ResponderEliminar
  7. "Uma Câmara Municipal, isoladamente, pouco ou nada pode fazer!"

    O que você quer sei eu.

    ResponderEliminar
  8. ..."acha mesmo que o PSD iria perder as eleições? "

    Oh meu caro, se eu acho que perderia as eleições? Que importa o que eu acho? O partido é que achou isso. E eles tiraram-lhe o tapete. Ou o sr também é dos que acredita que ele agora se vai dedicar à família e perdeu a paixão pelo Município?
    Que razão mais esfarrapada...mas que faz jus ao pantemineiro.

    ResponderEliminar
  9. O primeiro passo tem que ser dado pelas autarquias. Ou será que só servem para cobrar as taxas ao preço do ouro!? Se estivermos bem atentos eles são os que mais atentam contra o ambiente, ora vejamos, ao deixarem construir na REN aquele monstro que nunca mais vai permitir um desenvolvimento para aquele lado da cidade, também é certo que esta indústria iria produzir muita porcaria para além da que já é lá despejada (rio). Será que a etar do tal monstro por não cumprir as leis foi multada pelos tais comportamentos ilícitos, quiçá criminal! Pois é, o tal rio que passa nos moinhos é o mesmo emissário que recebe os esgotos da minha rua (Dr. Silva Lima) e das outras através do riacho do Osório que liga ao da Abelheira e por aí fora indo desaguar no rio que vai motorizar as mós que moem o milho do ti Alberto da burra. Infelizmente esta obra foi excluída dos roteiros dos Moinhos de Portugal! Por favor divulguem o Moinho do Senhor Carlos, o enfermeiro da Simoldes, que foi incluído na Rota dos Moinhos de Portugal. É nosso o dever é a nossa salvação…

    ResponderEliminar
  10. Ao Pedro Marques:
    Diz o sr que "Uma Câmara Municipal, isoladamente, pouco ou nada pode fazer!".
    Tem que fazer o seu trabalho que é o que não está feito:deixar de drenar os esgotos para os rios. E os oliveirenses a pagar a taxa respectiva. É demais.Estamos fartinhos desta Administração.

    ResponderEliminar
  11. "... estes são factos que se reportam a um comportamento ilícito, quiça criminal!"

    E teve algumas consequências?Acha que é um comportamento acidental e esporádico?
    O resultado é sempre o mesmo... e Azeméis é vida...e Azeméis é ambiente... Só realidade virtual.

    ResponderEliminar
  12. "Cabe a todos nós proteger"?

    Como?

    Há instituições públicas legalmente competentes para prevenir, fiscalizar e punir os poluidores.
    Instituições pagas com os nossos impostos e com atribuições e poderes suportados pela Lei.

    Esses nada fazem.

    Vamos ser nós?
    Deve estar a brincar.

    ResponderEliminar
  13. Sempre os mesmos a poluirem...
    Vergonha.

    ResponderEliminar
  14. admiro a sua frontalidade, mais uma vez mostra não ter medo dos poderosos desta terra.

    ResponderEliminar
  15. falta de atitude tem os seus parceiros do PSD...
    quer uma boa atitude?! ensine-lhes alguma coisa!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns Pedro pela coerência a que nos tem habituado.

    ResponderEliminar
  17. este ainda é dos unicos que se aproveita, homem não se misture com a corja...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.