terça-feira, março 31, 2009

Parece que o leite dá pouco dinheiro para uns, muito para outros...

De acordo com o jornal Correio da Manhã "A Lactogal, a maior empresa de lacticínios da Península Ibérica, que funciona numa lógica de cooperativa e que, juntamente com a Agros, controla mais de 80 por cento do mercado da produção do leite em Portugal, paga ordenados milionários aos seus quadros superiores. Os administradores ganham entre 410 e 900 mil euros por ano. Os produtores de leite, os últimos da cadeia, vão receber, a partir de quarta-feira, menos quatro cêntimos por litro. A Lactogal pagava-lhes, em média, 30 cêntimos, desceu para 26, depois de invocar um decréscimo na procura e dificuldades no escoamento do leite.
Nos supermercados, o preço continua a subir. No ano passado o aumento foi de cerca de dez por cento. Mas a crise parece passar ao lado de quem gere o maior grupo produtor de lacticínios.

ORDENADOS MILIONÁRIOS

A Lactogal tem nove administradores com salários astronómicos. Por mês recebem entre 29 a 61 mil euros (o declarado em sede de IRS, a dividir por 14 meses), que são pagos por várias empresas ligadas à cooperativa.
No topo da lista está o comendador Casimiro Almeida. O ex-agricultor, que hoje é número um da Lactogal, declara agora mais de 850 mil euros de rendimentos daquela empresa e 60 mil por ser, ao mesmo tempo, administrador da Proleite."
Para ler a notícia completa clique aqui

13 comentários:

  1. "No topo da lista está o comendador Casimiro Almeida. O ex-agricultor, que hoje é número um da Lactogal, "...

    Ai que graça... ou ignorância. Ex-agricultor? O que é que ele agricultou? Será filho de agricultor, nada mais.E que preparação tem? Ingressou na carreira política e ficou governado.Isto é demais...

    ResponderEliminar
  2. e ainda tem a lata de andar a poluir os rios de Oliveira de Azeméis...

    ResponderEliminar
  3. Palavras para quê!
    Ai se houvesse justiça em Portugal!
    B.P.N.vai dar muito que falar um dia...ainda cá na nossa sabta terrinha.....as coisas vão mudar!
    Pobre povo este!
    A Europa está acordar!
    O Mundo está deixar de ser o que era!
    Estes senhores nem na lua vão ter lugar!

    ResponderEliminar
  4. Palavras para quê!
    Ai se houvesse justiça em Portugal!
    B.P.N.vai dar muito que falar um dia...ainda cá na nossa sabta terrinha.....as coisas vão mudar!
    Pobre povo este!
    A Europa está acordar!
    O Mundo está deixar de ser o que era!
    Estes senhores nem na lua vão ter lugar! (sic)

    Vejam os telejornais!
    Aí o que espera a esta gente!
    Quem tento roubou vai ter um dia o seu castigo!
    O povo está acordar!
    Cuidado com os P.C.P. e bloquistas que se vão aproveitar destas situações...mas como sempre o povo vencerá!
    Atenção governantes, muita atenção, po vosso tempo está a chegar ao fim!
    Os honestos que não tenham medo!
    dois mil milhões e tal de euros!
    Isto é demais!
    O que diria o pobre Salazar desta gente?

    Meditem!
    Democracia com fome...NUNCA!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo disse...
    Oliveirense de gema e conhecendo desde a sua criação a Proleite, não quero acreditar, como verídica, a reportagem do Correio da manhã de 28/03 “Negócio do leite dá salários milionários aos Administradores”. Como é possível que a Cooperativa Agrícola criada no anterior regime, com a finalidade assaz conseguida, de apoiar e unir o pequeno agricultor, que trabalhava como escravo, unicamente para o sustento do lar, sem qualquer segurança social, esteja em plena democracia a sugar essa classe, já tão sacrificada e cada vez mais em vias de extinção (pois a juventude nada quer com a terra), unicamente para proveito dos seus administradores, amigos e familiares. Dos avultados subsídios recebidos da Comunidade são os primeiros a beneficiar, assim como o grande latifundiário; aos pequenos e já velhos agricultores pouco ou nada chega, para além de os virar contra o Governo. Quem conhece Casimiro de Almeida, agraciado pelo Presidente da República como Comendador e o vê a comungar nas missas dominicais, não pode crer que, para além das reformas auferidas, receba 850 mil euros como Administrador da Lactogal mais 60 mil pelo mesmo cargo na Proleite, não contando com as mordomias, carros, despesas de representação, prémios de gestão, enfim! Sendo proventos imorais, que capacidades tem para acumular tais cargos? Isto é o descrédito total na democracia e, ou os responsáveis políticos tomam medidas urgentes estabelecendo tectos salariais, proibição de acumulação de cargos, inspecção até à exaustão da multiplicação de empresas para encaixe da família, inquirição sobre enriquecimento ilícito e tudo o mais que a justiça necessita para actuar com resultado sobre estes escândalos, ou Portugal em pouco tempo descambará numa guerra civil.
    Quanto à fábrica de queijos construída junto à Proleite e que tem dado origem a inúmeros comentários (contra e a favor), pergunto para que foram criadas as zonas industriais no Concelho? Com tanto dinheiro para vencimentos a administradores pagos como sendo altamente competentes, não teria sido preferível construir uma empresa de raiz em zona apropriada, em vez destes arranjos no centro da cidade, bem como a Semicentro, pertencente ao Grupo, no centro de Adães, em Área florestal!?
    Isto não é ser do contra mas, sim pugnar para que se acabe com a destruição Urbanística.
    Mais uma vez iremos lamentar mas, o nosso povo rural, classe mais sacrificada, continuará a eleger estes “sanguessugas” incompetentes, aqui no concelho.

    O atento

    11:58 AM(sic)

    E esta? Tá boa não tá?
    Quem nos acode!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Só falta o (professôr) fazer mais um baixo assinado para o coveiro dos lavradores ser o candidato à câmara. Este (en) comendador para além de só ter arruinado a vida dos lavradores também é bom para dar umas migalhitas aos que jogam com um pau de dois bicos… Xicos espertos… Oportunistas! Não! Já temos que chegue...

    ResponderEliminar
  7. "Ai se houvesse justiça em Portugal!"


    Pois claro, se houvesse, mas justiça é coisa que não há neste país...

    ResponderEliminar
  8. Apetece dizer volta Manuel Marques Tavares estás perdoado, além de tudo o que fez era um grande amigo dos lavradores. Para eles os lavradores eram mais importantes que os funcioários da Proleite, defendia-os com unhas e dentes. Isso sim

    ResponderEliminar
  9. "Pois claro, se houvesse, mas justiça é coisa que não há neste país..."

    Não há mal que sempre dure.
    A justiça pode ser feita de diversas maneiras. Já que a institucional não funciona, pense-se noutras maneiras de a executar.

    ResponderEliminar
  10. "Não há mal que sempre dure."

    Mas não sabemos até quando durará. Será desta que estes administradores inúteis e cariiiissssimos levam um aperto?
    - Ignoro compadri...

    ResponderEliminar
  11. Só falta o (professôr) fazer mais um baixo assinado para o coveiro dos lavradores ser o candidato à câmara. Este (en) comendador para além de só ter arruinado a vida dos lavradores também é bom para dar umas migalhitas aos que jogam com um pau de dois bicos… Xicos espertos… Oportunistas! Não! Já temos que chegue...(sic)

    Este godinho sabe mais que o dr. jorge e o papa!
    Registem!

    ResponderEliminar
  12. Os sanguessugas andam um bocado atrapalhados com a nova proposta de Lei que o BE e o PS fizeram aprovar na Assembleia da República.
    É que se não justificarem a riqueza que possuem pagarão ao Estado 60% do valor calculado pelo Fisco.
    Contudo, seria bom demais para ser verdade...
    Aguardemos!
    Certo, certo, é que já andam a dormir muito mal.

    Luisão

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.