quinta-feira, março 26, 2009

Hospitais

Enquanto por cá a CMOA acolhe a instalação de unidades de saúde privadas, em Estarreja a autarquia promove a aquisição de terrenos para uma eventual instalação de um novo edifício para o Hospital Visconde Salreu.

Já aqui escrevi no passado, que no âmbito do estudo de uma nova unidade hospitalar para a região do Entre Douro e Vouga, o Município devia encetar todos os esforços para encontrar uma localização privilegiada, que garanta o apoio dos concelhos de Arouca e Vale de Cambra e, nesse sentido, pugnar pela instalação desta nova unidade no nosso concelho.

Se agirmos isoladamente, S.J.Madeira agradece…

3 comentários:

  1. SJM agradece?
    Os de SJM agradeciam era se o Hospital de SJM voltasse a ter umas urgências condignas e a trabalhar a 100%.
    Os de SJM agradeciam era se não tivessem que ser despachados para SMF estarem a espera 1 ou 2 horas, com sorte, para depois serem reenviados para Gaia ou Porto porque no papel existem os serviços mas na realidade faltam os especialistas ou não estão disponíveis no momento.
    A meu ver o hospital deve ser feito para substituir de vez com o de SJM, OAZ e VC pois não tem nexo de tempos a tempos andar a gastar milhões em remodelações para disfarçar estruturas antigas e já com pouca funcionalidade.
    Já o escrevi neste fórum, a melhor localização é na freguesia de Nogueira do Cravo pois tem bons acessos as três cidades e vai estar próxima da futura A32.
    Agora uma obra destas custara sempre um valor próximo dos 100 milhões € que será comparticipado por fundos e programas do estado e UE em 80% a 90%, o que significa para a autarquia respectiva 10 a 20 milhões de investimento. Se acham que é um valor elevado dada a situação financeira da vossa autarquia pois eu não me importava que SJM assumisse o projecto e o investimento mesmo que significasse mais um imposto autárquico qualquer.

    ResponderEliminar
  2. Nesta Terra acolhe-se tudo! Pena é que pouco ou nada é feito. Os Nogueirenses bem se esforçam por conseguirem que o novo Hospital seja construído na sua freguesia mais concretamente no limite com a freguesia de Pindelo mesmo ao lado onde está a ser anunciada (discussão pública) a futura Zona Industrial de Pindelo que será paralelamente à Via do Nordeste. Podem estar certos estes nossos conterrâneos que isso não passou de uma miragem graças às políticas locais! É pena que assim seja! Certamente que existem outras soluções? Acho eu? No entanto penso que será muito difícil que o hospital venha a ser construído em Oliveira de Azeméis uma vez que geograficamente estamos muito beneficiados nos acessos ao hospital S. Sebastião ao contrário dos concelhos mais para o interior como os de Vale de Cambra e Arouca que têm a vida mais dificultada. Acho que este assunto tem mesmo que ser bem ponderado o que não me impede de estranhar tanto silêncio sobre o mesmo! O que eu acho é que ninguém sabe quais as intenções do Ministério da Saúde sobre tudo isto! Provavelmente tudo isto não passou de um equívoco… O certo é que o hospital da Feira não tem capacidade de resposta às necessidades de intervenção às populações em risco, até porque sei que as pessoas (enfermos) são colocadas em salas de espera e que lá desesperam para serem atendidos o que em nada dignificam a vida humana. Para terminar, acho que pelo menos merecia-mos um esclarecimento no mais curto de tempo possível sobre o que se está a passar em concreto? À Senhora Ministra não lhe ficava nada mal! Bem pelo contrário… Já agora porquê mais uma mudança na administração do Hospital de S. Miguel?

    ResponderEliminar
  3. Bem, parece que vamos voltar a ter maternidade cá no concelho!
    A ver se é desta!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.