sábado, março 28, 2009

Ainda a A32


Já muito se tem falado sobre a Auto Estrada 32, entre O. Azeméis e Coimbra.
Em termos concelhios, a posição tem sido unânime na defesa de um traçado que, ao que consta, não é do agrado da população da Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha.
Para meu espanto, li no Diário de Aveiro declarações de Nélia Oliveira, de Albergaria, que “A própria Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está do nosso lado”.
Ora, sabendo-se que os interesses de Albergaria colidem com a posição de O. Azeméis, seria interessante perceber-se o alcance destas declarações. Serão verdadeiras?

23 comentários:

  1. http://sic.aeiou.pt/programasinformacao/scripts/VideoPlayer.aspx?ch=nos por ca&videoId={45475947-60CA-44E1-BB71-ECF3DC42D4BA}

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.

    Esta Drª Nélia Oliveira é da Branca e está tão empenhada nesta campanha, porque a A32 SE FOR APROVADA pelo traçado nascente, passa perto da casa dela e como tal, nestas coisas só é bom se passar junto a casa dos outros.

    Este movimento civico da Branca, não tem nada de civico, mas sim de politico basta verificar o tipo de mensagens que estão afixadas junto á EN nº 1, são de carcter politico e nada mais.

    Esse movimento ainda não tomou consciencia que naquela vila, a qualidade de vida está gravemente diminuida com aquela estada numero a atravessa-la, com o volume de trafego que por todos os dias a cruzam, tudo isto a juntar á pouca largura da via e como se trata de uma zona urbana, com muita gente a pé, faz-me lembrar os idos tempos em que a EN 1 atravessava a nossa cidade.

    Em relação á petição que os alegados habitantes da Branca elaboraram para apresentar na AR, também fui convidado a assina-la e a declarar que assinava como residente e proprietario, quando o não sou, enfim... jogadas politicas.

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente serão. O nosso presidente gosta de dizer sim a todos.....

    ResponderEliminar
  4. Ao passar hoje na Branca, tive oportunidade de apreciar o tipo de mensagens inscritos nas faixas em relação a este assunto e duas conclusões se podem tirar:

    - o protesto é politico, porque não estão a defender a sua terra, mas pelo tipo de mensagens é uma luta contra o primeiro-ministro, porque as trjas atingem-no directamente, quando o que está em causa é a escolha de um traçado de uma auto-estrada. Se uns (leia-se Palmaz e Pinheiro) defendem o traçado nascente e outros (Branca) defendem o traçado poente, a auto-estrada não pode ser construida ás fatias ao sabor das populações, tem que ser um processo unico;
    - A segunda conclusão, passa por não me admirar que os nossos politicos (Camara como diz o post), junto das suas populações e até por interesses pessoais (o presidente da Camara se defendesse o apção poente, teria a auto-estrada perto de casa) defendessem uma coisa e dado que o objectivo é politico na Branca estivessem ao lado deles, contra o primeiro ministro. Eles têm estomago para isso e para muito mais. Se esta conjectura for real, eles deveriam explicar como seria essa auto-estrada ás fatias. No concelho de O. Azemeis por ex 10 Km a nascente, saimos da AE no Curval e apanhariamos a AE na Branca a poente, depois quem sabe se em Agueda, voltariamos a nascente, em Anadia talvez voltassemos a sair e a ir para poente e por aí abaixo até Coimbra. Por isso é que o concelho está como está, com politicos com esta "coluna"... Desde que os interesses politicos estejam acima de tudo, está tudo sempre bem para eles. E como as projecções lhes mostram o segundo lugar a nivel nacional (infleizmente por causa dessa senhora MFL que já está fora de prazo) o desespero vai aumentar e as baboseiras também.

    ResponderEliminar
  5. É gtátis ao menos?

    ResponderEliminar
  6. Já devia era estar pronta.

    ResponderEliminar
  7. Obviamente que não!
    A Branca tem feito de tudo para impor a sua vontade que é totalmente oposta á vontade do Pinheiro da Bemposta.
    A Camara de Oliveira de Azemeis neste aspecto fez muito bem o trabalho de casa e a decisão do traçado foi a que o Pinheiro da Bemposta desejaja.
    A camara de Albergaria a Vela ou acordou tarde ou não se soube mexer.
    O traçado escolhido é o mal menor para o nosso concelho mas gostaria de ver estudos de viabilidade e necessidade desta autoestrada.
    Sempre defendi que o que era preciso era uma "variante" tal como existe entre SJM e OAZ. Mas como estamos num país rico vamos fazer a terceira autoestrada entre Porto e Coimbra... Triste terra esta.
    Vamos continuar a ter o movimento a atravessar as nossas populações pois não será uma autoestrada paga com dois nós de de 20 em 20 km a resolver o problema.
    Será que só eu vejo a burrice disto tudo ou o burro sou eu!

    ResponderEliminar
  8. Desde já apresento as minhas desculpas por me referir a um tema que não tem que ver com o do texto postado.
    Recomendo a leitura duma notícia do JN - http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1184673 com o título "Estado deve 194 mil euros a bombeiros", referindo-se a mesma aos bombeiros de Oliveira de Azeméis.
    Tomei a liberdade de o fazer, julgo que será do interesse de vários oliveirenses.

    ResponderEliminar
  9. PS é caluteiro!29/03/09, 19:44

    Desde 2005 que a Sub-Região de Saúde de Aveiro não paga os serviços efectuados pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis. Esta associação prepara-se, agora, para recorrer aos tribunais para reaver 194 mil euros.

    Cansados de esperar pelo pagamento dos serviços efectuados com transportes de doentes e de uma resposta às cartas envidas, de forma reiterada, para a Sub-Região de Saúde de Aveiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários prepara-se para reivindicar o pagamento da dívida junto do tribunal.

    "É lamentável e não nos agrada nada, mas não vemos outra solução", afirmou, ao JN, o presidente da Associação Humanitária, António de Almeida Gomes, criticando, ainda, o facto de não ter respostas aos pedidos de esclarecimento que tem enviado para a aquela sub-região.

    Uma parte das verbas diz respeito ao período compreendido entre Maio de 2005 e Setembro de 2008, superior a 96,3 mil euros. A outra dívida é referente aos meses de Outubro Novembro e Dezembro de 2008, no valor de 98,1 mil euros. Ou seja, uma verba total superior a 194 mil euros.

    Perante o actual cenário, António de Almeida Gomes afirma que foi deliberado, na reunião da direcção dos Bombeiros de Oliveira de Azeméis, "levar por diante um processo contencioso". "Não podemos ser espoliados deste valor. Entraremos em colapso de tesouraria e teremos de dizer aos associados e população que vamos parar determinados serviços por falta de fundo de maneio", explicou.

    A associação apresentou um lucro de exploração de 156 mil euros, que seriam destinados à aquisição de material para o corpo de bombeiros, mas que fica comprometido devido ao défice da tesouraria causado pela dívida. Apesar das dificuldades de tesouraria, António Gomes de Almeida conta ver aprovada a candidatura ao Quadro de Referência estratégica Nacional para a construção do novo quartel, uma obra avaliada em 1,1 milhões de euros. "Temos quase a certeza que a candidatura será aprovada". Se tudo correr como esperado a construção das novas instalações poderão iniciar-se em finais de Junho.

    ResponderEliminar
  10. ..."li no Diário de Aveiro declarações de Nélia Oliveira, de Albergaria, que “A própria Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está do nosso lado”."

    Que importa afinal, nesta altura do campeonato o que o presidente disse ou deixou de dizer? Ele vai prestar contas a alguém?
    Toda a gente conhece o método de trabalho que sempre usou: dizer sim a todos. Não há ninguém que tendo falado com o sr presidente não tenha ficado com esperança sobre o quer que seja. Métodos que nos foram enganando até ficarmos fartos até à raiz dos cabelos.Este troca-tintas bateu todos os recordes...até que se afundou nas suas próprias armadilhas.

    ResponderEliminar
  11. "...até que se afundou nas suas próprias armadilhas.

    9:40 PM"

    Não há mal que sempre dure...
    Vê-se luz ao fundo do túnel...

    ResponderEliminar
  12. Resumindo e concluindo: tudo isto são manobras dos PSDs, a começar pelo Ecomista Flausino que não quer ser perturbado,na sua "Mansão", com o barulho do tráfego rodoviário. Além disso já ninguém fica espantado com a incoerência do Ápio (troca tintas)!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Segundo um conhecido membro da Comunidade de Albergaria-a-Velha, alguém muito influente e pertencente ao executivo camarario, tem o longo do tempo vindo a comprar através de intermediários, bastantes terrenos a poente da Branca, com a ideia de que a AE por lá passaria e onde sobre essa possibilidade os propriétarios tentam desfazer-se dos bens, pensando que eles por causa disso irão ser desvalorizados. Só que sabe-se que neste momento o Instituto de Estradas paga muito bem pelas casas e pelos terrenos onde passam essas novas vias.
    Como se refere no post das 12:12 PM, essa pessoa muito influente passa a ter dois problemas se a A32passar a nascente:

    - Os terrenos que comprou e não poderá vender para a Auto Estrada e ainda por cima terá a referida AE a passar ao lado de sua casa.

    Então toca a fazer campanha e a motivar os restantes membros da comunidade. E pelos meios postos á disposição para fazer estudos, publicidade incluindo amplos posters, faixas e etc, há muito dinheiro a correr. Só que como é habito nunca dá a cara, alguém está sempre a fazer a figura de marioneta, seja na Camara, seja na Junta, seja na associação, seja na contestação...

    E é dois em um, campanha pelos interesses pesoais e pelos partidários.

    ResponderEliminar
  14. Esta auto-estrada é uma aberração, um esbanjar de dinheiros públicos onde tanta falta faz. Seria muito melhor uma variante de Travanca ate Coimbra e outra de Arrifana para os Carvalhos (como sempre defenderem as CM).

    ResponderEliminar
  15. Jose Carlos Silva30/03/09, 22:02

    De facto passamos a vida a fazer auto estradas. Nas redondezas temos, a A1, a A29 que vai ter portagem, e agora a A32. Não percebo porquê que andamos sempre a fazer vias no sentido Sul/Norte em detrimento de uma via desta envergadura que passe nas nossas redondezas e no sentido Nascente/Poente. Eu por exemplo, prefiro ir visitar o interior do que outra região qualquer do país. Porventura se quiser ir até ao mar (praia), a via de acesso que tenho à minha disposição é no mínimo uma porcaria. Neste país ainda se nota falta de visão estratégica dos nossos autarcas e governantes porque só se preocupam com o eixo Sul/Norte. Será que não percebem que no interior podem conseguir políticas de desenvolvimento mais sustentáveis uma vez que o litoral começa a estar saturado de tudo e de todos. Será que não basta de poluição (de todo o tipo) derivado à saturação de massas… Não tomem medidas, depois verão. Pena é das gerações vindouras. É curioso que muitas das vezes ouço dizer que devemos de preparar os nossos filhos para o futuro e esquecemos que temos também que preparar o futuro para os nossos filhos. Infelizmente somos gananciosos de mais para perceber isto. Desculpem-me mas é verdade! Infelizmente…

    ResponderEliminar
  16. Auto-estrada inutil... Anda tudo a dormir?
    Uma auto-estrada com nó de acesso em Travanca e outro em Albergaria? Para que serve? vai desviar o transito do Pinheiro da Bemposta?
    Não se devia estar a discutir traçado A ou B mas sim a útilidade da auto-estrada.

    ResponderEliminar
  17. ao anonimo das 2.01: Que grande verdade!!! Esta auto-estrada é uma inutilidade quando temos a a29 e a a1 tao perto. Faça-se uma variante de arrifana ate ao no da auto-estrada na Feira que é bem mais util

    ResponderEliminar
  18. "Auto-estrada inutil... Anda tudo a dormir?"

    ResponderEliminar
  19. Se tudo correr como esperado a construção das novas instalações poderão iniciar-se em finais de Junho.(sic)

    Declaração igual à do Dr. Ápio sobre o Plaza Center!
    Que grande gente esta!
    O Dr. António Gomes merecia ser candidato à presidencia da C.M.!

    Estamos...f....

    ResponderEliminar
  20. Em resposta ao anónimo das 8:48 PM

    quando sua excelência diz que "estamos...f...", acredito que queira dizer que os oliveirenses estão FELIZES, uma vez que finalmente os bombeiros vão ter um quartel novo.

    Já agora deixo um desafio ao sr. e a todos os seus comparsas, apareçam no velhinho quartel dos bombeiros, de certeza que será bem recebido, e qualquer um dos operacionais explicará as diferenças entre o que era antes e o actual estado das coisas

    ResponderEliminar
  21. Os lacaios do Flausino estiveram na Assembleia da República a fazerem figuras de Ursos! Eh,eh,eh...

    ResponderEliminar
  22. Ao que andei a ler nos Jornais locais a coisa tá linda... afinal existe na Branca dois lados opostos da contenda... e não um só povo como tem sido noticia, basta lerem as publicações que surgiram no Jornal de Albergaria desta quinzena, e tb do nosso concidadão "Sr. Miguel" da Junta de Freguesia de Palmaz que arrasa esses senhores da Auranca...

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde.

    É de muito mau gosto estar a acusar A ou B, quando o que é inequívico é que pela simples vontade de uma localidade pertencente a Oliveira de Azemeis, seja necessário arrasar por completo toda a qualidade de vida de uma vila, como a da Branca.

    Quero imaginar que seja apenas por má fé que várias pessoas não se queiram inteirar por completo do absurdo que se tenta fazer na Vila da Branca.

    Costuma-se dizer, e para finalizar, que pimenta no rabo dos outros, para mim é refresco, e acho que resume sumariamente a opinião daqueles que querem ignorar por completo tudo o que pretendem fazer na Vila da Branca com esta auto-estrada A32.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.