O cruzeiro da Bemposta é o único monumento nacional que existe no nosso concelho, conforme publicação recente.
Factor, por si só relevante e que deve merecer cuidados especiais por parte da autarquia, nomeadamente de acessibilidades ao local, se queremos que a Zona Histórica da Bemposta seja valorizada e apreciada por forasteiros..
Deve de ser engano, porque o cruzeiro, no lugar do Cruzeiro, no Pinheiro da Bemposta, também o é, há muito.
ResponderEliminarAgora o apontado, merecia um melhor asseio, na única e principal entrada da zona histórica, mas isso, ninguém vê.
Mandem o serralheiro da entrada da zona histórica, deixar de fazer de armazém, a rua.
ResponderEliminarVergonha para quem tem responsabilidade no assunto.
Os fiscais, já informaram aquilo que os autarcas estão fartos de conhecer ?
Mandem o serralheiro da entrada da zona histórica, deixar de fazer de armazém, a rua.
ResponderEliminarVergonha para quem tem responsabilidade no assunto.
Os fiscais, já informaram aquilo que os autarcas estão fartos de conhecer ?
Deve de andar muito mal informado acerca do assunto, porque no nosso concelho existem vários monumentos Nacionais classificados como tal....
ResponderEliminarEsta zona está lindissima, muito bem restaurada, vale a pena uma visita.
ResponderEliminarÉ pena na N1/IC2 junto ao Pinheirense, de onde se tem uma vista previligiada desta zona termos muntagens de stands de automóveis e uns barracos e currais ilegais e de muito mau gosto que estragam este lindo postal.
No total, existem dez monumentos classificados pelo Estado Português, no entanto, o cruzeiro do Pinheiro da Bemposta é o único monumento nacional existente dentro das fronteiras do nosso concelho. Dos restantes nove, sete são de Interesse Público e dois de Interesse Municipal.
ResponderEliminarEsclarecimento correcto quanto aos números.
ResponderEliminarO Cruzeiro do Pinheiro da Bemposta, não é o Cruzeiro da Bemposta.
O Cruzeiro do Pinheiro da Bemposta, localiza-se no lugar do Cruzeiro, no cruzamento de acesso à igreja.
O Cruzeiro que refere e representado na foto, é um imóvel de interesse público.
A foto apresentada não é o Cruzeiro mas sim a o Pelourinho e antiga cadeia.
ResponderEliminarA zona apresentada era o "centro" do antigo concelho do Pinheiro da Bemposta que abrangia desde S.M Feira até Águeda passando por Estarreja e Vale de Cambra.
O Cruzeiro mencionado no texto está no lugar do Cruzeiro no Pinheiro da Bemposta, perto da Igreja Matriz e esse sim é um monumento Nacional.
O que observo nesta foto chama-se Pelourinho da Bemposta, onde lamentavelmente muito nossos antepassados foram espancados pelo poder vingente naquela época por muitas vezes não puderem pagar os impostos. Parece-me que alguém quer de volta essa recordação visto que estamos a caminhar a passos largos para esse dia de também os não podermos pagar. Meditem?
ResponderEliminarSanta ignorância!
ResponderEliminarÀs vezes é melhor estar calado.
Efectivamente, e como a foto documenta em rodapé, trata-se do pelourinho da Bemposta e não do Cruzeiro, cuja foto já foi publicada neste espaço, num post datado de 28 de Março de 2008.
ResponderEliminarPelo lapso, a todos as minhas sinceras desculpas...
OUTRO MONUMENTO NACIONAL: os postes de iluminação no meio dos passeios dos armazéns da Proleite (ilegais) em Ul. Eu voto a favor da qualificação do PRÉMIO PARVALHÕES DO PASSEIO.
ResponderEliminarDesculpado, principalmente pela humildade de admitir o erro, mas mal seria se o não admitisse depois de tantas evidências.
ResponderEliminarO Cruzeiro do Pinheiro da Bemnposta tem o nome correcto "Senhor coberto" e localiza-se mesmo no centro da freguesia. O que está na foto é o Pelourinho da Bemposta e não é monumento nacional, mas "apenas" monumento de interesse concelhio
ResponderEliminarBom povo do Pinheiro!
ResponderEliminarVamos abrir uma subscrição para mandarmos fazer uma escultura em Honra do Sr. Ministro Ápio Assunção e seus meninos!
Contamos consigo!
Inscrições abertas no jornal "A Verdade"
já agora porque não mostram a rua Mouzinho da Silveira, situada no dito lugar da Bemposta é po cartão de visitas de todas juntas que passaram nesta freguesia, tenham vergonha.
ResponderEliminarPara esclarecer os usuários desta página o concelho nunca se chamou de Pinheiro da Bemosta, mas sim Figueiredo e Bemposta, tendo deixado de ser com a reforma de Mouzinho da Silveira, por volta do ano de 1755.
ResponderEliminarÈ interessante a discussão que aqui se levanta sobre o nome do imóvel. Porque não se discute antes o investimento(bem) feito e o destino que (não) lhe é dado.
ResponderEliminarO anónimo das 11.25 tem toda a razão, continuamos a perder demasiado tempo com o "farelo" e
ResponderEliminarquanto à "farinha" nada!!!
Este é um exemplo claro que não ha, em oaz, politica cultural e patrimonial.
ResponderEliminaresta imagem... digamos que nao e a correta.
ResponderEliminarIsto chama-se PELOURINH>O e nao cruzeiro...
OAZ no seu melhor...