domingo, abril 27, 2008

Novos sentidos no trânsito

Hoje, ao início desta madrugada, os funcionários da autarquia procederam às alterações no trânsito, no que concerne ao centro da cidade.
Tive oportunidade de percorrer os novos sentidos e, dados os condicionalismos existentes - até que tenhamos as ditas vias estruturantes em funcionamento - creio que estas alterações serão benéficas para a fluidez do trânsito. Aguardemos pela prática!
No entanto, em meu entender, a data e hora da mudança não foi a mais apropriada - Queima das Fitas e fim de semana prolongado fizeram com que muitos oliveirenses fossem "apanhados" de surpresa e em contra-mão. A título de exemplo, muitos dos espectadores do Caracas, entraram com o trânsito a fazer-se num sentido e saíram do Caracas com o trânsito a fazer-se já em sentido inverso.
Acresce a tudo isto, a fraca campanha de sensibilização e informação levada a cabo pela autarquia - nem os novos painéis publicitários informam da alteração do trânsito...
A GNR, a quem se pede uma atitude pedagógica nestes primeiros tempos, também pode e deve colaborar, não se limitando a circular pelas ruas, mas ter uma postura mais pro-activa.

As informação sobre as alterações, podem ser consultadas aqui.

9 comentários:

  1. Concordo inteiramente com a observação do Sr. Hélder. Fui buscar o meu filho e amigos ao Caracas e aquilo estava um pouco confuso. A malta que lá andava, estava a achar imensa piada aquela situação que se gerou com carros em ambos os sentidos e com a polícia a acelarar com os pirilampos ligados e alguns, felizmente, quase acidentes. Então as pessoas entram no Caracas e deixam o carro estacionado no sentido correcto e quando saiem já estão em sentido contrário? Mas no geral penso que estas alterações serão benéficas. Vou agora ao futebol e aproveitarei para ver como os Oliveirenses se estão a adaptar as estas, volto a repetir, benéficas alterações de trânsito.

    ResponderEliminar
  2. "-creio que estas alterações serão benéficas para a fluidez do trânsito."
    (citação da mensagem original)

    Sr. Helder,como pude perceber, é um conhecedor da matéria em questão e por isso lhe peço que nos explique melhor os tais benefícios para a dita fluidez de trânsito.
    Desculpar-me-à a ignorância,mas no meu modesto entender acho que, contráriamente ao que diz,vai ser uma cofusão, quer junto ao mercado quer no cruzamento das ruas Dr. Salvador Machado e 25 de Abril.
    A ver vamos....
    Espero que explique melhor para percebermos. Obrigado.

    Tótabuleta

    ResponderEliminar
  3. Nem queria acreditar quando me contaram sobre a hora em que mudaram, mas enfim, nada que não estivesse à espera, outra coisa não seria de esperar.
    É que era muito complicado levantar umas horas mais cedo, e preparar as coisas ao nascer do dia. Era uma ideia assim tão luminosa?
    Minha nossa...

    Estas alterações estão previstas há quantos meses? Não deu tempo para preparar a mudança dos semáforos do Falcão???

    Mais do mesmo... santa terrinha! :(

    ResponderEliminar
  4. Hoje de manhã era um caos total, carros a circular nos dois sentidos, em estrada de apenas um, tendo até já surgido vários acidentes. Curioso é não se vê nenhum elemento quer da GNR quer da Câmara. Onde estão aqueles funcionários "papa horas extras de fim-de-semana"?

    ResponderEliminar
  5. Estas alterações estão previstas há quantos meses? Não deu tempo para preparar a mudança dos semáforos do Falcão???

    Mais do mesmo... santa terrinha! :(sic)

    E os sinais antigos que nem tapados foram? E as marcações de novos estacionamentos? e a mudança dos taxis? Não houve tempo!

    ResponderEliminar
  6. Polícia de Segurança Pública para Oliveira de Azeméis JÁ!...

    Faça algo por esta Terra Deputada do Partido do Governo!

    Então...

    ResponderEliminar
  7. Fico sempre surpreendido com todas estas lamentações, é preciso
    não esquecer que estão em Oliveira de Azeméis, cuja CM se debate com grandes problemas como a falta de receitas e principalmente com falta
    de pessoal!!!
    Milagres já faz o sr. Presiden-
    te, por favor não lhe peçam mais!!!

    ResponderEliminar
  8. Dá-se alvíssaras ao bloguista que consiga descobrir qual o trajecto que deve seguir um autocarro da Caima, que tenha necessidade de uma intervenção mecânica ou outra, para a garagem junto ao palacete . . . é vida… Azeméis é vida …… de coisas feitas sem vontade e falta de visão….

    ResponderEliminar
  9. Há uma situação que não se compreende. Quem sobe a Rua Ernesto Pinto Basto e precisa de, junto aos Bombeiros, cortar à esquerda não o pode fazer porque é proibido, e tem que fazer a rotunda da "Igreja", provavelmente para não "prejudicar" o trânsito que circula em sentido contrário. No entanto quem desce e pretende ir para o parque da Câmara, já pode cortar à esquerda, nem que para isso, e devido ao estrangulamento da via naquele local, vá literalmente para a faixa contrária e "prejudique" a circulação em ambos os sentidos. Não haverá aqui um julgamento em causa própria…. das duas uma, ou também proíbem quem desce de cortar para o parque da câmara e obrigam o transito a ir à rotunda do Rainha, ou retiram o sinal de proibição junto aos Bombeiros, porque também há funcionários da câmara que têm necessidade de naquele cruzamento cortar à esquerda…

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.