sábado, abril 19, 2008

Autarca absolvido diz que "ainda bem" que foi a Tribunal

Ápio Assunção, autarca de Oliveira de Azeméis, foi hoje absolvido do crime de abuso de poder, tendo o Tribunal concluído que nenhuma prova o associou à utilização de um motorista municipal por uma empresa privada.
O presidente da Câmara era arguido no processo juntamente com José Leite, encarregado da asfaltagem e conservação de vias da autarquia, também ele absolvido, sob a acusação, que o Tribunal considerou não provada, de terem beneficiado a PaviAzeméis, que fornecia os serviços de uma cisterna à câmara, através da cedência de um motorista municipal, quando o contrato previa o serviço com condutor.
"Era o que esperava desde o início porque acreditei sempre na Justiça. A verdade veio ao de cima e, como se verificou, eu tinha razão", comentou Ápio Assunção após ser conhecida a sentença.
O autarca, eleito pelo PSD, concluiu que o processo de que foi alvo não afectou a sua imagem pública, estando "disponível para o que os oliveirenses precisarem" em próximas eleições autárquicas, e observou que o facto do processo ser julgado foi até positivo.
"Fomos bombardeados pela Polícia Judiciária para chegar a Tribunal e ainda bem", comentou.
A juíza concluiu que "nenhum elemento probatório, objectivo ou subjectivo" associou o actual presidente da Câmara à utilização pela empresa de um motorista municipal e que, embora resultasse provado que Ápio Assunção se deslocava diariamente aos estaleiros municipais, tal não constitui "elemento objectivo do seu conhecimento" da situação, até porque os encarregados municipais negaram em Tribunal ter-lhe comunicado.
Já quanto ao outro arguido, José Leite, concluiu a juíza não ter praticado o ilícito de que vinha pronunciado, porque não lhe incumbia a nomeação do motorista para os serviços da cisterna.

Lusa / Fim

37 comentários:

  1. É a Justiça que actualmente temos em Portugal!
    É tudo mentira!
    os pobres vão para a cadeira e os outros....

    ....depois eu é sou o burro!

    ...Afinal quem fala verdade sr. Helder Simões?
    O seu veneno não o levou a lado nenhum!
    (apenas esta pequenina nota para que não nos julguem parvos!)







    '

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Neste espaço, apenas dei nota de notícias sobre o assunto que foram sendo publicadas na imprensa.
    Será que os órgãos de comunicação social que as produziam o faziam numa perspectiva de veneno ou de mera informação!!
    O que importa é esclarecer as situações e como o próprio presidente assumiu, ainda bem que foi a Tribunal.
    Agora, como Presidente da CMOA conhecedor de uma situação de pagamentos indevidos a uma empresa, cuja ordem foi dada por um encarregado da CMOA, e tendo ele tido conhecimento dos factos durante o julgamento, deverá, o quanto antes, instaurar um processo disciplinar e de indemnização ao encarregado que assumiu ter dado a ordem que lesou o Município em muitos milhares de euros...

    ResponderEliminar
  3. vocês querem mesmo sangue a TODO custo...
    uma oposição de m****!

    se o concelho está mal deve-se sem dúvida a esta oposição que temos: a população está mal mas não vê melhor alternativa e pimba vota PSD...

    ResponderEliminar
  4. Agora, como Presidente da CMOA conhecedor de uma situação de pagamentos indevidos a uma empresa, cuja ordem foi dada por um encarregado da CMOA, e tendo ele tido conhecimento dos factos durante o julgamento, deverá, o quanto antes, instaurar um processo disciplinar e de indemnização ao encarregado que assumiu ter dado a ordem que lesou o Município em muitos milhares de euros...(sic)

    Espero que não se esqueça de perguntar na Assembleia Municipal como vai o processo!
    Olhe que o seu amigo presidente é o maior mentiroso do concelho!

    Veja como está a casa dos Monteiros?

    ResponderEliminar
  5. Leitora Atenta
    O Resultado mostra bem o poder dos corruptos. Não me venham falar de honestidade onde ela não existe.
    Testemunhas há aos pontapés o que é difícil é encontrar testemunhas verdadeiras, ou seja, que "não tenham rabos de palha" como diz o ditado.
    Só porque o Tribunal absolveu os réus não significa que de um momento para o outro eles sejam os maiores "inocentes". (É muito conveniente assumirem esse papel)
    O povo também sabe fazer justiça.
    O município está na fossa financeira e estes "inocentezinhos" anónimos teimam em colocar as culpas naqueles que a não têm. Não há maior cego do que aquele quer não quer ver.
    A vossa imagem de marca passou a ser a linguagem obscena. Quando não têm argumentos "Pimba" só sabem proferir asneira. Só faltava agora ao PSD vitimizar-se para continuar no Poder.(Coitadinhos!)

    ResponderEliminar
  6. QUEM MANDA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS É O PSD E SEMPRE SERÁ!! O RESTO É CONVERSA!! QUEM NÃO ESTÁ BEM QUE SE MUDE!!

    ResponderEliminar
  7. o presidente da camara que tenha vergonha e se demita do cargo os funcionarios comentam nos tascos que o presidente e o responsavel por isto tudo com o apoio dos encarregados e dos engenheiros e tudo continua na mesma o mesmo empreiteiro continua a fazer o que fazia antes e o BURRO SOU EU.

    ResponderEliminar
  8. Leitora Atenta

    "QUEM MANDA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS É O PSD E SEMPRE SERÁ!! O RESTO É CONVERSA!! QUEM NÃO ESTÁ BEM QUE SE MUDE!!"

    É uma satisfação que continuem a pensar assim. Estão a cavar a vossa própria sepultura.
    Quem manda em Oliveira de Azeméis não é o PSD é uma cambada de imcompetentes, mal educados e mal formados que não tem capacidade para gerir, modernizar e inovar esta cidade.
    O que os "ditos" PSD's queriam era ficar cá sózinhos ou que as pessoas se dobrassem às suas "ordens".
    Este tipo de afirmação é o sinal de declínio/decadência de um PSD concelhio MORIBUNDO.

    ResponderEliminar
  9. O PRESIDENTE DEVRIA ERA ESTAR CALADO. SEM COMENTARIOS.

    ResponderEliminar
  10. Coisas da justiça em Portuguesa.

    ResponderEliminar
  11. É perciso saber perder!

    ResponderEliminar
  12. É DESTA QUE A TERRA FAZ AS MALAS DE VEZ E FICA EM LISBOA PARA SEMPREEEEEEE... OBRIGADA, MEU DEUS!!

    ResponderEliminar
  13. Não ficava nada mal ao sr. Presidente ter um pouco de dignidade e abster-se de fazer comentários sobre o resultado do julgamento. Safou-se do primeiro por ter prescrito e este, como é evidente, não era dificil sacudir a
    "água do capote", como se veio a verificar, só espero que a culpa não morra solteira e isso cabe aos oliveirenses julgar.

    ResponderEliminar
  14. Mas alguém acredita que os encarregados não tivessem dado conhecimento ao sr. Ápio, isto para não dizer que foi o mesmo sr. a dar as instruções aos encarregados. Não estou a ver os referidos encarregados a porem os seus empregos em risco!!!
    QUE GRANDE LATA!!!

    ResponderEliminar
  15. Ele está disposto a continuar! Pudera!!!! Já está reformado através da Câmara(3.400 e muitos €)´mais 75%do ordenado de presidente,mais o subsídio para despesas de representação e ainda viatura e chaufer!......
    Oportunista,trapasseiro,mentiroso!!
    Mas os grandes culpados eu sei bem quem são:alguns comendadores e outros comedores que o alimentam em troca de muito!!!!!
    É UMA VERGOOOOOONHA!!!!VIGAROS!!!!!!!
    Pénomiôlo

    ResponderEliminar
  16. QUEM MANDA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS É O PSD... SERÁ QUE SÃO CEGOS, SURDOS E MUDOS??

    ResponderEliminar
  17. O Tribunal de Oliveira de Azeméis absolveu o Presidente da Câmara que era acusado de abuso de poder. O Tribunal considerou os factos não provados.
    Procurei ter sempre uma postura discreta sobre esta questão, manifestando no entanto total confiança a Ápio Assunção.
    Encerrado judicialmente o assunto, hoje quero dizer que sempre achei excessiva a acusação. Excessos, digo eu.
    Muitos (poucos) meteram a viola no saco.
    Lamento que alguns (poucos) tenham procurado retirar dividendos políticos com o assunto em questão.
    Ápio Assunção passou por momentos de grande tensão mas nunca o mostrou em público. Manteve uma serenidade e tranquilidade invulgar.
    Aqueles que se excederam devem hoje reflectir sobre as suas atitudes.
    Parabéns a Ápio Assunção que resistiu a todas as provocações.
    Uma lição para os mais precipitados.
    Que grande lição.

    ResponderEliminar
  18. Ápio sabia, bem como qualquer munícipe que seria absolvido. A sua arrogância e vaidade estiveram patentes na declaração que fez, na qual nem uma alusão ao facto da Câmara ter pago à firma um trabalho feito por funcionário da mesma, nem sequer de, como responsável, não ter sido consultado sobre tal. Ninguém acredita nisto, as ordens emanaram dele, bem como outras bem mais lesivas para a Autarquia, mas o caciquismo local é tal que, mesmo constatando o óbvio, se continua a afirmar que Oliveira de Azeméis é do PSD e quem estiver mal que se mude, inacreditável!... O importante, é que, quem se arroga de impoluto, mostre aos Munícipes que tomou medidas, corrigindo as asneiras feitas: - 1º O trabalhador que esteve ao serviço da empresa, faltou na Autarquia, deve ter faltas que dêem lugar a despedimento; 2º Os responsáveis pelos recursos humanos que, pelos vistos, têm mais poder que o elenco governativo, bem como os do sector que deram essas ordens devem ser devidamente castigados; 3º Carlos Sousa que testemunhou em Tribunal( sobe juramento) ter ultrapassado toda a hierarquia, deverá ser despedido com justa causa por abuso de poder. Para quê mais inquéritos se tudo isto foi concluído em Tribunal?! O POVO espera que haja alguma dignidade e o responsável Autárquico mostre que de facto não era conivente.
    Isto é uma utopia só possível com gente digna, mas pertencendo todos à mesma seita e instruídos por advogada mafiosa, conseguiram até fazer-se acreditar por juíza e procuradores. Está tudo dito.
    Inconformada

    ResponderEliminar
  19. Senhor Engenheiro Castanheira:
    Todos nós ficámos encantados com a sua felicidade pelas quintas e vivendas que a sua família tem algures em Portugal. Mas o que queremos saber é qual foi o seu papel em mais esta falcatrua feita pela Câmara. Certamente será muito bem pago pelo cargo que ali ocupa, mas afinal que funções desempenha? É isso que intriga os Munícipes, o que fazem os Engenheiros? Não se vêm nas ruas acompanhando, dirigindo e orientando os trabalhadores nas poucas e lentas obras Municipais. Estes andam aos magotes sem rei nem roque e pelo menos no que toca às estradas é o que se vê. De facto isto é mesmo uma República das bananas!... Venham todos dar uma voltinha a pé nestes dias de chuvas e vejam o resultado de tanto dinheiro gasto só com os vossos vencimentos, pois limpeza de sarjetas, saneamento e reparação correcta dos buracos são miragens.

    A inconformada

    ResponderEliminar
  20. Ele está disposto a continuar! Pudera!!!! Já está reformado através da Câmara(3.400 e muitos €)´mais 75%do ordenado de presidente,mais o subsídio para despesas de representação e ainda viatura e chaufer!......
    Oportunista,trapasseiro,mentiroso!!
    Mas os grandes culpados eu sei bem quem são:alguns comendadores e outros comedores que o alimentam em troca de muito!!!!!
    É UMA VERGOOOOOONHA!!!!VIGAROS!!!!!!!
    Pénomiôlo(sic)

    A democracia no seu melhor!!!!
    prefiro viver em ditadura no nesta merda que é só para os bem falantes,os honestos,os trabalhadores os integros que se ...lixem para não dizer outra coisa mais feia!!

    ResponderEliminar
  21. ABSOLVIÇÃO NÂO SIGNIFICA O MESMO QUE INOCÊNCIA.
    E O PROCESSO - O ARQUIVADO POR PRESCREVER - TAMBÈM DEVERÀ TER SIDO O MOTORISTA A OFERECER-SE PARA LEVAR E TRAZER A FILHA A VISEU!

    ResponderEliminar
  22. Ola Helder!
    Bom o que tenho a dizer é que o Srº Ápio é um homem de trabalho! Os restantes So sabem criticar e uma delas é a Srª Helena para ela esta tudo mal!
    Olhem para o futuro do concelho! Façam deste concelho com uma qualidade de vida maravilhosa! façam União!!!

    ResponderEliminar
  23. Hade chegar o dia em que iremos ver os vigários na cadeia! Tarda mas hade chegar a hora deles

    ResponderEliminar
  24. Leitora Atenta

    "QUEM MANDA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS É O PSD... SERÁ QUE SÃO CEGOS, SURDOS E MUDOS??"
    Anónimo das 9:05 PM


    As pessoas não são cegas,nem surdas,nem mudas. Isso queriam vocês.As verdades são para ser ditas.

    Aqui, quem ainda não entendeu, é este anónimo, não adianta continuar a bater no ceguinho.
    Lamento que a sua capacidade não lhe permita perceber logo à primeira mas, também, é verdade que nem todos temos as mesmas capacidades....

    Aprenda:
    quem prevarica tem que assumir as consequências dos seus actos.
    O Povo, à sua maneira, sabe fazer Justiça.

    ResponderEliminar
  25. Ao anónimo das 5:21, os meus parabéns pelo seu texto, é pena que
    parte dos oliveirenses continuem cegos, surdos e mudos!!!
    Não deixa de ser doloroso para nós termos de assistir, constantemente a todas estas palhaçadas, mas é o que temos. Só
    espero que não seja por muito tempo, e ao dizer isto não estou preocupado com a côr politica que nos governa, ou possa governar, mas sim com as pessoas.

    ResponderEliminar
  26. Caríssima "amiga"inconformada, lamento não poder satisfazer as suas questões relativamente a matéria de foro profissional, pois como muito bem sabe, caso pretenda informações nesse âmbito, não é por aqui que as poderá ter, existem meios de obter toda essa informação que pretende e assim sossegar a sua inquietação.( Mas penso que é conhecedora da matéria, ou não?)
    Agora relativamente a questões pessoais, alegra-me uma ligeira evolução, pois a caríssima anónima da 5.28, já deixou de utilizar "toninho de ourém" e passou a utilizar " Sr.Eng.Castanheira".
    Deixo duas notas:
    a)Em futuros comentários não se engane e escreva " Ó Castanheira, pá".
    b) Sempre que me quiser caluniar, deixe o "Sr.Eng" de parte e use apenas o meu nome, pois até ando enfadado de tanto título..
    Quanto à família e património, não se inquiete mais e durma descansada/o, que eu faço o mesmo e não se esqueça sempre que se sentir inconformada,em vez de pensar na calunia que me quer dirigir, trabalhe mais um pouquinho, pode ser que ajude e assim se sinta melhor!

    ResponderEliminar
  27. Bravo!
    - É um artista português, senhoras e senhores!

    Há que reconhecer: tem MUITA pinta!

    É comer e calar, meus amigos. Não é com palavras que a coisa lá vai.

    ResponderEliminar
  28. Considero o Fórum Azeméis, um espaço de debate de ideias no qual intervêm cidadãos interessados e muito preocupados com o futuro da sua terra, pelo que desde já agradeço a quem o criou. É certo que tem também intervenções pouco dignas, com as quais não me identifico, mas da leitura atenta que ajuda a passar o tempo constata-se a preocupação unânime com o estado a que Portugal chegou no que toca a pobreza, situações de privilégio para uns e de escravatura ou desemprego para outros, enfim, aquilo que todos sabemos.!...
    Só quem nada percebe de português poderá confundir as minhas intervenções com calúnias e insultos. Quanto às minhas dúvidas sobre as tarefas de funcionárias pagos pelo erário público, creio que são legítimas e não deviam ser secretas, seria até útil que a Câmara Municipal tornasse público um organigrama dos seus serviços.
    Quanto a eu poder dormir descansada é um facto que há anos isso não acontece, precisamente por não me conformar. Comemora-se amanhã mais um aniversário da revolução de Abril, cujo objectivo era a evolução do nosso país em termos económicos e sociais. Volvidos 34 anos temos milhares de desempregados, as cadeias cheias, Escolas e Hospitais sem condições, o país desestruturado, diferenças sociais profundas, enfim, tudo isto por incompetência, desonestidade, corrupção, esbanjamento, compadrio, e muito mais, de quem se propôs governar.

    A Inconformada

    ResponderEliminar
  29. QUEM MANDA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS É O PSD E SEMPRE SERÁ!! O RESTO É CONVERSA!! QUEM NÃO ESTÁ BEM QUE SE MUDE!!

    Este senhor que escreveu isto deve ser cá um lambe botas e bom sacana!

    ResponderEliminar
  30. Mas alguém acredita que os encarregados não tivessem dado conhecimento ao sr. Ápio, isto para não dizer que foi o mesmo sr. a dar as instruções aos encarregados. Não estou a ver os referidos encarregados a porem os seus empregos em risco!!!
    QUE GRANDE LATA!!!(sic)

    Eles já falam por aí...cuidado Castanheira e Ministro da Igreja!

    ResponderEliminar
  31. "Quem não está bem que se mude..."

    De facto o ditado é popular e muitas vezes ajustado mas... será este um caso ajustado para o ditado?

    Creio que está na hora do PSD se mudar! e para melhor!

    Trinta anos no puleiro com muita gente a encobrir as costas uns aos outros...

    Não acredito que os Oliveirenses sejam cegos, apenas fecham os olhos porque a areia que lhes atiram aos olhos é muita!

    ResponderEliminar
  32. "QUEM MANDA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS É O PSD E SEMPRE SERÁ!! O RESTO É CONVERSA!! QUEM NÃO ESTÁ BEM QUE SE MUDE!!"


    A Arrogância é uma coisa triste de se ver.
    Creio que este é o grande problema do PSD de Oliveira de Azeméis, a arrogância que os torna burros. Quando tirarem as palas que têm nos olhos verão um concelho destruído.

    Vejam o PSD de S. J. Madeira, mais contido e mais próximo da população, sigam o exemplo.

    Não sou PSD nem de direita, mas admiro os bons trabalhos e, em S. J. Madeira há bons exemplos.

    Pela integração de Macieira de Sarnes no Concelho de S. J. Madeira.

    ResponderEliminar
  33. Ola Helder!
    Bom o que tenho a dizer é que o Srº Ápio é um homem de trabalho! Os restantes So sabem criticar e uma delas é a Srª Helena para ela esta tudo mal!
    Olhem para o futuro do concelho! Façam deste concelho com uma qualidade de vida maravilhosa! façam União!!!(sic)

    Mas que grande lata tem este morcõn!

    Então as pessoas que referencias são sérias?
    Só se fôr no olho do....para não dizer "asneioras" que não é meu habito nem sou ministro nem foi educado para tal!

    Santana (mas não sou Lopes,para que conste!)

    ResponderEliminar
  34. Agora, como Presidente da CMOA conhecedor de uma situação de pagamentos indevidos a uma empresa, cuja ordem foi dada por um encarregado da CMOA, e tendo ele tido conhecimento dos factos durante o julgamento, deverá, o quanto antes, instaurar um processo disciplinar e de indemnização ao encarregado que assumiu ter dado a ordem que lesou o Município em muitos milhares de euros...(sic)

    Helder Simões

    Farias um grande mas um grande favor aos oliveirenses honestos, que levasses este caso à próxima assembleia Municipal!

    Vou-me rir de ti um dia se não o fizeres!
    E vai ser na Assembleia!
    Disso podes ter a certeza!

    ResponderEliminar
  35. PARA MEDITAR!!!!!!
    "Na segunda sessão do julgamento, o Ministério Público considerou que houve um claro benefício para a Paviazemeis,na partilha de um funcionário municipal,que resultou em prejuízo para a Câmara."Tenho a convicção de que o Sr.Ápio teve conhecimento de que um funcionário camarário estava ao serviço da Paviazemeis e este agiu com o propósito de beneficiar a empresa privada". A procuradora continuou relativamente ao outro arguido, dizendo que "José Leite violou as suas funções pois nada fez para regularizar esta situação de benefício para a Paviazemeis ao permitir que um funcionário público trabalasse para uma empresa privada, sendo remunerado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis." Assim sendo, foi pedida, pelo Ministério Público, a condenação de ambos os arguidos."
    (citação do +MAIS ALERTA JORNAL)

    Conclusão: A Procuradora não percebe nada disto,afinal era tudo mentira,até porque os referênciados arguidos são pessoas sérias que nunca mentiram e, embora não precisasem, juraram dizer, mais uma vez, a verdade e só a verdade!
    E esta??????????????

    ResponderEliminar
  36. Concordo com tudo o que diz no texto.Pena é que o Hermínio Loureiro,no programa "Política Pura",da "Azeméis FM" tenha largado tamanhas baboseiras,julgando os outros burros e cegos!
    Só faltou dizer que o motorista, que transportou a filha do presidente,também mentiu!
    O Hermínio tem uma lata,uma LATONA!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Conclusão: A Procuradora não percebe nada disto,afinal era tudo mentira,até porque os referênciados arguidos são pessoas sérias que nunca mentiram e, embora não precisasem, juraram dizer, mais uma vez, a verdade e só a verdade!(sic)

    Sinto vergonha de ser portugues e ser oliveirense!
    Grande cambada!
    Dizem que há justiça..!
    Só se for em casa dos manos!!
    MAFIOSOS!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.