
No último jantar do Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta, o tema central de todos os discursos foi a tão badalada Pista de Atletismo que está a ser disputada, supostamente com base em promessas efectuadas antes das eleições, pelas freguesias do Pinheiro da Bemposta e de Cucujães.
Dois anos depois, tudo permanece como dantes, e este bairrismo saudável de cada freguesia está, e meu ver, a prejudicar uma decisão. Eleitoralmente, Cucujães é a freguesia mais populosa do concelho com 9830 eleitores contra os 2920 do Pinheiro da Bemposta que é, como todos sabemos, a terra de origem do Presidente da Câmara Municipal.
Assim, politicamente, Cucujães vale 3,37 vezes mais que Pinheiro da Bemposta, pelo que se trata de uma decisão complicada para o executivo.
Por outro lado, neste momento ambos os clubes, se pretenderem uma pista de atletismo, têm que se deslocar a Aveiro pelo que qualquer localização dentro do concelho será, inegavelmente, mais benéfica do que a manutenção deste estado de indecisão.
Correndo o risco de ser mal interpretado, mas porque entendo que a Pista, apesar de a sua localização estar definida para O. Azeméis, não se destinar apenas para o nosso concelho, a sua localização deve ser definida em termos de acessibilidades aos concelhos vizinhos, pelo que os terrenos que ladeiam a variante de acesso à Auto-Estrada poderão ser a melhor localização para esta infra-estrutura e que, bem vistas as coisas, não distam muito de Cucujães e do Pinheiro da Bemposta.
Mas, como não estou na posse de todos os compromissos já assumidos nem das condições técnicas necessárias para esta obra, é uma mera opinião pessoal.