terça-feira, setembro 18, 2007

Ano lectivo arranca com menos 9 escolas primárias

Começou o ano lectivo no concelho, sem grandes alaridos mas com alterações significativas em algumas freguesias que viram encerradas alguns estabelecimentos de ensino - Figueiredo e Igreja (Santiago de Riba-Ul), Côto (Fajões), Besteiros (Travanca), Nespereira (Palmaz), Azagães n.º 2 (Carregosa), Selores (Ossela), Teamonde (Carregosa) e Vilarinho (Cesar).
O encerramento é justificado pela redução do número de alunos, pelo que a manutenção dos mesmos espaços corresponderia a uma degradação da qualidade pedagógica com turmas compostas por alunos de diversos anos. Contudo, esta situação não é compreendida por muitos encarregados de educação a quem estas novas regras implicam mudanças significativas no seu quotidiano, nomeadamente ao nível das deslocações para os novos estabelecimentos de ensino.
No entanto, o futuro, como temos visto um pouco por todo o país, é a criação de Centros Escolares dotados de excelentes condições físicas e materiais.
Por cá, no entanto, ainda não temos nenhum exemplo pois a construção do Centro Escolar de Azagães, em Carregosa, cuja conclusão esta prevista para finais de 2007, está atrasada em virtude de problemas financeiros do próprio empreiteiro e que, em entrevista ao Jornal Correio de Azeméis, o vereador do pelouro da educação assume neste caso, que não se deve a falta de pagamento por parte da Câmara Municipal.

35 comentários:

  1. O Vereador afirmou que em termos de instalações as escolas do 1.º Ciclo de Oliveira de Azeméis sao de invejar!

    Bom, das duas uma: ou ele nao conhece nenhum outro concelho (SJMadeira e Feira por ex, bem aqui ao lado), ou entao está a tirar areia para os olhos das pessoas.

    Aqui, e porque a oposição é fraca e nao sabe para o confrontar com os dados dos concelhos vizinhos, as pessoazinhas continuam a ser comidas.

    O que ele nao disse é que em termos de funcionários de gabinete, de facto os concelhos vizinhos têm de invejar o n.º de pessoas do gabinete de educação.

    ResponderEliminar
  2. Bem uma coisa é certa, o que faz tanto funcionário naquele gabinete!Não ha justificação para aquele exagero!
    E ainda se por aí diz que não chegam..será possivel?

    ResponderEliminar
  3. "O que ele nao disse é que em termos de funcionários de gabinete, de facto os concelhos vizinhos têm de invejar o n.º de pessoas do gabinete de educação".

    E tenho a acrescentar ao seu comentário que entraram praticamente todos apadrinhados pela Assessora que manda e desmanda como bem entende ... mais parece que ela é que é a VEREDORA!!!
    Sorrisinhos e mais sorrisinhos e lá vai levando a água ao seu moinho.

    Para se fazer a reparação de um WC andam o ano todo, para se colocar umas telhas, arranjar uma porta, o soalho ... é preciso enviar sei lá quantas comunicações pela tal ..Plataforma (ainda não percebi porque não se pode enviar um fax ou um ofício... tem de ser tudo pela plataforma digital) depois tem de se telefonar imensas veses a lembrar do assunto .. e no final do ano ainda estás tudo na mesma.

    Por isso Sr. Vereador Albino Martins (dirijo-me a si porque você é que foi eleito) os pais, as escolas gostavam de contactar mais consigo do que com a ASSESSORA.

    E será que chega tudo ao seu conhecimento?

    ResponderEliminar
  4. Ela manda e desmanda mais do que o seu vereador.

    Mas ele também faz por isso.

    Rua com as tangerinas.
    Ponham lá pessoas competentes a tratar dos assuntos.
    Há tantas.

    ResponderEliminar
  5. Instalações de invejar !!!
    Então e os refeitórios? então as refeições que são fornecidas às crianças? então as salas de aula com mobiliário velho? então as condições das Escolas no geral?

    São de invejar? Qem inveja?

    Os pais das crianças? os profesores? o pessoal auxiliar?
    As próprias crianças?

    ResponderEliminar
  6. Mas quem é essa ASSESSORA ?

    Chamem os coisos pelos nomes.

    ResponderEliminar
  7. Perante factos, não há argumentos e a verdade esta aí.
    Pelos vistos ainda nao li uma mentira em qualquer um dos comentários atras escritos.
    Pela 1ªvez é abordado, este sim, uma grande problema do Municipio, o excesso de pessoal em determinados sectores, fruto essencialmente do tal apadrinhamento que e muito bem dito é feito pela pessoa em questão!

    ResponderEliminar
  8. Meu caro helder porque censuras as verdades?
    Porque retiraste o comentário não ofensivo a tua camarada HT, ela não faz PUTO!

    ResponderEliminar
  9. antes de mais, não foi removido qualquer comentário e essa opinião é sua e como tal vincula-o somente a si.

    Mas já agora, gostava de saber a sua opinião sobre o seguinte: Hermínio Loureiro hoje não esteve na Assembleia da Republica quando existiram trabalhos nas comissões parlamentares?

    ResponderEliminar
  10. anonimo das 12:20AM,

    explica lá essa do presidente da liga que nunca mais renunciou ao mandato?

    ResponderEliminar
  11. É o mal de muitas camaras tem sempre muitos funconarios, muitos deles são competentes, muitos são incompetentes, e o grande problema, é que os incompetentes, muitas das vezes são os que ocupam lugares de chefia!

    ResponderEliminar
  12. mas afinal este espaço é para comentar a notícia e o estado das nossas escolas, o trabalho desenvolvido pela CMOA da área da Educação ou é para falar de futebol.
    E se voltassem ao assunto inicial?

    Deve estar a incomodar alguém~. Boa tactica essa de meter outro assunto no meio ... para desviar as atenções .

    ResponderEliminar
  13. Não consigo perceber uma coisa, se o tema é a educação da crianças oliveirenses porquê o desvio para o tema habitual?
    Acho que a autarquia devia apostar mais em centros escolares e centralizar a educação, com isto poderiam ser criadas melhores condiçoes para os nossos alunos, mas infelizmente quando se tenta fazer isso aparecem os velhos do restelo que infelizmente não se preocupam com o bem estar e o sucesso das nossas crianças mas sim com a critica barata.
    É claro que o fecho de escolas e a criação de centros escolares pode causar transtorno para muitos pais, mas se forem criados sistemas de transportes proprios para as crianças, apoio após o final das aulas, entre outras coisas, certamente que as nossas crianças teriam muito melhores condiçoes para evoluirem e crescerem.
    Só mais uma coisinha, se está tudo tão mau, que eu até concordo que há muita coisa mal, porque é que os pais, que são os que se deviam preocupar mais com isto, não se interessam por participar e integrar a comunidade escolar?

    ResponderEliminar
  14. mais uma para a PJ mas como sempre não há coragem de colocar os nomes aos bois.
    Nome da acessora já!
    Nome de quem entrou apadrinhado e provas já!
    Ou então posso chamar a isto tudo, aldrabice, falatórios, cobardia e politiquice barata e popular.

    ResponderEliminar
  15. O sr. Herminio Loureiro não esteve presente na Assembleia da República, que admiração não sabem que esse senhor está a resolver o futuro da Nação, ou seja o problema "SOCOLARI" !!! Quantas vezes já aconteceu isto? É o faz ter muitos "TACHOS". Na minha aldeia sempre ouvi dizer que quem muitas vacas toca algumas deixa para trás!!!

    ResponderEliminar
  16. Caros Oliveirenses por muito que nos custe temos algumas escolas que já não se justifica que se encontrem em funcionamento. Quanto às declarações do sr. Vereador o anónimo das 7:20 não mencionou o termo de comparação que o referido Vereador usou, terá sido África? É que instalações escolares que são de invejar não estou a ver, talvez ande um pouco distraído, e se assim é desde já as minhas desculpas para o sr. Vereador!!! Quanto às referências ao excesso de pessoal é, como se costuma dizer, bater no ceguinho, pois todos nós sabemos que isto é um dos "CANCROS" que mina a nossa camara e não é de um sector mas sim de todos. Não tenho nenhuma procuração da Dra. Helena Terra, pessoa que não conheço pessoalmente, para vir defende-la, no entanto não posso deixar de expressar a minha admiração pelos constantes ataques que lhe são aqui feitos, alguns perto do insulto, será que essas pessoas se esquecem, ou têm a memória curta, que outros com mais responsabilidades pouco ou nada fizeram a não ser acumular "cargos" cujo resultado é o que todos nós sabemos. Deixem as cores para o futebol e talvez Oliveira de Azeméis comece a melhorar!!!

    ResponderEliminar
  17. HAHAHAHAHAHA
    Insultar o Sr. Presidente... á vontade
    Insultar vereadores PSD... á vontade
    Insultar funcionários da Camara... á vontade
    Insultar melitantes do PSD... á vontade
    Insultar Terra, Albertos, Rosinhas alto lá... isso é indecente.

    ResponderEliminar
  18. None da acessora- alguém lhe chamou tangeriana!!! É preciso desenhar o fruto!!!

    Apadrinhamento? isso ninguem dúvida e não é só naquele serviço ... OBVIO.

    Preocupe-se com as escolas, em criar melhores condições, melhores refeitórios, em construir centros escolares, em apetrechar as escolas com computadores, em acessegur aulas de complemento curricular, deixe os pais trabalhar, os movimentos associativos em vez de tentar controlar tudo como se fosse a eleita...

    ou será que se prepara para ficar na CMOA?

    É quase certo certo, não e?

    ResponderEliminar
  19. Ela manda e desmanda mais do que o seu vereador.

    Mas ele também faz por isso.

    Rua com as tangerinas.
    Ponham lá pessoas competentes a tratar dos assuntos.
    Há tantas.(citação)

    Esta é para o sr. Helder que tanto defende o sr. vereador!
    Será que ainda o vamos ver como Dep. do P.S.D.?

    ResponderEliminar
  20. Mas quem é essa ASSESSORA ?

    Chamem os coisos pelos nomes.

    10:44 PM

    A famoso Tininha! (para os amigos)

    ResponderEliminar
  21. E tenho a acrescentar ao seu comentário que entraram praticamente todos apadrinhados pela Assessora que manda e desmanda como bem entende ... mais parece que ela é que é a VEREDORA!!!
    Sorrisinhos e mais sorrisinhos e lá vai levando a água ao seu moinho.(citação)

    Ah! grande Tininha!
    Mereces uma medalha por teres enganado tantos incautos!
    Mas o principal resposável é o teu "chefe" quer queiras quer não!
    O P.S.D. desta vez vai levar com uma tareia e das grandes!
    Mas não com gente do actual P.S. dado serem perfeitamente estalinistas!
    Será mentira?
    Vejam o "chefe" e a "chefa!"

    Helder Simões acaba com esta "espertalhice"!
    Dedica-te a sério na defesa de uma causa...nunca defendas ou apoies quem não merece!
    Na política ou se é coerente ou não!
    Vê os exemplos de Salgado Zenha que (não conheces-te) Mãrio Soares,Manuel Alegre e tantos outros de quem por vezes injustamente ninguém fala!

    Meios termos é que não!

    oliveira e silva

    ResponderEliminar
  22. HAHAHAHAHAHA
    Insultar o Sr. Presidente... á vontade
    Insultar vereadores PSD... á vontade
    Insultar funcionários da Camara... á vontade
    Insultar melitantes do PSD... á vontade
    Insultar Terra, Albertos, Rosinhas alto lá... isso é indecente.(citação)

    Alto lá!
    Não escrevo mais sobre os "mandões"
    são demasiado fracos e intelectualmente débeis para que se fale deles....

    No fundo o que pretendem é que se fale deles,fale...fale....fale.... como se fossem pessoas de de bem e que não passem ao esquecimento!

    Relativamente a detreminados funcionários municipaia...(nem todos)
    Existem livros (reclamações) onde podemos apresentar as nossas queixas porque não o fazemos?
    Acredito que existem funcionários...que deviam andar com o "micróbio" nas obras porque de profissionais sérios,honestos prestaveis e educados nada têm.
    Será mentira o que escrevo?
    Estarei a exagerar?
    Claro que não!

    Pensemos nisto.
    Lutemos contra este estado de coisas..... porque dos "chefes" e comissários políticos já nada se espera...a não ser que o tempo passe...e depressinha (para não dizer outras coisas)

    Até a um dia!

    M

    ResponderEliminar
  23. um_func_da_cmoa disse...

    "... Só mais uma coisinha, se está tudo tão mau, que eu até concordo que há muita coisa mal, porque é que os pais, que são os que se deviam preocupar mais com isto, não se interessam por participar e integrar a comunidade escolar?..."

    Quem lhe disse que os pais não se preocupam e nem se interessam? Ou será que as suas preocupações não interessam a certos ouvidos?

    ResponderEliminar
  24. Discussões e quezilias a parte: lanço um desafio ao PS: façam um relatório breve com dados estatisticos comparando os concelhos vizinhos - n.º de Jardins de infancia publicos, % escolas EB1/JI com refeitório, % de Escolas EB1/JI com ATL, quanto é que as crianças pagam para andar no JI publico, quais os subsidios que as CM dão para funcionamento das escolas, quais os apoios para alunos carenciados, n.º de funcionarios nos gabinetes de educação e que projectos cada um tem afecto a si.

    Façam-no porque desta forma prestam um excelente serviço publico. Porque o PS peca porque dizer mal de tudo, mas nao apresenta dados concretos. Com essa sondagem pelas Cãmaras vizinhas, o povo vai perceber que estamos muito mal tambem ao nivel da Educação

    ResponderEliminar
  25. Isidro ao poder!
    Loureiro terá finalmente um homem de valor depois de albino dos reis!
    Loureirense!
    Tou a falar a sério!
    Não estou a "mangar"

    ResponderEliminar
  26. VIVA A TINA VAREADORA!
    VIVA!
    BIBA!
    VIVA!
    BIBA!
    se o chefe lê este manifesto manda-a regressar à escola!
    Ainda quero ver a classificação desta senhora comparada com os outros colegas que ao longo dos anos têm dado as suas aulinhas!

    Fungicida

    ResponderEliminar
  27. O sr. Herminio Loureiro não esteve presente na Assembleia da República porque andava a resolver um assunto da maior importância para o País que é o caso "SOCOLARI". Aliás julgo que não é caso virgem, pois já tem acontecido também em outros pelouros em que está metido. Como se costuma dizer na minha aldeia "quem muitas vacas toca algumas deixa para trás"!!!

    ResponderEliminar
  28. não acha que está a pedir demais ao PS?
    Está a pedir trabalho e que sejam unestos e se deixem de politica barata, não acha que isso é demais?
    O PS apenas sabe dizer "não" quando o PSD diz "sim" e vice versa e a única verdadeira explicação que têm é "somos da oposição".
    O PS local nunca soube, não sabe, nem vai saber governar um concelho, só sabem o que é "oposição" que para eles é o mesmo que "contrariar", mais ou menos como uma criança mimada...

    ResponderEliminar
  29. Acho que já se justificava um bom centro escolar na freguesia de Oliveira de Azeméis. Não por ser central, mas porque as escolas desta freguesia têm mais alunos, e são as que estão piores.
    Acho que a Camara devia preocupar-se mais com a alimentação das nossas crianças. As actuais refeições deixam muito a desejar.
    E isso sim, mexe com a saúde dos alunos e quiça com o rendimento escolar...

    ResponderEliminar
  30. Mas já agora, gostava de saber a sua opinião sobre o seguinte: Hermínio Loureiro hoje não esteve na Assembleia da Republica quando existiram trabalhos nas comissões parlamentares?(citação)

    OH! miudo então não o defendeste há tempos dizendo que era um excelente oliveirense?
    Ganha juizinho já to disse inumeras vezes rapaz!
    Juizo tem o teu camarada de Loureiro que desapareceu!
    Esperto?
    Inteligente?
    Espero um dia dizer-lhe olhos nos olhos o que penso sobre ele!
    Contigo..acredita que me estás a desiludir!

    ResponderEliminar
  31. Fiquei perplexo com a noticia que li neste fim de semana não é que os funcionários da nosa camara foram, nas férias, à escola de Lações e trocaram móveis em óptimo estado por uns que parecem ter sido tirados da lixeira. Quanto ao comentário dos responsáveis prefiro não comentar!!!

    ResponderEliminar
  32. Só falam da assessora,da assessora....
    Falem de coisas sérias!Onde estão os contentores que estavam prometidos para a Escola EB-2,3 Bento Carqueja? Não sabem?!? É de sumenos importância,não é?
    O Albininho aprendeu(?),depressa,a mentir como o chefe!Camada de aldrabões!!!!Nem contentores e muito menos mais salas para as crianças!Deixem-se de demagogias e peçam responsabilidades a esses grandes aldrabões!Eles estão é preocupados com os tachos e as chorudas reformas!!!!!

    ResponderEliminar
  33. Nunca a assessora - VEREDORA - teve tanta publicidade como agora?
    Deve andar satisfeita ... pois finalmente o trabalho dela é reconhecido !!!! e dar nas vistas!!!

    ...

    ResponderEliminar
  34. Nunca a assessora - VEREDORA - teve tanta publicidade como agora?
    Deve andar satisfeita ... pois finalmente o trabalho dela é reconhecido !!!! e dar nas vistas!!!(sic)

    Já estou como o "gorila" o que interessa é que falem de nós!
    ....mesmo que seja para dizer mal

    R.t.(rádio e televisão-nada de confusões)

    ResponderEliminar
  35. Já estou como o "gorila" o que interessa é que falem de nós!
    ....mesmo que seja para dizer mal(sic)

    Muito me ri...mas afinal quem é o gorila?

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.