domingo, setembro 16, 2007

Poder de Compra Concelhio

O Intituto Nacional de Estatística apresenou, na semana passada, o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio. Mais uma vez, os dados não são nada animadores, ficando o Índice de Poder de Compra de Oliveira de Azeméis, claramente abaixo da média nacional (índice 100), da média da região norte (85,45) e, inclusivamente, abaixo da média da zona do Entre Douro e Vouga (79,51).
Arouca 53,63
Oliveira de Azeméis 75,01
Santa Maria da Feira 81,49
São João da Madeira 115,71
Vale de Cambra 74,38
Albergaria-a-Velha 75,54
Aveiro 125,28
Estarreja 73,17
Ovar 81,54

12 comentários:

  1. Os "vadios" actualmente no poder na nossa terra são "avessos" a este tipo de leituras!
    Valerá continuar a falar sobre estes problemas e outros de real interesse de todos nós?
    Quando o principal responsável por este blogue defende um dos seus intervenientes?
    Na política não há meio termo!
    Ou sim ou não!
    Divagações mais ou menos iruditas nunca levaram a bom porto ninguem!
    Já tenho verificado (pelos temas que aborda) que sr. Helder Simões é demasiado tendencioso.
    Mas na minha muito humilde opinião sem muito "substrato"
    Mas é o que temos!
    Ainda pensei que o + alerta seria a tal lufada de ar fresco...(mas como me enganei).
    Mais uma vez....! e como dizem determinados sectores de opinião da nossa terra mais um Xico esperto...!
    O que tem feito a direcção da associação comercial para inverter este estado de coisas?
    O comércio tradicional está pelas horas da amargura!
    Serão só comerciantes os unicos culpados pelo perder de compra por parte dos oliveirenses?
    Temos que repensar a nossa terra sem os zitos,tavares,rosas,pires,helderes,terras,enfim todos esta juventude que muito muito poderia fazer pela sua terra!

    ResponderEliminar
  2. É lógico que em bou verdade não se pode dissociar este dado do contexto nacional e até europeu.

    No entanto, acho que quem vive e compra por cá. em Azeméis, nota uma substancial redução do seu poder de compra.
    Certo que estamos numa era consumista (os nossos avós não esbanjavam aos 60 contos para comprar um telemóvel por ano, muito menos pagavam as chamadas, as nets, as tv cabos, as taxas da agua, do lixo, os IMI ao preço que estão agora, os selos de circulação, os seguros para tudo e para nada, etc, etc.
    Há muitos poucos anos atrás (Era antes dos shoppings), a extravagância que se cometia era um passeiozinho de carro ao Domingo (que passava a semana metido dentro da garagem!), e não sei se o almoço fora.

    O dinheiro não estica.

    Mas apesar de tudo isto, nesta zona vive-se em grande contenção monetária e com grandes dificuldades, dificudades essas que afectam sobretudo a classe média. Aqueles que já puderam mas agora começam a não poder.

    O comércio local será outra questão. Ele é de facto de muito má qualidade. Ultimamente tem-se notado alguma melhoria, decorrente da aposta individual e não apoiada pelas entidades, dos Senhores Comerciantes.
    Neste capítulo pergunto: qual a razão existente para que continuem abertas diariamente (sem interrupções) as lojas orientais em oposição ao restante comércio em geral?! Porquê?! É que, meus amigos: ESTÂO CHEIAS AO FIM DE SEMANA!

    Alguém que tire as conclusões.

    ResponderEliminar
  3. A informação estatística ora publicada é um bom ponto de partida para que se reflicta sobre o que representam os índices ora publicados, por um lado, e o que se poderá ou será necessário fazer para que em próxima medição O.de Azeméis suba uns quantos pontos.
    À laia de desafio à participação dos comentadores deixo desde já uma pista: grosso modo, o tecido industrial assenta, fundamentalmente, em sectores tradicionais, com recursos pouco eficientes. Dito de outra maneira: um caminho para uma melhoria de índice de poder de compra per capita dos oliveirenses será a existência, por exº, de empresas (transformadoras e de serviços) em sectores mais inovadores e com recursos mais eficientes.
    Fazendo um esforço de memória, não tenho presente iniciativas que visassem ou visem a captação de investimentos empresariais na área das tecnologias mais avançadas, p.exº. Por outro lado, é público e notório que nos últimos anos foram mais as empresas que se deslocalizaram para concelhos vizinhos, p.exº.
    Este tema, na minha opinião, dará algum pano para mangas, quer numa perspectiva passada quer futura.

    ResponderEliminar
  4. Era interessante saber como é feito este estudo. Mede-se pelas compras feitas no concelho, ou pelo rendimento produzido no concelho, ou várias condicionantes?

    ResponderEliminar
  5. se pretender ter acesso ao estudo, indique um endereço de correio electrónico que terei todo o gosto em remeter-lhe cópia do estudo, ou então vá ao site do Instituto Nacional de Estatística.

    ResponderEliminar
  6. Agora já percebem porque os "BELMIROS" e os "AMORINS" não vieram para Oliveira de Azeméis e há ainda quem perca tempo com o centro comercial. Acordem de uma vez para a realidade, ou então alguem se prepara para encher o saco, o que a ser verdade não nos surpreende!!!

    ResponderEliminar
  7. Agora já percebem porque os "BELMIROS" e os "AMORINS" não vieram para Oliveira de Azeméis e há ainda quem perca tempo com o centro comercial. Acordem de uma vez para a realidade, ou então alguem se prepara para encher o saco, o que a ser verdade não nos surpreende!!!

    Xulos já cá temos muitos!!
    (sem ofensa a qualquer dos referenciados em epígrafe!)

    ResponderEliminar
  8. Neste capítulo pergunto: qual a razão existente para que continuem abertas diariamente (sem interrupções) as lojas orientais em oposição ao restante comércio em geral?! Porquê?! É que, meus amigos: ESTÂO CHEIAS AO FIM DE SEMANA!

    Alguém que tire as conclusões.

    O sr. Helder que responda!
    São as tais contrapartidas da presença do P.S. em Macau!
    Será mentira sr. Helder?
    Será mentira também as ultimas noticias provenientes do Brasil?
    Sr. Helder defender esta gente é pactuar com a máfia!

    ResponderEliminar
  9. O estudo já era conhecido - é de 2005.Foi publicado agora ( 2007 ). Julgo que agora está pior, até no factor de dinamismo relativo.

    ResponderEliminar
  10. O novo shopping vai fazer disparar o poder de compra... de S. Joao da Madeira porque a partir da proxima semana, os oliveirenses das 19 freguesias vao passar a correr ainda mais para lá!!!

    Um shopping com o dobro das lojas do previsto para OAZ. Ou seja, OAZ acordou tarde... e vai ficar mais uma vez para tras

    ResponderEliminar
  11. Triste sina a nossa. Nas próximas eleições votemos todos em massa nos mesmos.
    Este é o resultado da governação que escolhemos, jovens e muito incompetentes.

    ResponderEliminar
  12. Porque será que a UAC ainda não tomou uma posição oficial sobre o assunto "Novo shopping na cidade"? E a Associaçao de Comerciantes... porque está tão calada e ainda nao disse se é contra ou a favor?

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.