terça-feira, setembro 11, 2007

CMOA pretende contraír empréstimo de 16 milhões de euros

Para fazer face a "uma situação de desequilíbrio financeiro estrutural", conforme consta do Estudo do Equilíbrio Financeiro Municipal, realizado em Agosto deste ano, o executivo pretende contrair um empréstimo de 16 milhões de euros, para fazer o saneamento financeiro da autarquia. Das condições constantes na proposta, o mesmo terá uma vigência de 12 anos e um período de carência de 3 anos.
Esta Câmara Municipal não chegou agora. Não está nem pode estar surpreendida com a situação financeira nem pode desconhecer as suas causas. Agora já não é só a oposição a denunciar o gravíssimo estado das finanças e a insustentabilidade desta gestão, nem são só os fornecedores, colectividades e Juntas de Freguesia que se lamentam e sofrem as consequências dos atrasos de pagamento sistemáticos por parte da CM O. Azeméis.
A ser contratado este empréstimo, não nos moldes sugeridos pela CMOA, mas enquadrado no art. 41º da Lei 2/2007 a actividade da Câmara passaria a ser “tutelada” pelo Governo!
Não é isso que os oliveirenses querem – quem nos hipotecou o presente que não nos estrague o futuro.

25 comentários:

  1. Estão a ver,estão a ver.Eu tenho dito mas, muitos ficam irritados....
    Tudo isto acontece porque cismaram que um encarregado de costureiras seria um bom gestor da Câmara Municipal!...O resultado está à vista, há muito tempo!
    Será justo dizer-se que não é o único culpado. Rosas(economista ?),Ricardo Tavares, Albino, Gracinda e a comandita de assessores, também devem responder por este descalabro!
    O Zé da Esquina, gosta de ser enganado! Pelo menos,este,é feliz...

    ResponderEliminar
  2. Será loucura ou alucinação? Responsabilidade não é concerteza!
    Estamos entregues nas mãos de uns jovens inconcientes,irresponsáveis e que esperemos, paguem o mais rapidamente possível. Depois do processo "Centro Comercial de Referência", vem aí mais um empréstimo. Onde pára a justiça?

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Tavares, advogado? Naaaa, este tem tudo menos de justo... ganda vigário!

    ResponderEliminar
  4. Será justo dizer-se que não é o único culpado. Rosas(economista ?),Ricardo Tavares, Albino, Gracinda e a comandita de assessores, também devem responder por este descalabro!
    O Zé da Esquina, gosta de ser enganado! Pelo menos,este,é feliz...(citação)

    Sinceramente que quero acreditar no que li ....mas não...não é verdade!
    Então esses senhores do P.s.d. na Assembleisa Munucipal...concordam com isto?
    Cadeia com esta gente toda!
    Mas cadeia com estes anormais aquem apelidam de "ilustres" da terra!
    Para o bom nome da boa gente de Oliveira de Azeméis esta gente terá um dia de ser julgada e condenada!
    TODOS SEM EXCEPÇÃO

    ...MAS SINCERAMENTE AINDA NÃO ACREDITO!!!!

    ResponderEliminar
  5. A minha concordância com o anónimo das 2.33.

    ResponderEliminar
  6. Não sei o que faz tanto técnico na cãmara....

    Zé Mul

    ResponderEliminar
  7. por favor não quero ser tutelado pelo PS, se o PSD do Ápio nos arruínou, então com o PS mata-nos!

    ResponderEliminar
  8. O problema de oliveira azemeis é o partido do poder, mas tambem a oposição. Porque se o poder é assim tao fraco, pq ganham sempre as eleições? O PS em OAZ é muito fraco, ninguem os conhece, ninguem sabe o que fazem, ninguem os ve nas associaçoes, nos eventos, a dar a cara.
    Tenho a certeza que se o PS fosse forte em oaz, a Camara ja teria mudado de maos como ja aconteceu em tantos e tantos concelhos, e ate no país.

    ResponderEliminar
  9. O PSD tem gente capaz, nem todos são fracos e vulneráveis como o Tavares e os seus comparsas. O PSD Local tem que se renovar, encontrar novos lideres, novas mentalidades, sem rabos de palha... claro que isto é utopico, nao fosse os lobbys do partido dominados pelo Sr. Herminio e seus padrinhos. Mas que o PSD carece de renovação, tenho a certeza, porque ando lá, e aqui parece um convento em que só o PAPA pode falar, e o BISPO mandar! Procura-se gente de bem!

    ResponderEliminar
  10. O PSD tem gente capaz, nem todos são fracos e vulneráveis como o Tavares e os seus comparsas. O PSD Local tem que se renovar, encontrar novos lideres, novas mentalidades, sem rabos de palha... claro que isto é utopico, nao fosse os lobbys do partido dominados pelo Sr. Herminio e seus padrinhos. Mas que o PSD carece de renovação, tenho a certeza, porque ando lá, e aqui parece um convento em que só o PAPA pode falar, e o BISPO mandar! Procura-se gente de bem!(citação)

    PARABENS AO SEU AUTOR.

    ResponderEliminar
  11. Que o PSD tem gente capaz todos sabemos. A verdade é que esses, ou são inopportunois (porque fazem sombre, podem tirar o tacho, etc.) e os que restam não estão para se meter em mexericos, tricas ou outras coisas mais. Não se misturam. Isto é, não precisam da política nem dos políticos para comerem. Eis a questão!

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o anonimo das 9,50 PM.

    O PSD é fraco, mas o PS tambem é fraco. Ninguem aqui está livre de culpas.

    Se olharmos para as Juntas de Freguesia PS, que politicas se fazem de forma diferente, comparando com as Juntas PSD? A politica de tirar silvas nas ruas, de tapar buraquitos nas ruas, de passar atestados... tudo é igual, quer seja PSD, quer seja PS.

    ResponderEliminar
  13. Gostaria que alguém com conhecimento me ilucidasse se é possível gerir tão mal dinheiros públicos e ficar impune.
    Qual a entidade que poderá por fim ao descalabro que são as finanças da CMOA (falo pelo que leio aqui e nos jornais).
    Se alguém me conseguisse esclarecer agradecia. Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Ao anónimo da 9:10PM...

    Vocês... PSD's estão borradinhos de medo de perder o poleiro! É delirante ver-vos assim desnorteados. Mas podem estar descansados... Vocês, os apoiantes desta vigarice de 30 e tal anos não são presos! Pagámos todos bem cara essa vossa liberdade!

    ResponderEliminar
  15. Meu caro fossem as coisas assim tão simples e seria a política uma ciência exacta.

    De facto, com tantas asneiras no concelho (algumas por incompetência, ou omissão, mas a maioria por oportunismo estratégico) o certo é que o PSD lá tem mantido os seus "tachos", aliás muito bem repartidos pelos que os defendem (os que detêm a maioria dos "tachos") e muitas vezes distribuidos segundo uma lógica de simples relações de "amizade" que nada tem a ver com a militância ou afinidade partidária, quer seja mais à esquerda ou mais à direita.

    Por outro lado, apesar de não ser propriamente um especialista em estratégia política e a minha "escola" nessa área ser a "escola da vida" de um cidadão que procura actuar segundo os princípios que a lei prevê e admite (longe, portanto, da vigarice), considero que apesar de admitir (sem inocência…) que possa não existir uma estratégia concertada nesse sentido, a verdade é que a forma como os partidos funcionam "assusta" e afasta a maioria dos cidadãos que receiam "colar" o seu nome aos partidos (sejam o partido A, ou B).

    Isto é, independentemente dos partidos, nas organizações partidárias há uma percentagem significativa de indivíduos que, funcionando segundo uma lógica egoísta ("individual" ou "colectiva"), procura afastar aqueles que poderão constituir "perigo" para o poder.

    Naturalmente são considerações gerais, mas para dizer que, do meu ponto de vista, em Oliveira de Azeméis as coisas não são muito diferentes daquilo que se passa noutros concelhos (havendo naturalmente pessoas e contextos que marcam ou têm marcado esses concelhos de uma forma muito mais positiva), mas fruto da experiência destes últimos seis anos na política activa, julgo que neste momento (e ao contrário do que muitas vezes leio neste espaço, em comentários anónimos) temos uma estrutura concelhia do PS actuante e com um grande dinamismo a que não é alheia a liderança de Helena Terra.

    De facto quer queiram quer não, havendo defeitos (quem os não tem?), a liderança é clara e o nível da qualidade relativa à intervenção política é evidente.

    Causará isto receios? Claro!

    Por um lado, o PSD vê que, contrariamente ao que acontecia até há uns anos atrás, nas Assembleias e nos meios de comunicação não há tréguas porque a agenda política tem sido marcada pelo PS. Como consequência, há cada vez mais os Oliveirenses (a maioria sem vínculo partidário) que, "sofrendo" com a falta da aspirada qualidade de vida, já não acreditam neste PSD e esse sentimento que, como uma mancha de óleo na água, não se controla facilmente se poderá alastrar ao ponto de levar o PSD à derrota já nas próximas eleições.

    Por outro lado, é evidente o receio de um grupo de indivíduos que, ansiosos por ter o poder pelo poder, receiam um PS dinâmico. Receiam e não aceitam "abrir caminhos" na luta pelo poder legítimo, pelo que procuram "corroer" a credibilidade do PS com afirmações do tipo "com estes também lá não vamos”.

    A finalizar, resta-me acrescentar que, apesar de se poder apontar críticas pontuais à actuação do PS local, ninguém que queira fazer crítica séria poderá dizer que a oposição anda a "dormir".

    Assim actuassem todos os outros partidos da oposição e assim actuassem todos os grupos sociais.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo disse...
    "O problema de oliveira azemeis é o partido do poder, mas tambem a oposição. Porque se o poder é assim tao fraco, pq ganham sempre as eleições? O PS em OAZ é muito fraco, ninguem os conhece, ninguem sabe o que fazem, ninguem os ve nas associaçoes, nos eventos, a dar a cara.
    Tenho a certeza que se o PS fosse forte em oaz, a Camara ja teria mudado de maos como ja aconteceu em tantos e tantos concelhos, e ate no país. 9:50 PM"

    Meu caro,

    Fossem as coisas assim tão simples e seria a política uma ciência exacta...

    De facto, com tantas asneiras registadas no concelho (algumas por incompetência, ou omissão, mas a maioria por oportunismo estratégico) o certo é que o PSD lá tem mantido os seus "tachos", aliás muito bem repartidos pelos que os defendem (os que detêm a maioria dos "tachos") e muitas vezes distribuidos segundo uma lógica de simples relações de "amizade" que nada tem a ver com a militância ou afinidade partidária, quer seja mais à esquerda ou mais à direita.

    Por outro lado, apesar de não ser propriamente um especialista em estratégia política e a minha "escola" nessa área ser a "escola da vida" de um cidadão que procura actuar segundo os princípios que a lei prevê e admite (longe, portanto, da vigarice), considero que apesar de admitir (sem inocência…) que possa não existir uma estratégia concertada nesse sentido, a verdade é que a forma como os partidos funcionam "assusta" e afasta a maioria dos cidadãos que receiam "colar" o seu nome aos partidos (sejam o partido A, ou B).

    Isto é, independentemente dos partidos, nas organizações partidárias há uma percentagem significativa de indivíduos que, funcionando segundo uma lógica egoísta ("individual" ou "colectiva"), procura afastar aqueles que poderão constituir "perigo" para o poder.

    Naturalmente são considerações gerais, mas para dizer que, do meu ponto de vista, em Oliveira de Azeméis as coisas não são muito diferentes daquilo que se passa noutros concelhos (havendo naturalmente pessoas e contextos que marcam ou têm marcado esses concelhos de uma forma muito mais positiva), mas fruto da experiência destes últimos seis anos na política activa, julgo que neste momento (e ao contrário do que muitas vezes leio neste espaço, em comentários anónimos) temos uma estrutura concelhia do PS actuante e com um grande dinamismo a que não é alheia a liderança de Helena Terra.

    De facto quer queiram quer não, havendo defeitos (quem os não tem?), a liderança é clara e o nível da qualidade relativa à intervenção política é evidente.

    Causará isto receios? Claro!

    Por um lado, o PSD vê que, contrariamente ao que acontecia até há uns anos atrás, nas Assembleias e nos meios de comunicação não há tréguas porque a agenda política tem sido marcada pelo PS. Como consequência, há cada vez mais os Oliveirenses (a maioria sem vínculo partidário) que, "sofrendo" com a falta da aspirada qualidade de vida, já não acreditam neste PSD e esse sentimento que, como uma mancha de óleo na água, não se controla facilmente se poderá alastrar ao ponto de levar o PSD à derrota já nas próximas eleições.

    Por outro lado, é evidente o receio de um grupo de indivíduos que, ansiosos por ter o poder pelo poder, receiam um PS dinâmico. Receiam e não aceitam "abrir caminhos" na luta pelo poder legítimo, pelo que procuram "corroer" a credibilidade do PS com afirmações do tipo "com estes também lá não vamos”.

    A finalizar, resta-me acrescentar que, apesar de se poder apontar críticas pontuais à actuação do PS local, ninguém que queira fazer crítica séria poderá dizer que a oposição anda a "dormir".

    Assim actuassem todos os outros partidos da oposição e assim actuassem todos os grupos sociais.

    ResponderEliminar
  17. Se olharmos para as Juntas de Freguesia PS, que politicas se fazem de forma diferente, comparando com as Juntas PSD? A politica de tirar silvas nas ruas, de tapar buraquitos nas ruas, de passar atestados... tudo é igual, quer seja PSD, quer seja PS.(citação)

    Mas como poderão executar obras de vulto se não tem um tostão para mandar cantar um cego!
    Que o diga o Presidente da Junta de Santiago de Riba-ul!
    É um faco que pelo menos vão limpando as valetas ...e a Junta de Palmaz?
    Tem as valetas limpas?
    As margens do Caima?
    Que ponha os olhos na Junta de freguesia de Ossela!

    "Amigo" do Zé....da curva!

    ResponderEliminar
  18. Arrepiante sem dúvida. MAs alternativas é que nem vê-las.

    ResponderEliminar
  19. O problema não é o empréstimo em causa, o problema é a sensação que reina nos Oliveirenses de que isto não resolve nada só ajuda a enterrar ainda mais a C.M. e atrás deste certamente virão outros, a não ser que tenham a coragem de "limpar" a referida C.M., mas quanto a isto julgo que será mais fácil acertar no euromilhões.

    ResponderEliminar
  20. resolvam o mais rapido possivel se nao os atletas da oliveirense ficam o ordenado em atrazo e as contas do sr Eduardo e o sr Joao nao engordam.

    ResponderEliminar
  21. FINALMENTE!!!!
    Começo a ver luz ao fundo do túnel!
    Gostei do teu texto!
    Agora falta o ...resto é passar a acção!
    Lê o que escreveu o teu "camarada" Helder (que não tenho prazer de conhecer) sobre um destacado elemento do P.S.D.actualmente teu "colega" de executivo!
    Afinal quem tem razão?
    Deixa lá Manel....mais um "pires" para a colecção...
    Um renovado abraço pela qualidade do teu texto!

    M.

    ResponderEliminar
  22. É necessário mais dinheiro?
    Deve ser para pagar o salários dos não sei quantos mais concursos que têm abertos.
    Mas afinal as admissões não estavam congeladas ... não se podia contratar mais funcionários .. blá, blá, blá ...
    A oposição não sabe disto?

    ResponderEliminar
  23. ais um empréstimo para o contributo ao estragulamento financeiro da CMOA. Com mais estes 16 milhões, dizem ir pagar dívidas a fornecedores (a vêrt vamos). Mas lembre-se que a juntar aos já existentes e aos muitos factoring's ainda por cima com um empréstimo que nos primeiros a3 anos não tras encargos para a autarquia, quanto pagarão nos restantes 17 anos?
    Os encargos com as espesas correntes são um enorme peso (aliado à má gestão (como é o caso do volume de trabalhos a mais em quase toda todas as obras), há ainda o peso dos encargois com pessoas, sempre a entrar, técnicos e mais técnicos, mas com os trabalhos a serem executados em gabinetes externos, ou não sendo técnicos uns afilhados (quase sempre incompetentes). A prósito consta por aí, ainda ouvi esta noie num bar da cidade, que se prepara para entrar mais uma sumidade que por acaso é irmão de um vereador. É possível?

    ResponderEliminar
  24. A prósito consta por aí, ainda ouvi esta noie num bar da cidade, que se prepara para entrar mais uma sumidade que por acaso é irmão de um vereador. É possível?(citação)

    Não me digas que é o Arqº Jorge Rosas!?
    Já agora era melhor levar a família toda!(com todo o respeito!)

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.