sexta-feira, setembro 07, 2007

Presidente da Câmara acusado

Diário de Aveiro 2007.09.07
Francisco Manuel
O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Ápio Assunção, foi acusado pelo tribunal de três crimes de falsificação, um de peculato de uso e outro de abuso de poder

O Tribunal de Oliveira de Azeméis acusou formalmente o presidente da Câmara local, Ápio Assunção, de três crimes de falsificação, um de peculato de uso e outro de abuso de poder, apurou o Diário de Aveiro. Também um funcionário é acusado de um crime de falsificação e abuso de poder.
O processo foi iniciado com denúncia anónima, que deu origem a uma investigação da PJ do Porto, que apontava para seis suspeitos, incluindo os dois agora acusados, todos funcionários da autarquia e uma empresa de construção civil. A nossa reportagem sabe que quatro dos processos foram arquivados.
A acusação foi proferida a 2 de Agosto e os dois acusados já pediram a abertura da instrução do processo. Este processo envolve alegados desvios de materiais dos estaleiros da Câmara Municipal, numa altura em que Ápio Assunção era ainda vice-presidente da autarquia.
A notícia das investigações da PJ foi avançada em Maio, citando uma fonte anónima, que revelava que as averiguações se iniciaram em 2001. Segundo um jornal semanário local, a PJ «ter-se-á deparado com outras situações» que terá levado a ouvir «dezenas de funcionários e responsáveis autárquicos, bem como empresas do ramo da construção civil».
Logo na altura, a líder do PS de Oliveira de Azeméis, Helena Terra, pediu a «cabeça» do presidente da autarquia, sustentando que ele «não tem condições para se manter no exercício do seu cargo», explicando que quem está «sob suspeita é o representante máximo do município» e, por isso, acrescenta, «a pouca credibilidade que existia, deixou de existir».
Ápio Assunção não se pronuncia sobre este assunto, remetendo-se ao silêncio, segundo fonte do Gabinete de Imprensa da Câmara de Oliveira de Azeméis.

38 comentários:

  1. Pelo que acabo de ler....
    O artista está comprometido!
    Pelo mal que tem feito aos seus concidadãos sérios e honestos.
    MERECE-O!
    E...o artista Humberto?
    Já se esqueceram dele!
    Pelo que consta por aí o Tavares também é artista!

    Quem mal anda mal acaba!

    L.F.V.

    ResponderEliminar
  2. Qual seré a reacção do PSD nacional?

    ResponderEliminar
  3. Atenção!nada esta aprovado.Que este caso não levante duvidas.Aguardemos,confiantes na nossa policia e na nossa Justiça. ZE DA ESQUINA Oliveira de Azemeis 8/9/2007

    ResponderEliminar
  4. Atenção!nada esta aprovado.Que este caso não levante duvidas.Aguardemos,confiantes na nossa policia e na nossa Justiça. ZE DA ESQUINA Oliveira de Azemeis 8/9/2007(citação)

    Não o defendas!
    Não há fumo sem fogo!

    Olha que fosses tu ele era o 1º a por-te a faca no pescoço!
    Já o fez à família Moreira!

    Qual seré a reacção do PSD nacional?

    A mesma do caso somague!

    Luis (primo do zé)

    ResponderEliminar
  5. Para o analfabeto das 11:52 AM:
    Não é aprovado, é PROVADO; Não é duvidas, é DÚVIDAS; não é policia, é POLÍCIA e não é Azemeis,é AZEMÉIS!
    Aconselho-o a frequentar aulas de português, no ensino nocturno!

    Tôaver

    ResponderEliminar
  6. Ápio Assunção não se pronuncia sobre este assunto, remetendo-se ao silêncio, segundo fonte do Gabinete de Imprensa da Câmara de Oliveira de Azeméis.(citação)

    Se fosse para se autoelogia, aparecia de imediato com a "comandita" atrás e........(incluindo o Pres. da Junta de Palmaz e o dr. dias!
    É mentira?

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço pessoalmente o Presidente da Camara e garanto que ele pode ter muitos defeitos e concerteza os tem, um deles é ser "bonzinho demais", mas um não tem de certeza absoluta, que é o de ladrão.
    Acalmem os animos porque quem fez isto ao Presidente da Camara não se fica a rir, no final da novela vamos ver quem vai ser condenado.
    Anda muito abutre á solta e caladinho. Como é normal o Presidente da Camara é o visado, é o mais exposto, mas a justiça não dorme.

    ResponderEliminar
  8. Conhecem este site? conhecem este Bruno Oliveira?
    Deve ter um bom padrinho, já viram o trabalho dele?
    Só clientes relacionados a ... ? conseguem preencher o espaço?

    ResponderEliminar
  9. Chegou a hora!

    "Quando o homem é movido pela ganância,pela má vontade,pelo egoísmo,pela desonestidade e pela corrupção,ele CAI e FRACASSA"
    De:James Allen

    ResponderEliminar
  10. Pois... abuso de poder!

    ResponderEliminar
  11. O anónimo das 5:50 é um ingénuo.Acredita no Pai Natal? Então está bem, continue.....
    Aprendi uma coisa: QUEM DÁ AQUILO QUE NÃO JHE PERTENCE, É UMA PESSOA SÉRIA!...;QUEM FALSIFICA DOCUMENTOS,TAMBÉM O É!...E QUEM UTILIZA AS VIATURAS DA C.M. EM PROVEITO PRÓPRIO E DOS SEUS FAMILIARES; IGUAL!....
    Apanhe juíso que já deve ter idade para isso!!! É apenas um conselho

    ResponderEliminar
  12. "Eu conheço pessoalmente o Presidente da Camara e garanto que ele pode ter muitos defeitos e concerteza os tem, um deles é ser "bonzinho demais", mas um não tem de certeza absoluta, que é o de ladrão."

    Pois eu também conheço pessoalmente o Presidente da Câmara e embora não o tenha visto pessoalmente a roubar, há quem o faça com o seu conhecimento. E ainda estará para saber se tais acções são encobertas graças a alguma "comissões" a pagar ao próprio e/ou ao partido. Além disso entre roubar e desbaratar descarada e obscenamente os recursos públicos tem o mesmo efeito. Pessoalmente fico escandalizado mas é com o baixo nível das acusações que lhe são dirigidas. São mariquices em comparação com outras coisas. Mas também Al Capone foi para a cadeia por fuga aos impostos e não pelos crimes de sangue que cometeu. Desde que o bando que ocupa a Câmara pague pelo descalabro, por mim tudo bem.

    ResponderEliminar
  13. E o que vai acontecer aos funcionários que gamaram ou que estão envolvidos?
    Já é hora de também haver um lista de excedentários na Administração Local. Mas acreditam que esses constariam da tal lista? Dúvido , estão bem protegidos. Como dizia o outros "abutres". Olhe Sr. Presidente senão se livrar deles são os Oliveirenses que se livram de si.

    ResponderEliminar
  14. Caros bloggers, em primeiro lugar penso que é sempre importante referir e relembrar que até prova em contrário existe sempre a presunção de inocência.

    Ao amigo Helder Simões, como pessoa de bem que é, presta aqui uma informação que deve ser do conhecimento de todos, como conselho apenas lhe digo para ter cuidado com o aproveitamento que pretende desta questão, porque já da última vez que o tentou(aram) fazer na minha perspectiva não correu nada bem.

    Aos bloggers que me vão criticar só porque " supostamente " estou a defender o Sr Presidente da Câmara começo por lhes poupar trabalho escusam de vir dizer que é apenas mais um que está envolvido naquilo que consideram de máfia, porque aquilo que vos digo é que apenas tento ser correcto e espero o rápido funcionamneto da Justiça para que esta situação seja de vez esclarecida.

    Lamento mais uma vez todos aqueles que de uma forma cobarde lançam nomes e fazem comentários alguns dos quais bastante ofensivos, sem que o consigam provar.

    Aos anónimos que contribuem com tantas insinuações, apenas deixo um comentário: Considero que tudo o que dizem é pura cobardia se de facto é verdade tudo o que dizem sugiro que essas insinuações passem a queixas pelo menos para credibilizar um pouco tudo o que afirmam, tal como costumam fazer os vereadores do PS insinuam, participam a queixa e depois se vê, tal como fará agora o Vereador Dr Manuel Alberto pelo que li nos jornais referente ao local do novo e possível Shopping de Oliveira de Azeméis.

    ResponderEliminar
  15. Como é normal o Presidente da Camara é o visado, é o mais exposto, mas a justiça não dorme.
    (citação)
    Não defenda tal personalidade!
    Porque defende tanto (ápio) o sr.Humberto?
    Porque sabe demais isto é que P.J. não o investiga estas ligações!
    O professor justino que o diga!
    E um dia ainda vamos ver mais!

    Dou toda a razão ao Toaver!

    ResponderEliminar
  16. conhecem este Bruno Oliveira?
    Eu não o conheço!
    Mais dicas!

    ResponderEliminar
  17. "Quando o homem é movido pela ganância,pela má vontade,pelo egoísmo,pela desonestidade e pela corrupção,ele CAI e FRACASSA"

    Esta é tambem para o "Bocassa" do Tavares!

    ResponderEliminar
  18. E o que vai acontecer aos funcionários que gamaram ou que estão envolvidos?
    Já é hora de também haver um lista de excedentários na Administração Local. Mas acreditam que esses constariam da tal lista? Dúvido , estão bem protegidos. Como dizia o outros "abutres". Olhe Sr. Presidente senão se livrar deles são os Oliveirenses que se livram de si.(citação)

    Mas...quantas e quantas pessoas já lhe disseram isto?????
    O que fez ele atá agora?

    NADA!
    Ou sabem muito e não podecalar ou então!!!
    Vamos ver agora quem lhe dá guarida!
    Eu não sou!
    Tenho a certeza!
    Os Netas,arrozeiros e compª que lhe dêm a guarida que ele merece pelo que tem feito por eles!

    Está próximo!

    ResponderEliminar
  19. Sr. ABUTRES do PS façam ou preponham ALGO não destruam!

    ResponderEliminar
  20. Virem-se para o Ricardo Tavares... Olhem que têm muito mais matéria para o incriminarem... E o Sr. Ápio até agradecia... é que aquele já manda no Presidente!

    ResponderEliminar
  21. Aos anónimos que contribuem com tantas insinuações, apenas deixo um comentário: Considero que tudo o que dizem é pura cobardia se de facto é verdade tudo o que dizem sugiro que essas insinuações passem a queixas pelo menos para credibilizar um pouco tudo o que afirmam, tal como costumam fazer os vereadores do PS insinuam, participam a queixa e depois se vê, tal como fará agora o Vereador Dr Manuel Alberto pelo que li nos jornais referente ao local do novo e possível Shopping de Oliveira de Azeméis.(citação)

    Por certo não leu ou meditou sobre o que escreveu!!
    Então cobardia???
    E... que não subscreve o que fez!! ....já não é cobarde!

    Estou farto de perder tempo com isto!!!!
    porra!!!!
    Nunca mais!!!

    ResponderEliminar
  22. Virem-se para o Ricardo Tavares... Olhem que têm muito mais matéria para o incriminarem... E o Sr. Ápio até agradecia... é que aquele já manda no Presidente!(citação)

    Com esta é que eu não contava!!
    Deu-me uma vontade de rir!!!! Incrivel!!!!!
    Mas...eu....n...ão acredito!

    E o futeboleiro o que dirá?
    Cobarde!!!
    Como os amigos... Arnaut e o do Bruxelas!!!!
    Receberam a massa da Somague e aproveitando a doença do companheiro... imputan-lhe as culpas!!
    Que grandes......ta
    Terão um dia o pago!!!
    Já começo a ver a luz ao fundo do tunel!!!!
    Felizmente!
    Felizmente!

    B.G.Almeida

    ResponderEliminar
  23. Oh! Zé da esquina o que é feito do Humberto?
    do Tavares (engº)?
    e....muitos mais!!!!
    Mafiosos!
    Por favor não defendas estew tipo de gentita!

    Primo do Zé!

    ResponderEliminar
  24. Virem-se para o Ricardo Tavares... Olhem que têm muito mais matéria para o incriminarem... E o Sr. Ápio até agradecia... é que aquele já manda no Presidente!(citação)

    Não acredito!
    Não tem categoria para isso!
    Muito mal estaria o ápio se isto fosse verdade!

    Zé Antonio

    ResponderEliminar
  25. O Sr. Ápio está de mãos completamente atadas. Eu acredito no homem e chamem-me o que quizerem.
    Quem ataca o Persidente da Camara cegamente só o faz porque sabe que ele é o elo mais fraco.
    Porque não atacam Tavares e companhia? Porque será? Cobardia?
    Senhor Helder, não tem nada a dizer sobre os Tavares e restantes membros da alcateia?
    Já agora, tanta certeza de tanta coisa, tanto insulto, aqui só aparecem homens honestos a atirar pedras ao pecador, mas esses que atiram pedras já fizeram alguma coisa "decente".
    Proponho o seguinte, sobre o anonimato coloquem aqui provas, nomes, factos que a PJ irá ler, vamos... Vamos acabar com a corrupção em OAZ, não se acobardem ou têm telhados de vidro?
    Querem a morada da PJ? Querem o telefone da PJ?

    ResponderEliminar
  26. os abutres só atacam quando há ... carne morta e ...podre. Certo?

    ResponderEliminar
  27. anónimo das 7.19,
    sabe quantas toneladas de alcatrão vão ser pagas pela cmoaz que supostamente deveriam ser utilizadas em Macieira de Sarnes aquando duma pavimentação maior que lá foi feita e foram para...Albergaria a Velha, transportadas pelos camiões da empresa que esteve implicada neste processo, dos estaleiros e com o "negócio" coordenado pelo funcionário que também está acusado no mesmo processo?

    ResponderEliminar
  28. Este anónimo, das 7:19 PM, só tem conversa fiada! Chama cobardes, a todas as pessoas, por se apresentarem como anónimos. Pelos vistos partiu os espelhos todos lá em casa.
    Casos concretos?!? Não tem lido os blogues com nomes e tudo?!? Não eram esses que queria, pois não?
    PURITANO DE MEIA TIGELA!!!!!!!

    ResponderEliminar
  29. O Ricardo Tavares está a dar informações confidenciais à PJ sobre o Ápio para o incriminar e tomar o poder!

    ResponderEliminar
  30. os abutres só atacam quando há ... carne morta e ...podre. Certo?


    Que grande verdade esta!!!!
    Parabens ao seu autor!

    ResponderEliminar
  31. O Ricardo Tavares está a dar informações confidenciais à PJ sobre o Ápio para o incriminar e tomar o poder!(citação)

    Acredito do fundo do coração nesta afirmação,embora pense que a mesma possa ser falsa.
    Mas tambem não me admirava que fosse verdade.

    Sam.

    ResponderEliminar
  32. Para o Sr.atento, que pelos vistos anda distraido....não me diga que mora em ALbergaria??

    ResponderEliminar
  33. Pelos vistos, o das 7:19,não conhece nenhum corrupto em Oliveira de Azemeis.....
    Coitadinho,tenho tanta pena dele....É que, caso conhecesse,seria o primeiro a escrever, escrever,escrever...até que lhe doessem os dedos mas,.... sob o anonimato!

    Lírico

    ResponderEliminar
  34. Podem me insultar á vontade, quero lá saber. Gostava era de ver os "nomes nos bois".
    Falam muito mas nunca dizem nomes em concreto.
    Nome: xxxxxxxx
    Accção: XXXXXXXXX
    Data: xxxxxxxx

    A PJ agradece.

    ResponderEliminar
  35. Não me parece que esta noticia seja muito surpreendente, no entanto não nos podemos esquecer que enquanto o sr. Ápio não for julgado e condenado será sempre inocente, no entanto é comum ouvir que onde há fumo normalmente há fogo.

    ResponderEliminar
  36. Podem me insultar á vontade, quero lá saber. Gostava era de ver os "nomes nos bois".
    Falam muito mas nunca dizem nomes em concreto.
    Nome: xxxxxxxx
    Accção: XXXXXXXXX
    Data: xxxxxxxx

    A PJ agradece.

    A pj que investigue por isso pago os impostos!
    Ou será, que ainda tenho que um dia pagar do meu bolso para provar aquilo que quase toda gente sabe que é verdade!

    Não me lixem!

    ResponderEliminar
  37. ui...ui...
    para o anónimo das 8.08h...toma lá:
    em referencia ao anónimo atento a empresa é a Paviazemeis e o cumplice do negócio foi o Zé Leite, mais conhecido por micróbio. aquela empresa levou massa asfáltica para albergaria a velha mas que saiu da central como sendo para Macieira de Sarnes e assim a C.M.Oaz pagar. pois bem, a mesma vai ser paga pelas duas câmaras e odito cujo que coordenou a operação lá terá a sua comissão. Quando? perguntem ao presidente da j.f. de Macieira de Sarnes.

    ResponderEliminar
  38. Gostei! Nomes, locais, acção, mas quero mais, coloquem mais, não se acanhem.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.