sexta-feira, novembro 11, 2005

Perfil de Autarcas

Na sequência de alguns debates sobre a matéria, permito-me tecer algumas considerações que submeto à consideração dos habituais e habilitados usuários deste Fórum:

Considero que será no mínimo exigível a distinção entre as críticas eventualmente feitas a determinado Autarca enquanto executor de determinada tarefa e esse mesmo Autarca enquanto Cidadão.

Não tenho qualquer dúvida que no seio do meu alargado grupo de Amigos conto com um razoável punhado de pessoas de bom carácter, prestimosos e solidários quanto baste, incapazes de molestar conscientemente qualquer um. O que se podem chamar de bons Cidadãos. Todavia seria talvez incapaz de reconhecer em qualquer um o perfil desejável para presidir a uma Autarquia Municipal! Pelas mais variadas razões.

Também me soa mal um comentário do género: “-As acusações feitas à Câmara “x” são injustas pois o Presidente “y” é uma pessoa séria, competente e uma jóia de pessoa” Vejamos porquê:

1 – O facto de ser boa pessoa não o obriga a ser tolerante com actuações negativas ou simples falta de actuações positivas por parte do restante Elenco;

2 – O facto de ser competente não pode branquear a incompetência ou inércia de um ou mais elementos da sua equipa;

3 – O facto de ser uma pessoa séria exige-lhe que pondere com profundidade a eficiência da Equipa que lidera, esteja sempre atento às críticas construtivas a ela dirigida e tenha a preocupação de ordenar as correcções que reconheça exigíveis. Sem prepotência, sem arrogância mas com visível capacidade de liderança.

Se tal acontecer, certamente que terá a confiança, o apreço e a compreensão dos Eleitores. E desta vez sem clubismos balofos e prejudiciais convidando nomeadamente à participação geral dos Cidadãos.

Cumprimentos,

Alfredo Louro


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.