sexta-feira, novembro 11, 2005

Empenhamento... onde estás?

Tentarei resumir a “história” e tecer algumas perguntas no final:

Muitos dos Caros Participantes não serão alheios à enorme dificuldade que qualquer condutor que pretenda entrar na EN 227 ao Kmt. 1,700 (no Lugar de Travessas), oriundo de S. Roque com destino a S. João da Madeira terá devido ao complicado tráfego quase constante naquela via

Tenho assistido a manobras arriscadíssimas devido ao acumular de emoções de alguns condutores menos serenos ao fim de longos minutos de espera.

Consciente da extrema necessidade da implementação de uma rotunda no local e não vendo qualquer iniciativa nesse sentido, decidi aproveitar a divulgação dos contactos com um Gabinete criado para auscultar as queixas e sugestões do Público em geral sobre situações em que este caso se enquadra.

Colocada a minha sugestão e alerta sobre a necessidade da rotunda, no respectivo local a isso destinado, recebi do Gabinete, 4 dias depois, em 03/08/2005 a seguinte resposta que transcrevo:

“-Exmo. Senhor(a).

Relativamente à sua Sugestão / Reclamação, que agradecemos, temos a informar que a localização do cruzamento para S. Roque identificado na sua reclamação/sugestão, situa-se na EN 227 ao Km 1,700, estando já prevista a execução de uma rotunda no referido local, encontrando-se o processo em fase de lançamento de concurso público.

Melhores Cumprimentos

Estrada Livre”

Porque já depois desta resposta assisti a melhoramento do piso no local e colocação de sinalização horizontal, cabe-me perguntar:

-Haverá justificação para tanta demora para execução de tão fácil obra que resolveria um sério problema e talvez evitasse eventual tragédia?

-Atendendo ao elevadíssimo número de rotundas existentes na vizinha Cidade de S. João da Madeira, não seria curial de o respectivo Município de colaboração com o Município Oliveirense providenciassem junto do IEP a construção de mais uma neste local ou, em alternativa, autorização para a sua construção –que certamente não levaria a gastos de vulto?

-Será que a necessidade da dita construção estará dependente do número de sugestões e/ou reclamações apresentadas e só a minha foi recebida e por isso desprezada?

Não me considero “acomodado” mas sou sincero ao confessar que me sinto bastante “isolado” na matéria de erguer a voz em busca de melhores dias…

Cumprimentos

Alfredo Louro


3 comentários:

  1. Caro ALfredo Louro,

    Confesso que me causa estranheza a resposta que lhe foi dada, pois até ao momento e apesar das insistências sistemáticas... recorde-se que o anterior presidente da Junta de Freguesia assumiu publicamente que não ter conseguido resolver essa questão era a sua maior mágoa no momento de saída, tal concurso público e-me desconhecido, uma vez que tratando-se de uma estrada nacional, a mesma carece de autorização do Instituto de Estrada para implantação de uma rotunda, o que até ao momento não se conseguiu!
    De qualquer das formas, este é mais um episódio que demonstra a nossa mesquinhez colectiva, quando digo nossa, de quem nos governava na Câmara Municipal, quando o então Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Manuel Cambra, pretendia duplicar a EN 227 até ao entroncamento com a EM 545 com a construção da respectiva rotunda... Como entrava em território alheio, a Câmara Municipal do nosso concelho entendeu que não deveria aceitar... e o homem até que estava na disposição de pagar a obra!!!

    ResponderEliminar
  2. tanto quanto sei, o gabinete apenas tem como função informar e pelos vistos tem informado... aliás, tem recebido inúmera informação que doutra forma, dificilmente chegaria ao conhecimento dos responsáveis... vanos é ver se consegue influenciar as respostas às solicitações!!!

    ResponderEliminar
  3. Afinal há serviços que funcionam. Uma resposta objectiva e concreta, dada em 4 dias, acaba por ser surpresa. Ou não é assim que tem de ser? Não me quero pronunciar, por razões óbvias...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.