terça-feira, novembro 22, 2005

A meditar!!!

Entre Douro e Vouga Digital - Este é um projecto que visa combater a info-exclusão, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promover o acesso à cultura e conhecimento e melhoria da competitividade das empresas região.O projecto é gerido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Entre Douro e Vouga e Vouga da qual fazem parte os concelhos de Oliveira de Azeméis, Arouca, Vale de Cambra, São João da Madeira e Santa Maria da Feira.
O orçamento do projecto é de 8.120.000€ financiando em 75% pelo Programa Operacional Sociedade da Informação. Julgo que os restantes 25% serão financiados pelas respectivas autarquias.
Até aqui tudo muito bem, e quem vê as coisas por este prisma, até achará que será uma iniciativa de louvar, a bem do desenvolvimento da região.
No entanto, para mim, este é mais um dos casos que referi num texto anterior, em que não se sabe muito bem para que serve, como funciona, quem o gere e como é gerido.
Sendo um projecto financiando pelo Programa Operacional Sociedade da Informação, julgo que as medidas desenvolvidas no seu âmbito deveriam ser alvo de concurso ou pelo menos uma consulta a várias empresas da região com competência para os implementar. Observei que o site do projecto (www.edvdigital.pt) tem uma secção de concursos, mas desde o lançamento do site, nenhum concurso foi publicitado.
Questiono-me então, como e a quem foram adjudicadas as medidas até agora já desenvolvidas, nomeadamente o Net Sobre Rodas (2 carrinhas, equipadas com 12 computadores portáteis com acesso à Internet, scanners e impressoras, que irão percorrer os cinco concelhos da região, para divulgar as tecnologias de informação junto das populações) e a instalação de HotSpots de acesso gratuito à Internet em vários pontos dos 5 concelhos.
Julgo que será coincidência que o site do projecto tenha sido desenvolvido pela empresa que desenvolveu os vários sites ligados à Câmara Municipal, nomeadamente o próprio site da Câmara, da Ciol, da Fundação La-Sallette e várias intranets da Câmara. Esta empresa desenvolveu também o site do Oliveirense Basquetebol, do Mundial de Hóquei em Patins, de vários orgãos de comunicação social do concelho, do Grupo Simoldes. Esta mesma empresa tem uma subsidiária, que desenvolveu o site da última campanha autárquica do actual presidente da Câmara.
Como referi, serão tudo coincidências....

Rui Marques

2 comentários:

  1. Não conheço os procedimentos da EDV Digital no que diz respeito ao fornecimento de bens e serviços mas tratando-se de uma instituição pública, os interessados podem e devem solicitar esclarecimentos sobre os concursos efectuados o a justificação para a adjudicação a determinada empresa...
    Mas no que concerne ao relacionamento entre o EDV Digital e a CMOA parece-me que existe algo ainda não explicado: - o EDV Digital disponibilizou 5 hotspots para o concelho, sendo que 4 deles estão sediados ou estarão na cidade (Parque La Salette, Largo da República, Escola de Enfermagem, Largo do Gemini e um na freguesia de Nogueira do Cravo)??? A questão que se coloca é qual o critério objectivo que levou a que fosse escolhida a freguesia de Nogueira do Cravo. Sim, o critério objectivo, pois o político partidário é mais do que evidente, uma vez que foi instalado antes das eleições autárquicas!!

    ResponderEliminar
  2. A propósito de meditar: 'descobri' que a CMOA é patrocinadora OFICIAL de um site que me parece eminentemente privado e comercial: www.terrasdelasalette.com.
    E esta heim?

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.