sexta-feira, abril 20, 2007

...santinho!


Proprietários que não comunicarem às autoridades competentes casos suspeitos de Gripe das Aves pagarão uma multa que poderá ascender até 22 445 euros.
As regras que entraram em vigor são penalizadoras, sobretudo, se os proprietários forem empresas. Mas os pequenos criadores, donos de explorações de aves para consumo doméstico, também ficam obrigados a comunicar eventuais casos. Se não o fizerem, cometem uma infracção punida com uma coima que varia entre 250 e 1870 euros. A lei publicada em Diário da República (Decreto-Lei nº110/2007) prevê ainda outras penalizações acessórias, como o encerramento das criações, o abate dos animais e também a proibição de desenvolver negócios em feiras e mercados.
Este diploma não é mais do que a aplicação no território nacional das directivas que vigoram na Europa, tendo em vista a política de combate à Gripe das Aves. Em caso suspeito desta doença, sobretudo se se tratar da variante humana (H5N1), deve ser definido um perímetro de protecção com três quilómetros.
A distância aumenta para dez quilómetros na obrigatoriedade de vigilância rigorosa em torno da exploração com focos da doença. Dentro deste raio, não são permitidas feiras ou outros eventos dos quais resultem concentrações de aves, quer de capoeira ou de cativeiro.
As aves infectadas ou sob suspeita não poderão entrar em contacto com outras. Além disso, os proprietários ficam impedidos de as transportar para qualquer outro local. Todas estas medidas persistem durante até 21 dias depois da desinfecção dos locais infectados.
A confirmação da presença do vírus obriga ao abate dos animais, ou a supervisão oficial por parte de entidades competentes. Na eventualidade de abate, os proprietários devem ser indemnizados. Para o efeito, devem ter registado os animais na Junta de Freguesia da sua área de residência.
Vamos lá dar atenção a isto… de uma vez por todas!
E façam como os Bloguistas franceses, que prometem violar a lei divulgando os resultados eleitorais das presidenciais francesas, antes do fecho das urnas, como forma de protesto, apesar da Comissão de Controlo da Campanha afirmar que irá responsabilizar os infractores... usem este meio, usem o Fórum Azeméis para divulgarem (também) aquilo que acham estar mal ou bem.

7 comentários:

  1. Tudo isto, na nossa zona, é uma falsa questão.

    A maior probabilidade de contaminação de aves, existe nas rotas de migração e, por consequência, nas áreas onde as aves pousam para se alimentarem e/ou descansarem (perto de nós, a área da Ria de Aveiro) o que faz com que seja pouco comum vermos aves desse tipo nesta zona.

    Até agora, quem é a pessoa que tendo aves em casa, sejam de capoeira ou de estimação, nunca lhe morreu nenhuma ?

    E então, será por isso, que quando uma morrer, temos que comunicar às autoridades ?

    Aceitam-se determinadas medidas preventivas, e concordo com elas, desde que o território seja classificado em termos geográficos, com diversos níveis de eventuais contaminações, e nas zonas mais prováveis (e os técnicos são pagos para fazerem estudos e sabem disso) então que exista forte fiscalização.

    Agora nesta zona ?
    Sejamos coerentes....

    O Louro Pintado

    ResponderEliminar
  2. ...ah! grande louro...tu é que sabes de aves....
    MAN

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão Louro!
    Concordo contigo. Mas há que ter em atenção mais um factor: os Colombófilos!! São muitos nesta região, e como a doença anda intimamente associada á "migração", então se calhar faz sentido, pelos menos que os pombais estejam bem debaixo de olho.
    É só uma ideia...

    ResponderEliminar
  4. Não sou columbófilo, mas tenho fanáticos na família, e relativamente a isso, penso que o perigo de propagação da doença será mínimo, porque os pombos saem para serem lançados, em transportes próprios, e são lançados no dia seguinte, sendo o objectivo dos mesmos, regresarem a casa.

    Normalmente fazem a viagem de regresso (se não se perderem, se as condições atmosféricas o permitirem) no mesmo dia e sem nunca pararem pelo caminho.

    Assim sendo, perigo de contaminação, não haverá, mas melhor que eu para opinar acerca do assunto, só os entendidos.

    A propósito, percebo de aves, principalmente frango de churrasco.

    O Louro Pintado.

    ResponderEliminar
  5. ...Ah...Grande Louro tu é que percebes de aves....
    J.L.S.P.

    ResponderEliminar
  6. Caros bloguistas.

    Galinhas, é comigo, e agora, começam a aparecer alguns garnizés...

    O louro Pintado.

    ResponderEliminar
  7. zé manel.... era loiro, estúpido e muito tímido, mas arranjou uma namorada
    num dia de inspiração.
    Um dia, saíram de carro para um passeio pela Costa da Caparica.
    Depois de andarem alguns kms, o zé manel ganhou coragem e pôs a mão
    nas pernas dela.
    E ela disse:
    - Se quiseres, podes ir mais longe.
    Animado, zé manel engatou a quinta e foi até ao Algarve...
    A.A.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.