terça-feira, dezembro 12, 2006

Natal provoca guerra entre Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira

Notícia do Diário de Aveiro

A Câmara de Oliveira de Azeméis arrancou um cartaz promocional do Natal em S. João da Madeira alegando que está a defender os interesses dos seus comerciantes. A Associação Comercial de Ovar e S. João da Madeira (ACOSJM) está indignada com esta atitude «prepotente» que «incomoda quem não é capaz de dinamizar o seu comércio tradicional»

O «outdoor» colocado em Santiago de Riba Ul na semana passada convidando a visitar «S. João da Madeira, a cidade Natal» motivou protestos de comerciantes, segundo fonte da autarquia de Oliveira de Azeméis, e mereceu mesmo a intervenção do presidente Ápio Assunção. O autarca telefonou directamente a um dos responsáveis pela associação comercial a ordenar a retirada do «outdoor» licenciado pelos seus serviços. José António Neves, da ACOSJM, queria ouvir uma boa razão para a retirada do cartaz, mas a única resposta que recebeu do autarca foi «ou tiram vocês ou a é a Câmara que o manda retirar», acrescentando que «nenhuma empresa de Oliveira de Azeméis se atreveria a fazer o mesmo (publicitar) em S. João da Madeira».
«Alguém, de bom senso, que me dê uma boa razão para retirar o cartaz e eu aceito, mas ninguém foi capaz de o fazer, nem mesmo o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis», afirma José António Neves. O responsável da ACOSJM sublinha ainda que a situação é ainda mais inacreditável porque o «outdoor» foi licenciado pela própria Câmara de Oliveira de Azeméis para o mês de Dezembro. «Além disso, a mensagem respeita todas as regras da publicidade, não tem termos ofensivos e apenas promove as actividades de Natal» no concelho vizinho, sem «prejudica ninguém».
José António Neves desafia, por isso, todos os comerciantes a virem publicitar em S. João da Madeira, porque, acrescenta, «é inacreditável que quando a Europa elimina as fronteiras, haja concelhos que as querem erguer entre si». «É uma atitude inqualificável e uma prepotência sem limites» de quem não aproveitou os fundos disponíveis «para promover o seu comércio tradicional». «Apresentamos uma candidatura aos programas europeus e nacionais, para promoção do comércio tradicional nesta quadra, se os outros não foram capazes de o fazer isso não é culpa nossa», diz José António Neves, deixando ainda uma questão à Câmara de Oliveira de Azeméis: «Quando as grandes superfícies previstas para a região se instalarem em Oliveira de Azeméis, a Câmara também os vai impedir de publicitar para defender os seus comerciantes?»
«Outdoor» idênticos, promovendo actividades como a pista de gelo ou o presépio humano estão nos concelhos de Ovar, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, onde não houve qualquer problema.
A Câmara de S. João da Madeira, que apoia as iniciativas, não se pronuncia sobre esta questão.

9 comentários:

  1. Que peninha dos meninos de SJM...muito bem sr.Àpio!
    São João da Madeira vive á custa da inoperância dos concelhos circundantes e à que bater o pé e principalmente fazer mais e melhor que a oferta.
    Trata-se de uma provocação!

    ResponderEliminar
  2. sabiam que na discução da urgência do hospital de SJM é dito que a cidade tem 60 mil habitantes!

    ResponderEliminar
  3. esta é para rir!?
    retirar um outdoor que foi licenciado, so porque nele contém piblicidade à actividade comercial do concelho vizinho? aquele que tantas vezes, se nega, de ser um exemplo e termo comparativo? Ora aí está uma resposta.
    Afinal, não existe um tal agrupamento de entre douro e vouga, (a entidade que pretende unir esforços, rentabilizar meios, etc....)
    É das minhas vistas ou tenho constatdo que os concelhos vizinhos vêm promover actividades suas no nosso concelho, e nos nosso muppys!?

    ResponderEliminar
  4. Atenção: O Presépio humano está ser realizado pelo TAL - Teatro Amador de Loureiro, um grupo aqui do concelho oliveirense. Será que o Sr. Ápio os vai tirar de lá e pagar o que estão a receber em S. João da Madeira pela Actividade. E no concelho vizinho não vão demorar anos a pagar.

    ResponderEliminar
  5. Rui Luzes Cabral - o La Féria dos pobres

    ResponderEliminar
  6. Uma vergonha o que foi feito pela Câmara de Oliveira de Azeméis. Será que a Câmara vai mandar retirar os outdoors ao Modelo de SJM ou ao Feira Nova de SMF???

    É precisamente o mesmo.
    A Câmara devia preocupar-se em promover actividades na sus cidade em vez de ter raiva do que os outros fazem.
    É por a mexer tanta gente que trabalha na Câmara. O que faz o gabinete de Turismo, que tem 3 licenciados a trabalhar?? O que faz o gabinete de educação, com 16 licenciados e administrativos a trabalhar (aumentou de 3 para 16 em apenas 4 anos); o que faz o gabinete de apoio ao empresario com pelo menos 2 funcionarios? O que faz o gabinete da juventude, com mais 3 tecnicos, um dos quais licenciado???

    Se resultados, sem produção... o que aconteceria se fosse uma empresa privada??

    Pena a nossa oposição (PS), ser tão fraquinha...

    ResponderEliminar
  7. Ao ler isto só posso acrescentar o titulo do suplemento do Correio de Azeméis desta semana:

    "Oliveira de Azeméis é um exemplo para outras autarquias"

    E que exemplo!!!! :)

    ResponderEliminar
  8. O primeiro comentário é surrealista!!!

    "muito bem sr.Àpio!" e a "inoperância dos concelhos circundantes".

    Percebi bem?
    Muito bem Sr. Ápio por ser inoperante????

    Eu tinha a esperança que quem deu a maioria a esse sr. fossem os velhinhos, os coitadinhos, que só vêem até à sua porta, desgraçadinhos, que se vendem por 2kg de alcatrao, mas que não podem tomar um banho...

    ... afinal esses coitadinhos "sem visão", já sabem usar a internet! :)

    ResponderEliminar
  9. É por este tipo de comentários que tenho vergonha de dizer que sou natural de Oliveira. Com este tipo de mentalidade Oliveira será sempre uma terreola de broncos.
    Quando se coloca uma guerra entre S.João e O.Azemeis, temos que ter consciênçia que possuir uma cidade dinâmica na região só é bom para ambas às partes.
    Pelos vistos em Oliveira as coisas ressolvem-se à bruta. Camâra é inteligente por retirar paineis que antes tinha aprovado? Estes painés só deveriam incentivar a camâra a trabalhar melhor, mas não corta se logo ali e fica resolvido. E é assim que Oliveira de Azeméis evolui..
    Quanto ao SR. que falou que SJM tinha justificado com os 60mil hab que possuia. Desculpe me dizer que você de dados estatisticos pouco deve perceber, mas pior é denotar uma falta de inteligência na análise das palavras. O que SJM disse, foi que a area de abrangência das urgências era de 60mil hab. E digo que não deve estar longe. Uma vez que não é apenas sjm que usufrui daquela urgência, são também arrifana, cucujaes, milheiros, macieira, cesar, fajoes, nogueira, romariz, carregosa, e mesmo o concelho de Vale de Cambra.
    Vocês só pensam, nesse miseros 10mil habitantes que vivem no centro do concelho esquecendo que existem mais 65mil oliveirenses. O hospital de SJM é util para sjm, mas também para muitos Oliveirenses e feirenses.
    é por este tipo de mentalidades, que não me importava de pertencer a SJoao, alias estou mais proximo em todas as qualidades.
    Desculpem me pela extensão do comentário
    Daniel Costa, Fajões

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.