quarta-feira, dezembro 27, 2006

"Comando" no Feminino

As sociedades actuais são, hoje, desenhadas num "xadrez" de participação que em nada se assemelha ao de há décadas atrás. Assim começava um artigo que há dias atrás escrevi e publiquei na imprensa local, cujo titulo era Politica no Feminino; nessa altura falava eu das mulheres em destaque na actividade política na cena nacional e internacional.

E, as mulheres ai estão! Desta vez, é um Clube Desportivo, Clube Desportivo da Atalaia, em Faro, que tem uma Direcção recém eleita na qual 11 dos 16 membros são mulheres! Mulheres que se organizaram para apresentar uma lista candidata aos orgãos sociais do Clube, motivadas pela grande crise em que o clube (até aqui dirigido por homens) se encontra mergulhado.
Alguém duvida da capacidade de liderança das mulheres?
- Claro que não! Afinal, são normalmente elas que lideram a 1ª das formas organizativas da nossa sociedade que é a familia.
Alguém duvida do espirito de sacrificio e abenegação das mulheres?
- Obviamente que não! Ou não fossem elas as primeiras a sacrificar-se, nessa 1ª e tão importante forma organizativa da nossa sociedade.
Alguém duvida das capacidades de direcção e gestão das mulheres?
- Naturalemente que não! Elas demonstraram ao longo de séculos a sua capacidade de gestão de um orçamento, normalmente "curto", com inúmeros pedidos e outras tantas solicitações, conseguindo, mesmo assim, autenticos "milagres".
Por cá, a experiência ensina-nos que sempre que uma mulher pôs mãos à obra ela nasceu.
Estou certa que a procissão ainda vai no adro...!

5 comentários:

  1. A qual das rádios o sr.Herminio mentiu? À Azemeis FM Rádio no programa Politica Pura ou á Rádio Renascença (aDois e Público) no programa Diga lá excelência? É que á primeira disse que tinha comprado o livro da Carolina Salgado no Modelo, que era de leitura fácil pelo que o leu numa hora e que as declarações por ela produzidas valiam o que valiam porque eram dela mas que não tinham grande substância,(etc...etc... entre outros comentários ao mesmo). Á segunda disse que ainda não tinha lido o mesmo livro e que até iria tentar aproveitar a época natalicia de maior acalmia para o ler daí não poder comentar. Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  2. claro...sem esquecer que as mulheres são o ser mais belo do mundo...o que seria dos homens se não houvessem mulheres...!

    ResponderEliminar
  3. Cara Helena, sou dos que não têm pruridos com lideranças sejam elas de mulheres ou de homens. Não creio que eles sejam melhores que elas ou vice versa. Só que as mulheres têm e devem de ir conquistando os espaços que são por direito próprio de todos sem excepção. Sou ainda dos que acham que ao lado de um grande homem está forçosamente uma grande mulher. Agora, crises de feminismo também nunca fizeram avançar nada porque normalmente são efémeras e inconsequêntes... Uma excelente entrada em 2007 é o que desejo a todo o mundo... Um abraço...

    ResponderEliminar
  4. Caro Ricardo, espero que, nem tu nem ninguém, tenha entendido esta minha constatação como "uma crise de feminismo"; aliás, tu que me conheces sabes que não sofro disso!

    Todavia, deixa-me aproveitar o teu oportuno comentário para realçar que não deixa de ser sintomático que o ditado popular que usaste (ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher) não seja ao contrário!!!!!

    Bom 2007 para ti também!

    ResponderEliminar
  5. Caro Ricardo, espero que, nem tu nem ninguém, tenha entendido esta minha constatação como "uma crise de feminismo"; aliás, tu que me conheces sabes que não sofro disso!

    Todavia, deixa-me aproveitar o teu oportuno comentário para realçar que não deixa de ser sintomático que o ditado popular que usaste (ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher) não seja ao contrário!!!!!

    Bom 2007 para ti também!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.