quarta-feira, dezembro 13, 2006

Azeméis Sexy

A recente "guerra dos cartazes" de Natal entre os concelhos de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira (SJM), aqui divulgada, trata-se de um lamentável episódio em que, mais uma vez, vamos perder o essencial para defender o acessório.
Todos conhecemos as investidas sanjoanenses, frequentemente hostis, sobre o município oliveirense. Desde rotundas a OPA's sobre freguesias, já tivemos de tudo. Sobre as mesmas, há que realçar, tem havido a elegância e a sobriedade de lhes dar o devido valor - pouco ou nenhum.
Mas, meus amigos, neste caso não se compreende o mal-estar. Porque o incómodo não é com o cartaz. O que perturba a nossa Câmra Municipal (CM) e muitos de nós é, mais uma vez, ficarmos impotentes perante a dinâmica de SJM e, neste caso, dos seus empreendedores. É isso que custa a muito boa gente.
E não vamos agora alinhar em bairrismos bacocos e parolices pouco consentâneas com a tradição e o nosso pedigree de gente que já foi orgulhosa e capaz consigo mesma. Deixemo-nos de tretas.
Oliveira de Azeméis foi perdendo, ao longo dos anos, o seu "sex appeal". Não é atraente, tem menos charme, não é convidativa para estar e comprar. Já o foi. Hoje, é uma cidade pálida e pouco animada. Quase desinteressante. Este é que é o problema.
E isto não acontece por acaso. Já todos percebemos como é que o nosso comércio local tem sido tratado: mal, muito mal. Ao longo de anos e anos, pouco ou nada foi feito para animar a cidade e promover o comércio. Tirando o trabalho que os próprios comerciantes, em sua defesa, ainda vão fazendo. Uma cidade estrutura-se no seu urbanismo, na rede de transportes e, sobretudo, na sua malha comercial. Fazem-se PDM's e planos de promenor, mas em quais deles se enquadram as medidas para a promoção e valorização do comércio? Quais são as políticas públicas para requalificar essa malha?
Nada. Pelo contrário, 7 anos de obras (!) de pedonização, arruinaram e fizeram perder hábitos aos compradores da "antiga vila", que ainda faziam compras na hoje cidade. A CM não conseguiu inverter esta situação, de perda de influência e de potenciar atracção comercial. Tem uma relação difícil e inconsequente com os comerciantes. Há anos atrás, foi com o mercado. Foi a vergonha que foi e que hipotecou o crescimento do nosso mercado. Amanhã, o que será?
O que deviamos estar a pensar (para além da patetice de mandar retirar um cartaz que a própria CM autorizou préviamente) era na estratégia para promover o nosso comércio. Pergunto: temos cartazes a convidar os nossos concidadãos para o nosso próprio comércio? Temos a ambição de os ir colocar também em SJM ou em Ovar?
Não sabemos. E este é que é o problema. Nunca sabemos. Porque não há pensamento nem estratégia sobre coisa nenhuma. E como não há, continuaremos a ver os outros crescer e, para nós, restar-nos-á promover gestos toscos e pouco eficazes, de afirmação de serôdia masculinidade, por impotência e esterilidade da nossa pópria estratégia. E assim vamos...

6 comentários:

  1. Exactamente! Mais uma vez tenho de concordar, infelizmente.

    Como é que se pode querer dinamizar o comércio local com as politicas de "perseguição" que vão sendo postas em pratica?
    Como é que se pode dinamizar o comércio, se não temos onde estacionar? a este respeito é de uma completa falta de visão o estacionamento municipal. centenas de metros quadrados em pleno centro da cidade, para uso exclusivo dos ilustres dirigentes. será que não se podia estacionar lá para ir às compras na rua pedonal? ou será que em vez de gastar mais de 5milhoes no Gemini, que ninguem vai usar, não tinha sido melhor construir um estacionamento em condiçoes, mas onde ele era util? quem sabe não seria a cave de um futuro edificio municipal?

    Pobre terra que vês tão perto, ou quem te governa não vê longe!!!

    ResponderEliminar
  2. O nível de escolaridade do responsável máximo da nossa autarquia é a mínima obrigatória do tempo da guerra colonial.

    Lembro que nessa altura a politica era virar costas a Europa vizinha e perseguir os povos colonizados para perpetuar o império Português, a mentira era continuamente usada para manter o povo sereno e a PIDE excluía rapidamente os mais críticos e aptos.

    Pois este tempo parece-me que ultimamente têm nos revisitado.

    E se duvidas há olhem para a Xaninha ou para o Paulinho Foto-jornalista como a antiga mocidade portuguesas.

    Olhem para as continuas histórias idiotas de perseguição a quem não esta de acordo com a grande visão do líder.

    …e muitos regressão ao exílio a dizerem ámen, chegando mesmo a irem felizes, pois a vontade do povo é que manda, isto segundo os nossos valores de democracia.

    ResponderEliminar
  3. A Câmara de SJMadeira nao tem nada a ver com a nossa. É muito dinamica. E alguns grandes funcionarios da camara de sjmadeira ate sao de Oliveira de Azemeis!!! Porque é q os perdemos?

    ResponderEliminar
  4. azemeis tem o que merece, basta ver que nunca tivemos um presidente com mais do que a quarta classe. estão a espera de milagres!

    ResponderEliminar
  5. Os comentários ao art. ou post do Rui Nelson,feitos plo 2ºanónimo e plo laranja mole,têm incorrecções grosseiras,o Sr.Presidente Ápio Assunção tem o curso Industrial da E.I.C.O.A.,Escola que formou uma grande parte dos actuais industriais, da Industria Metalomecânica do n/concelho,ou mesmo do distrito de Aveiro.Tomara muitos, da nova geração,ter tido o previlégio de ser formado/a nessa Escola.
    O meu comentário é estritamente relacionado c/as habilitações literárias do Sr Pr. da Câmara(de César o que é de César....)pois quanto ao desempenho como Pr. da Câmara,não basta ter sido bom jogador,para ser um bom treinador.

    ResponderEliminar
  6. Triste...
    Este blog vai acabar como tantos outros, pelo menos é o que prevejo quando se parte para o insulto.
    O mais triste é que sendo os comentários "aprovados" este tipo de comentários passarem.
    Que tem a ver a escolaridade de quem quer que seja com a capacidade de trabalho, educação e inteligência?
    Pode não se gostar das politicas, mas partir para o insulto gratuito.... estamos mal.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.